Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sofia Raquel da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7407
Resumo: O presente relatório de qualificação profissional foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no plano de estudos do mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Intenta evidenciar o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais pela estudante nos níveis educativos já referenciados, visando a construção de um perfil docente generalista. Em primeiro lugar, fundamenta-se o desenvolvimento uma ação dotada de intencionalidade num quadro teórico-concetual, construído ao longo do percurso formativo da mestranda, nos normativos legais em vigor, nas características dos contextos educativos que integrou e nos conhecimentos sobre cada criança. Posteriormente, apresenta-se através de uma análise crítica e reflexiva, o desenvolvimento vivenciado pela discente ao longo dos períodos de estágio que visava promover a progressiva autonomia e responsabilização pela ação docente. A metodologia de investigação-ação foi fundamental na construção das bases do perfil profissional da mestranda pois alicerçou o desenvolvimento da práxis e estruturou os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Esta metodologia e as estratégias e instrumentos formativos que a integram e que se adotaram nos dois níveis educativos fomentaram a transformação e a melhoria da prática educativa, através do desenvolvimento de competências reflexivas, investigativas e indagadoras. O processo vivenciado promoveu simultaneamente o desenvolvimento da estudante e a construção de aprendizagens por parte das crianças, constituindo-se como a primeira etapa de uma aprendizagem ao longo da vida com vista à constante adaptação e transformação do conhecimento praxeológico.
id RCAP_fc65a3a4a86952f02f1752702a3359c5
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoEducaçãoEducationDocente generalistaDesenvolvimento profissionalInvestigação-açãoGeneralist teaching profileProfessional developmentResearch-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de qualificação profissional foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no plano de estudos do mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Intenta evidenciar o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais pela estudante nos níveis educativos já referenciados, visando a construção de um perfil docente generalista. Em primeiro lugar, fundamenta-se o desenvolvimento uma ação dotada de intencionalidade num quadro teórico-concetual, construído ao longo do percurso formativo da mestranda, nos normativos legais em vigor, nas características dos contextos educativos que integrou e nos conhecimentos sobre cada criança. Posteriormente, apresenta-se através de uma análise crítica e reflexiva, o desenvolvimento vivenciado pela discente ao longo dos períodos de estágio que visava promover a progressiva autonomia e responsabilização pela ação docente. A metodologia de investigação-ação foi fundamental na construção das bases do perfil profissional da mestranda pois alicerçou o desenvolvimento da práxis e estruturou os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Esta metodologia e as estratégias e instrumentos formativos que a integram e que se adotaram nos dois níveis educativos fomentaram a transformação e a melhoria da prática educativa, através do desenvolvimento de competências reflexivas, investigativas e indagadoras. O processo vivenciado promoveu simultaneamente o desenvolvimento da estudante e a construção de aprendizagens por parte das crianças, constituindo-se como a primeira etapa de uma aprendizagem ao longo da vida com vista à constante adaptação e transformação do conhecimento praxeológico.This professional qualification report was developed within the ambit of the curricular unit of Supervised Pedagogical Practice, contemplated in the plan of studies of the professional master's degree in Preschool Education and in Teaching 1st Cycle of Basic Education. It intends to highlight the development, by the student, of personal and professional skills in the aforementioned educative levels, aiming the construction of a generalist teaching profile. Firstly, the development of an action endowed with intentionality, is based on a theoretical and conceptual framework, built along the formative path of the master's student, in the legal documentation in effect and in the characteristics of the educational contexts which integrated and knowledge regarding each child. Thereafter, shows through a critical and reflective analysis, the development experienced by the student throughout the internship periods, whose goal was the progressive autonomy and responsibility by teaching practice. The research-action methodology was instrumental in building the foundations of the professional profile of the masters student, as it grounded the development of the praxis and structured the processes of observation, planning, action, evaluation and reflection. This methodology and the strategies and formative instruments which integrate it, that were adopted in both educative levels, fostered the transformation and improvement of the educational practice through the development of reflective, inquisitive and investigative skills. The experienced process promoted, simultaneously, the development of the student and the construction of apprenticeships by the children, establishing itself as the first step in a lifelong learning in order to constantly adapt and transform praxeological knowledge.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSá, Susana MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Sofia Raquel da Silva2016-01-18T13:52:20Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7407TID:201165856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:27:54.910616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Carvalho, Sofia Raquel da Silva
Educação
Education
Docente generalista
Desenvolvimento profissional
Investigação-ação
Generalist teaching profile
Professional development
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
author Carvalho, Sofia Raquel da Silva
author_facet Carvalho, Sofia Raquel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Susana Marques
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Sofia Raquel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Docente generalista
Desenvolvimento profissional
Investigação-ação
Generalist teaching profile
Professional development
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Education
Docente generalista
Desenvolvimento profissional
Investigação-ação
Generalist teaching profile
Professional development
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de qualificação profissional foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no plano de estudos do mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Intenta evidenciar o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais pela estudante nos níveis educativos já referenciados, visando a construção de um perfil docente generalista. Em primeiro lugar, fundamenta-se o desenvolvimento uma ação dotada de intencionalidade num quadro teórico-concetual, construído ao longo do percurso formativo da mestranda, nos normativos legais em vigor, nas características dos contextos educativos que integrou e nos conhecimentos sobre cada criança. Posteriormente, apresenta-se através de uma análise crítica e reflexiva, o desenvolvimento vivenciado pela discente ao longo dos períodos de estágio que visava promover a progressiva autonomia e responsabilização pela ação docente. A metodologia de investigação-ação foi fundamental na construção das bases do perfil profissional da mestranda pois alicerçou o desenvolvimento da práxis e estruturou os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Esta metodologia e as estratégias e instrumentos formativos que a integram e que se adotaram nos dois níveis educativos fomentaram a transformação e a melhoria da prática educativa, através do desenvolvimento de competências reflexivas, investigativas e indagadoras. O processo vivenciado promoveu simultaneamente o desenvolvimento da estudante e a construção de aprendizagens por parte das crianças, constituindo-se como a primeira etapa de uma aprendizagem ao longo da vida com vista à constante adaptação e transformação do conhecimento praxeológico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-01-18T13:52:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7407
TID:201165856
url http://hdl.handle.net/10400.22/7407
identifier_str_mv TID:201165856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131374590885888