Determinants of green purchase behavior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Maria Leonor Vieira Teles de Menezes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/121310
Resumo: Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Information Analysis and Management
id RCAP_fc7b8d148cef92345c1c197f7e59011e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/121310
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinants of green purchase behaviorGreen productsGreen MarketingGreen ConsumerProdutos verdesMarketing verdeConsumidor verdeSGD 5: Gender equalitySGD 12: Responsible production and consumptionDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Information Analysis and ManagementThe green industry has been growing over the years. Consumers and companies are more concerned about their footprint and strive to reduce the environmental problems and increase their ecological actions. Thus, understanding the determinants of green purchase behavior is essential for marketers and companies to improve their strategies and products. To achieve the objective of the dissertation, a conceptual model was proposed. The data was collected through an online questionnaire, and the results were analyzed through a structural equation modeling method. The findings unveiled that environmental knowledge, perceived quality, perceived price, green trust, green advertising and long-term orientation impact the green purchase intention and that green purchase intention has a significant impact on the green purchase behavior. Additionally, the results show how the proposed model differs with gender.A indústria verde tem crescido ao longo dos anos. Os consumidores e as empresas estão mais preocupados com a sua pegada e esforçam-se para reduzir os problemas ambientais e para aumentar as suas ações ambientais. Compreender os determinantes do comportamento de compra verde é essencial para que os profissionais de marketing possam redefinir as suas estratégias e produtos. De modo a alcançar o objetivo da dissertação, um modelo conceptual foi proposto. Os dados foram adquiridos por meio de um questionário online e os resultados analisados por um método de modelagem de equações estruturais. Os resultados revelaram que a consciência ambiental, a qualidade percebida, o preço percebido, a confiança verde, a publicidade verde e o orientação a longo prazo influenciam a intenção de compra verde e que a intenção de compra verde tem um impacto significativo no comportamento de compra verde. Além disso, os resultados mostram que o modelo proposto difere com o género.Costa, Maria Manuela Simões Aparício daRUNLeitão, Maria Leonor Vieira Teles de Menezes2021-07-062024-07-06T00:00:00Z2021-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/121310TID:202745945enginfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:03:35Zoai:run.unl.pt:10362/121310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:44:34.049578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinants of green purchase behavior
title Determinants of green purchase behavior
spellingShingle Determinants of green purchase behavior
Leitão, Maria Leonor Vieira Teles de Menezes
Green products
Green Marketing
Green Consumer
Produtos verdes
Marketing verde
Consumidor verde
SGD 5: Gender equality
SGD 12: Responsible production and consumption
title_short Determinants of green purchase behavior
title_full Determinants of green purchase behavior
title_fullStr Determinants of green purchase behavior
title_full_unstemmed Determinants of green purchase behavior
title_sort Determinants of green purchase behavior
author Leitão, Maria Leonor Vieira Teles de Menezes
author_facet Leitão, Maria Leonor Vieira Teles de Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Maria Manuela Simões Aparício da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Maria Leonor Vieira Teles de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Green products
Green Marketing
Green Consumer
Produtos verdes
Marketing verde
Consumidor verde
SGD 5: Gender equality
SGD 12: Responsible production and consumption
topic Green products
Green Marketing
Green Consumer
Produtos verdes
Marketing verde
Consumidor verde
SGD 5: Gender equality
SGD 12: Responsible production and consumption
description Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Information Analysis and Management
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
2021-07-06T00:00:00Z
2024-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/121310
TID:202745945
url http://hdl.handle.net/10362/121310
identifier_str_mv TID:202745945
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138053280759808