Cinco orientações para o ensino das ciências: a dimensão CTS no cruzamento da didática e de políticas educativas Internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Alcina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Isabel P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18976
Resumo: A investigação em educação em ciências tem produzido conhecimento que permite compreender os problemas e fundamentar decisões de ensino das ciências. Algumas organizações internacionais (como UE, OCDE e UNESCO) também têm emitido documentos reguladores de políticas globais de ensino das ciências, assumindo que a qualidade da educação científica é uma condição de prosperidade económica e social dos estados. Neste estudo procedeu-se à revisão sistemática de documentos de natureza académica e de natureza política, relativos ao ensino das ciências, visando identificar quais os seus pontos de convergência. Apurou-se o referencial Cinco Orientações para o Ensino das Ciências, que identifica aspetos-chave a priorizar no ensino das ciências e na formação de professores. Verificou-se que as orientações de ensino das ciências de cariz CTS permanecem um campo didático promissor e atual do ponto de vista académico e político.
id RCAP_fcd03aca68190b3238a2483bc467c1b0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cinco orientações para o ensino das ciências: a dimensão CTS no cruzamento da didática e de políticas educativas Internacionaiseducação em ciências de cariz CTSorientações para o ensino das ciênciasdidática das ciênciaspolíticas educativas internacionaisA investigação em educação em ciências tem produzido conhecimento que permite compreender os problemas e fundamentar decisões de ensino das ciências. Algumas organizações internacionais (como UE, OCDE e UNESCO) também têm emitido documentos reguladores de políticas globais de ensino das ciências, assumindo que a qualidade da educação científica é uma condição de prosperidade económica e social dos estados. Neste estudo procedeu-se à revisão sistemática de documentos de natureza académica e de natureza política, relativos ao ensino das ciências, visando identificar quais os seus pontos de convergência. Apurou-se o referencial Cinco Orientações para o Ensino das Ciências, que identifica aspetos-chave a priorizar no ensino das ciências e na formação de professores. Verificou-se que as orientações de ensino das ciências de cariz CTS permanecem um campo didático promissor e atual do ponto de vista académico e político.La investigación en educación en ciencias ha producido conocimientos que nos permiten comprender los problemas y fundamentar las decisiones relacionadas con la enseñanza de las ciencias. Algunas organizaciones internacionales (tales como la UE, la OCDE y la UNESCO) también vienen emitiendo documentos normativos sobre las políticas globales de la enseñanza de las ciencias, en el supuesto de que la calidad de la educación científica es una condición para la prosperidad económica y social de los Estados. En este artículo se procedió a la revisión sistemática de documentos de naturaleza académica y política, relacionados con la enseñanza de las ciencias, con el propósito de identificar sus puntos de convergencia. Se llegó al referencial Cinco directrices para la enseñanza de las ciencias, que identifica cuestiones prioritarias en la educación científica y en la formación docente. Se verificó que las directrices para la enseñanza de las ciencias de cariz CTS siguen siendo un campo didáctico promisorio y actual tanto desde el punto de vista académico como del político.Research in science education has been producing knowledge that grants the understanding of problems and supports science education decisions. Some international organizations (such as EU, OECD and UNESCO) have also been producing documents to regulate global policies of science teaching, assuming that the scientific education is a requirement for economic and social prosperity. In this paper, the authors perform a systematic review of academic and political documents for science education, aiming to identify their points of convergence. The document Five Guidelines For Science Education was established as a standard to identify priorities for science teaching and teachers education. With this document, STS science education becomes a promising educational field and a topical issue from the academic and political point of view.Centro de Estudios sobre Ciencia, Desarrollo y Educación Superior2017-11-24T18:10:14Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18976por1850-0013Mendes, AlcinaMartins, Isabel P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:43Zoai:ria.ua.pt:10773/18976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:48.386573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cinco orientações para o ensino das ciências: a dimensão CTS no cruzamento da didática e de políticas educativas Internacionais
title Cinco orientações para o ensino das ciências: a dimensão CTS no cruzamento da didática e de políticas educativas Internacionais
spellingShingle Cinco orientações para o ensino das ciências: a dimensão CTS no cruzamento da didática e de políticas educativas Internacionais
Mendes, Alcina
educação em ciências de cariz CTS
orientações para o ensino das ciências
didática das ciências
políticas educativas internacionais
title_short Cinco orientações para o ensino das ciências: a dimensão CTS no cruzamento da didática e de políticas educativas Internacionais
title_full Cinco orientações para o ensino das ciências: a dimensão CTS no cruzamento da didática e de políticas educativas Internacionais
title_fullStr Cinco orientações para o ensino das ciências: a dimensão CTS no cruzamento da didática e de políticas educativas Internacionais
title_full_unstemmed Cinco orientações para o ensino das ciências: a dimensão CTS no cruzamento da didática e de políticas educativas Internacionais
title_sort Cinco orientações para o ensino das ciências: a dimensão CTS no cruzamento da didática e de políticas educativas Internacionais
author Mendes, Alcina
author_facet Mendes, Alcina
Martins, Isabel P.
author_role author
author2 Martins, Isabel P.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Alcina
Martins, Isabel P.
dc.subject.por.fl_str_mv educação em ciências de cariz CTS
orientações para o ensino das ciências
didática das ciências
políticas educativas internacionais
topic educação em ciências de cariz CTS
orientações para o ensino das ciências
didática das ciências
políticas educativas internacionais
description A investigação em educação em ciências tem produzido conhecimento que permite compreender os problemas e fundamentar decisões de ensino das ciências. Algumas organizações internacionais (como UE, OCDE e UNESCO) também têm emitido documentos reguladores de políticas globais de ensino das ciências, assumindo que a qualidade da educação científica é uma condição de prosperidade económica e social dos estados. Neste estudo procedeu-se à revisão sistemática de documentos de natureza académica e de natureza política, relativos ao ensino das ciências, visando identificar quais os seus pontos de convergência. Apurou-se o referencial Cinco Orientações para o Ensino das Ciências, que identifica aspetos-chave a priorizar no ensino das ciências e na formação de professores. Verificou-se que as orientações de ensino das ciências de cariz CTS permanecem um campo didático promissor e atual do ponto de vista académico e político.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-11-24T18:10:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18976
url http://hdl.handle.net/10773/18976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1850-0013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudios sobre Ciencia, Desarrollo y Educación Superior
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudios sobre Ciencia, Desarrollo y Educación Superior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137589716844544