Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/35543 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender os resultados de uma intervenção psicomotora em contexto equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas em quatro estudos de caso. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação quantitativos e uma grelha de observação psicomotora individual adaptada ao contexto equestre. Observou-se uma melhoria global ao nível da identificação de expressões faciais, situações e comportamentos. No entanto, os resultados obtidos a nível quantitativo foram diferentes no contexto escolar e doméstico. Na relação com o cavalo, constatou-se uma melhoria na interação com o mesmo, maior capacidade de adequação do ritmo e uma maior consciência de que os movimentos e posturas influenciam o outro. Em conclusão, verificaram-se melhorias nas competências socioemocionais dos quatro participantes, o que traduz uma melhoria do conhecimento emocional conduz a comportamentos adequados e facilitadores de interação social; Psychomotor intervention in the equestrian environment, on socioemotional competences in institutionalized children: case studies Abstract: This study intends to understand the effects of a psychomotor intervention in an equestrian context, on socio-emotional skills, in institutionalized children in four case studies. Werew used two quantitative assessment instruments and an individual psychomotor observation scale adapted to the equestrian context. There was a global improvement in terms of identifying facial expressions, situations and behaviours. However, the quantitative results were different in the school and domestic context. In the relationship with the horse, there was an improvement in the interaction, better ability to adjust the rhythm and more conscience that the movements and postures influence the other. In conclusion, there were improvements in the socio-emotional skills of the four participants, which translates into an improvement in emotional and consequently to appropriate behaviors and facilitators of social interaction. |
id |
RCAP_fcdc9500c3c36675541b35a707540aec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/35543 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de casoPsicomotricidadeDesenvolvimento SocioemocionalServiços assistidos por equinosCriançasAdolescentesPsychomotor therapySocioemotional-developmentEquine-assisted servicesChildrenTeenagersO presente estudo tem como objetivo compreender os resultados de uma intervenção psicomotora em contexto equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas em quatro estudos de caso. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação quantitativos e uma grelha de observação psicomotora individual adaptada ao contexto equestre. Observou-se uma melhoria global ao nível da identificação de expressões faciais, situações e comportamentos. No entanto, os resultados obtidos a nível quantitativo foram diferentes no contexto escolar e doméstico. Na relação com o cavalo, constatou-se uma melhoria na interação com o mesmo, maior capacidade de adequação do ritmo e uma maior consciência de que os movimentos e posturas influenciam o outro. Em conclusão, verificaram-se melhorias nas competências socioemocionais dos quatro participantes, o que traduz uma melhoria do conhecimento emocional conduz a comportamentos adequados e facilitadores de interação social; Psychomotor intervention in the equestrian environment, on socioemotional competences in institutionalized children: case studies Abstract: This study intends to understand the effects of a psychomotor intervention in an equestrian context, on socio-emotional skills, in institutionalized children in four case studies. Werew used two quantitative assessment instruments and an individual psychomotor observation scale adapted to the equestrian context. There was a global improvement in terms of identifying facial expressions, situations and behaviours. However, the quantitative results were different in the school and domestic context. In the relationship with the horse, there was an improvement in the interaction, better ability to adjust the rhythm and more conscience that the movements and postures influence the other. In conclusion, there were improvements in the socio-emotional skills of the four participants, which translates into an improvement in emotional and consequently to appropriate behaviors and facilitators of social interaction.Universidade de Évora2023-09-21T11:43:20Z2023-09-212023-05-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35543http://hdl.handle.net/10174/35543TID:203354729porDepartamento de Desporto e Saúdenicolecalmeida15@gmail.com251Almeida, Nicole do Coitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:39:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:57.136843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso |
title |
Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso |
spellingShingle |
Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso Almeida, Nicole do Coito Psicomotricidade Desenvolvimento Socioemocional Serviços assistidos por equinos Crianças Adolescentes Psychomotor therapy Socioemotional-development Equine-assisted services Children Teenagers |
title_short |
Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso |
title_full |
Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso |
title_fullStr |
Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso |
title_full_unstemmed |
Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso |
title_sort |
Intervenção psicomotora em meio equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas: estudos de caso |
author |
Almeida, Nicole do Coito |
author_facet |
Almeida, Nicole do Coito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Nicole do Coito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade Desenvolvimento Socioemocional Serviços assistidos por equinos Crianças Adolescentes Psychomotor therapy Socioemotional-development Equine-assisted services Children Teenagers |
topic |
Psicomotricidade Desenvolvimento Socioemocional Serviços assistidos por equinos Crianças Adolescentes Psychomotor therapy Socioemotional-development Equine-assisted services Children Teenagers |
description |
O presente estudo tem como objetivo compreender os resultados de uma intervenção psicomotora em contexto equestre, nas competências socioemocionais, em crianças institucionalizadas em quatro estudos de caso. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação quantitativos e uma grelha de observação psicomotora individual adaptada ao contexto equestre. Observou-se uma melhoria global ao nível da identificação de expressões faciais, situações e comportamentos. No entanto, os resultados obtidos a nível quantitativo foram diferentes no contexto escolar e doméstico. Na relação com o cavalo, constatou-se uma melhoria na interação com o mesmo, maior capacidade de adequação do ritmo e uma maior consciência de que os movimentos e posturas influenciam o outro. Em conclusão, verificaram-se melhorias nas competências socioemocionais dos quatro participantes, o que traduz uma melhoria do conhecimento emocional conduz a comportamentos adequados e facilitadores de interação social; Psychomotor intervention in the equestrian environment, on socioemotional competences in institutionalized children: case studies Abstract: This study intends to understand the effects of a psychomotor intervention in an equestrian context, on socio-emotional skills, in institutionalized children in four case studies. Werew used two quantitative assessment instruments and an individual psychomotor observation scale adapted to the equestrian context. There was a global improvement in terms of identifying facial expressions, situations and behaviours. However, the quantitative results were different in the school and domestic context. In the relationship with the horse, there was an improvement in the interaction, better ability to adjust the rhythm and more conscience that the movements and postures influence the other. In conclusion, there were improvements in the socio-emotional skills of the four participants, which translates into an improvement in emotional and consequently to appropriate behaviors and facilitators of social interaction. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-21T11:43:20Z 2023-09-21 2023-05-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/35543 http://hdl.handle.net/10174/35543 TID:203354729 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/35543 |
identifier_str_mv |
TID:203354729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Desporto e Saúde nicolecalmeida15@gmail.com 251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136721456070656 |