Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pedro, Luís, Almeida, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8352
Resumo: A evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem contribuído para uma mudança ideológica na forma como se perspetiva a educação e, em especial, o processo de aprendizagem. O uso de serviços da Web 2..0 em contexto educativo tem potenciado a adoção de novas abordagens e metodologias que favorecem o desenvolvimento da comunicação, da partilha e da colaboração entre os membros de uma comunidade de aprendizagem. 1. INTRODUÇÃO Com o projeto Sapo Campus desenvolveu-se uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 com os objetivos de promover e disseminar a utilização deste tipo de serviços em contextos de Ensino Superior, promovendo competências sociais e de aprendizagem ao longo da vida nos membros da comunidade da Universidade de Aveiro. Numa A emergência da Web 2.0 (O’Reilly, 2005), caracterizada por uma maior abertura e flexibilidade, onde os utilizadores podem criar, partilhar e modificar os conteúdos e as informações (Downes, 2005) bem como o desenvolvimento de serviços e de ferramentas simples e em rede, comummente designados por software social, acarretam mudanças na forma como, atualmente, se conceptualiza a educação e o contexto educativo (Lee & McLoughlin, 2008). A Web 2.0, segundo O’Reilly (2005), pode ser definida como: Neste artigo, pretende-se caracterizar a plataforma Sapo Campus e apresentar alguns resultados preliminares relativos à sua utilização. Estes resultados permitem, por um lado, suportar as mudanças e aperfeiçoamentos que têm vindo a ser introduzidos na plataforma e, por outro lado, tentar compreender potenciais mudanças no processo de aprendizagem e na forma como este é experienciado pela comunidade educativa da Universidade de Aveiro.
id RCAP_fd0bfd7f83f7ccb929653e6d8f9b760a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8352
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativoAprendizagemEducaçãoPLEWeb 2.0A evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem contribuído para uma mudança ideológica na forma como se perspetiva a educação e, em especial, o processo de aprendizagem. O uso de serviços da Web 2..0 em contexto educativo tem potenciado a adoção de novas abordagens e metodologias que favorecem o desenvolvimento da comunicação, da partilha e da colaboração entre os membros de uma comunidade de aprendizagem. 1. INTRODUÇÃO Com o projeto Sapo Campus desenvolveu-se uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 com os objetivos de promover e disseminar a utilização deste tipo de serviços em contextos de Ensino Superior, promovendo competências sociais e de aprendizagem ao longo da vida nos membros da comunidade da Universidade de Aveiro. Numa A emergência da Web 2.0 (O’Reilly, 2005), caracterizada por uma maior abertura e flexibilidade, onde os utilizadores podem criar, partilhar e modificar os conteúdos e as informações (Downes, 2005) bem como o desenvolvimento de serviços e de ferramentas simples e em rede, comummente designados por software social, acarretam mudanças na forma como, atualmente, se conceptualiza a educação e o contexto educativo (Lee & McLoughlin, 2008). A Web 2.0, segundo O’Reilly (2005), pode ser definida como: Neste artigo, pretende-se caracterizar a plataforma Sapo Campus e apresentar alguns resultados preliminares relativos à sua utilização. Estes resultados permitem, por um lado, suportar as mudanças e aperfeiçoamentos que têm vindo a ser introduzidos na plataforma e, por outro lado, tentar compreender potenciais mudanças no processo de aprendizagem e na forma como este é experienciado pela comunidade educativa da Universidade de Aveiro.The information and communication technology (ICT) growth has contributed to an ideological shift in the way we look to the education and, specially, the learning process. The educational use of the Web 2.0 services has developed communication, sharing and collaboration through the adoption of new approaches and methodologies. With the Sapo Campus project we developed an integrated platform of Web 2.0 services supported by the University de Aveiro (UA). Our main goal is to promote and disseminate the use of this kind of services in higher education contexts in order to promote the lifelong learning. In this paper, we aim at characterizing the Sapo Campus platform and presenting some preliminary results about its use. The results, in one hand, provide support to the changes and improvements that have been introduced and, in the other hand, they allow to look at the learning process and the way the community experiences it.Educom - Associação Portuguesa de Telemática Educativa2012-04-27T09:46:09Z2011-11-01T00:00:00Z2011-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8352por1646‐933XSantos, CarlosPedro, LuísAlmeida, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:11:04Zoai:ria.ua.pt:10773/8352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:31.281928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo
title Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo
spellingShingle Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo
Santos, Carlos
Aprendizagem
Educação
PLE
Web 2.0
title_short Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo
title_full Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo
title_fullStr Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo
title_full_unstemmed Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo
title_sort Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo
author Santos, Carlos
author_facet Santos, Carlos
Pedro, Luís
Almeida, Sara
author_role author
author2 Pedro, Luís
Almeida, Sara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carlos
Pedro, Luís
Almeida, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação
PLE
Web 2.0
topic Aprendizagem
Educação
PLE
Web 2.0
description A evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem contribuído para uma mudança ideológica na forma como se perspetiva a educação e, em especial, o processo de aprendizagem. O uso de serviços da Web 2..0 em contexto educativo tem potenciado a adoção de novas abordagens e metodologias que favorecem o desenvolvimento da comunicação, da partilha e da colaboração entre os membros de uma comunidade de aprendizagem. 1. INTRODUÇÃO Com o projeto Sapo Campus desenvolveu-se uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 com os objetivos de promover e disseminar a utilização deste tipo de serviços em contextos de Ensino Superior, promovendo competências sociais e de aprendizagem ao longo da vida nos membros da comunidade da Universidade de Aveiro. Numa A emergência da Web 2.0 (O’Reilly, 2005), caracterizada por uma maior abertura e flexibilidade, onde os utilizadores podem criar, partilhar e modificar os conteúdos e as informações (Downes, 2005) bem como o desenvolvimento de serviços e de ferramentas simples e em rede, comummente designados por software social, acarretam mudanças na forma como, atualmente, se conceptualiza a educação e o contexto educativo (Lee & McLoughlin, 2008). A Web 2.0, segundo O’Reilly (2005), pode ser definida como: Neste artigo, pretende-se caracterizar a plataforma Sapo Campus e apresentar alguns resultados preliminares relativos à sua utilização. Estes resultados permitem, por um lado, suportar as mudanças e aperfeiçoamentos que têm vindo a ser introduzidos na plataforma e, por outro lado, tentar compreender potenciais mudanças no processo de aprendizagem e na forma como este é experienciado pela comunidade educativa da Universidade de Aveiro.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-01T00:00:00Z
2011-11
2012-04-27T09:46:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8352
url http://hdl.handle.net/10773/8352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646‐933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educom - Associação Portuguesa de Telemática Educativa
publisher.none.fl_str_mv Educom - Associação Portuguesa de Telemática Educativa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137496504729601