Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Nicole do Coito
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35543
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender os resultados de uma intervenção psicomotora em contexto equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas em quatro estudos de caso. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação quantitativos e uma grelha de observação psicomotora individual adaptada ao contexto equestre. Observou-se uma melhoria global ao nível da identificação de expressões faciais, situações e comportamentos. No entanto, os resultados obtidos a nível quantitativo foram diferentes no contexto escolar e doméstico. Na relação com o cavalo, constatou-se uma melhoria na interação com o mesmo, maior capacidade de adequação do ritmo e uma maior consciência de que os movimentos e posturas influenciam o outro. Em conclusão, verificaram-se melhorias nas competências socioemocionais dos quatro participantes, o que traduz uma melhoria do conhecimento emocional conduz a comportamentos adequados e facilitadores de interação social; Psychomotor intervention in the equestrian environment, on socioemotional competences in institutionalized children: case studies Abstract: This study intends to understand the effects of a psychomotor intervention in an equestrian context, on socio-emotional skills, in institutionalized children in four case studies. Werew used two quantitative assessment instruments and an individual psychomotor observation scale adapted to the equestrian context. There was a global improvement in terms of identifying facial expressions, situations and behaviours. However, the quantitative results were different in the school and domestic context. In the relationship with the horse, there was an improvement in the interaction, better ability to adjust the rhythm and more conscience that the movements and postures influence the other. In conclusion, there were improvements in the socio-emotional skills of the four participants, which translates into an improvement in emotional and consequently to appropriate behaviors and facilitators of social interaction.
id RCAP_fcdc9500c3c36675541b35a707540aec
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35543
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de casoPsicomotricidadeDesenvolvimento SocioemocionalServiços assistidos por equinosCriançasAdolescentesPsychomotor therapySocioemotional-developmentEquine-assisted servicesChildrenTeenagersO presente estudo tem como objetivo compreender os resultados de uma intervenção psicomotora em contexto equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas em quatro estudos de caso. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação quantitativos e uma grelha de observação psicomotora individual adaptada ao contexto equestre. Observou-se uma melhoria global ao nível da identificação de expressões faciais, situações e comportamentos. No entanto, os resultados obtidos a nível quantitativo foram diferentes no contexto escolar e doméstico. Na relação com o cavalo, constatou-se uma melhoria na interação com o mesmo, maior capacidade de adequação do ritmo e uma maior consciência de que os movimentos e posturas influenciam o outro. Em conclusão, verificaram-se melhorias nas competências socioemocionais dos quatro participantes, o que traduz uma melhoria do conhecimento emocional conduz a comportamentos adequados e facilitadores de interação social; Psychomotor intervention in the equestrian environment, on socioemotional competences in institutionalized children: case studies Abstract: This study intends to understand the effects of a psychomotor intervention in an equestrian context, on socio-emotional skills, in institutionalized children in four case studies. Werew used two quantitative assessment instruments and an individual psychomotor observation scale adapted to the equestrian context. There was a global improvement in terms of identifying facial expressions, situations and behaviours. However, the quantitative results were different in the school and domestic context. In the relationship with the horse, there was an improvement in the interaction, better ability to adjust the rhythm and more conscience that the movements and postures influence the other. In conclusion, there were improvements in the socio-emotional skills of the four participants, which translates into an improvement in emotional and consequently to appropriate behaviors and facilitators of social interaction.Universidade de Évora2023-09-21T11:43:20Z2023-09-212023-05-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35543http://hdl.handle.net/10174/35543TID:203354729porDepartamento de Desporto e Saúdenicolecalmeida15@gmail.com251Almeida, Nicole do Coitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:39:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:57.136843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso
title Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso
spellingShingle Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso
Almeida, Nicole do Coito
Psicomotricidade
Desenvolvimento Socioemocional
Serviços assistidos por equinos
Crianças
Adolescentes
Psychomotor therapy
Socioemotional-development
Equine-assisted services
Children
Teenagers
title_short Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso
title_full Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso
title_fullStr Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso
title_full_unstemmed Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso
title_sort Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso
author Almeida, Nicole do Coito
author_facet Almeida, Nicole do Coito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Nicole do Coito
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Desenvolvimento Socioemocional
Serviços assistidos por equinos
Crianças
Adolescentes
Psychomotor therapy
Socioemotional-development
Equine-assisted services
Children
Teenagers
topic Psicomotricidade
Desenvolvimento Socioemocional
Serviços assistidos por equinos
Crianças
Adolescentes
Psychomotor therapy
Socioemotional-development
Equine-assisted services
Children
Teenagers
description O presente estudo tem como objetivo compreender os resultados de uma intervenção psicomotora em contexto equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas em quatro estudos de caso. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação quantitativos e uma grelha de observação psicomotora individual adaptada ao contexto equestre. Observou-se uma melhoria global ao nível da identificação de expressões faciais, situações e comportamentos. No entanto, os resultados obtidos a nível quantitativo foram diferentes no contexto escolar e doméstico. Na relação com o cavalo, constatou-se uma melhoria na interação com o mesmo, maior capacidade de adequação do ritmo e uma maior consciência de que os movimentos e posturas influenciam o outro. Em conclusão, verificaram-se melhorias nas competências socioemocionais dos quatro participantes, o que traduz uma melhoria do conhecimento emocional conduz a comportamentos adequados e facilitadores de interação social; Psychomotor intervention in the equestrian environment, on socioemotional competences in institutionalized children: case studies Abstract: This study intends to understand the effects of a psychomotor intervention in an equestrian context, on socio-emotional skills, in institutionalized children in four case studies. Werew used two quantitative assessment instruments and an individual psychomotor observation scale adapted to the equestrian context. There was a global improvement in terms of identifying facial expressions, situations and behaviours. However, the quantitative results were different in the school and domestic context. In the relationship with the horse, there was an improvement in the interaction, better ability to adjust the rhythm and more conscience that the movements and postures influence the other. In conclusion, there were improvements in the socio-emotional skills of the four participants, which translates into an improvement in emotional and consequently to appropriate behaviors and facilitators of social interaction.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21T11:43:20Z
2023-09-21
2023-05-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35543
http://hdl.handle.net/10174/35543
TID:203354729
url http://hdl.handle.net/10174/35543
identifier_str_mv TID:203354729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Desporto e Saúde
nicolecalmeida15@gmail.com
251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136721456070656