Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Nuno Filipe Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6262
Resumo: Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 7 de dezembro de 2021, Universidade dos Açores.
id RCAP_fc8498982256108683e1c308ee4eaa7f
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6262
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na escolaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1.º Ciclo)Expressão ArtísticaPortuguêsArtistic EducationElementary EducationOral LanguagePreschool EducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 7 de dezembro de 2021, Universidade dos Açores.Ao longo da nossa formação aprendemos que o currículo não é uma acumulação de conteúdos, que o ensino não se deve fazer de forma compartimentada e que a aprendizagem se potencia quando convocamos os saberes das várias áreas científicas de forma coerente e intencional. Estes foram os pressupostos assumidos na elaboração do presente Relatório de Estágio, que tem como finalidade partilhar e analisar o trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao longo deste trabalho procuramos dar a conhecer modos de articulação didática entre o Português e as Expressões Artísticas, registando os benefícios que advêm da realização de tarefas com incidência na conjugação destas duas áreas do currículo. Para que melhor percebêssemos as potencialidades desta interação e com o propósito de as evidenciar, analisámos as práticas realizadas no âmbito dos nossos estágios pedagógicos que ocorreram em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em particular as experiências de aprendizagem que se fundaram na articulação entre a aprendizagem a língua materna e o desenvolvimento de competências ao nível das artes visuais, do teatro, da educação musical e da dança. Realizámos também um breve estudo empírico, através da aplicação de inquéritos a educadores de infância e professores do 1.º Ciclo, no total de 30, com o intuito de conhecer as suas representações sobre as suas práticas de integração do Português e das Expressões Artísticas e sinalizar exemplos de boas práticas neste domínio. Da análise das nossas práticas e do estudo empírico realizado, constatámos que a integração entre a área do Português e das Expressões não só se revela benéfica para o enriquecimento da prática pedagógica, como se torna atrativa para as crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento e interesse. Apesar das vantagens da ligação entre as duas áreas, verificámos que existe uma maior abertura por parte dos Educadores de Infância do que dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico inquiridos, que tendem a dedicar menos tempo às Expressões Artísticas do que às demais áreas curriculares, prática que procurámos contrariar ao longo dos nossos estágios.ABSTRACT: Throughout our training for teaching, we learned that the curriculum is not an accumulation of topics, that teaching should not be done in a compartmentalized way, and that learning is enhanced when we combine knowledge from various scientific areas in a coherent and purposeful way. These were the assumptions we made in preparing this Report, which aims sharing and analyzing our educational practice in Internships I and II, integrated in our Master in Preschool and Elementary Education, at the University of the Azores. To better understand the potential of this interaction and highlight it, we analyze our practices carried out in Preschool and Elementary School, particularly the learning experiences that articulate learning the mother tongue with developing skills in visual arts, theatre, music, and dance. We also carried out a brief study, through survey application to 30 kindergarten and elementary teachers, to understand their representations about their own practices of combining Portuguese language and artistic expression and highlight good practice. Through the analysis of our practices and the empirical study carried out, we found that the integration between mother tongue and artistic activities not only proves to be beneficial to pedagogical practice, but it also becomes attractive to children, contributing to their development and engagement. Despite the advantages of combining both areas, we found that kindergarten teachers are more open to that than elementary school teachers, who tend to dedicate less time to artistic education. In our practice we tried our best to act differently.Fialho, Adolfo Fernando da FonteLeal, Susana da Conceição Miranda Silva MiraRepositório da Universidade dos AçoresAlmeida, Nuno Filipe Sousa2022-04-21T12:05:47Z2021-12-072021-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6262202815935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:42Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:24.393751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na escola
title Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na escola
spellingShingle Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na escola
Almeida, Nuno Filipe Sousa
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Expressão Artística
Português
Artistic Education
Elementary Education
Oral Language
Preschool Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na escola
title_full Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na escola
title_fullStr Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na escola
title_full_unstemmed Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na escola
title_sort Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na escola
author Almeida, Nuno Filipe Sousa
author_facet Almeida, Nuno Filipe Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Leal, Susana da Conceição Miranda Silva Mira
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Nuno Filipe Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Expressão Artística
Português
Artistic Education
Elementary Education
Oral Language
Preschool Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Expressão Artística
Português
Artistic Education
Elementary Education
Oral Language
Preschool Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 7 de dezembro de 2021, Universidade dos Açores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
2021-12-07T00:00:00Z
2022-04-21T12:05:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/6262
202815935
url http://hdl.handle.net/10400.3/6262
identifier_str_mv 202815935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130741936750592