O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de Música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/25136 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical na Escola Superior de Educação do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Está estruturado em quatro capítulos e pretende ser um documento reflexivo sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Curso de Música Siva Monteiro, no Porto, que é complementado, no último capítulo, por um projeto de investigação O capítulo I tem o propósito de realizar um enquadramento acerca de conceitos-chave presentes na prática docente no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal, sobretudo no ramo de Formação Musical. A caracterização do polo de estágio, dos professores e das turmas intervenientes é feita no capítulo II. No capítulo III é desenvolvida uma fundamentação teórica acerca da Prática de Ensino Supervisionada e retratada a prática educativa que decorreu ao longo do ano letivo 2022/23. No que se refere ao Projeto de Investigação, este é apresentado e fundamentado no capítulo IV. A investigação realizada incidiu sobre a necessidade e obrigatoriedade dos professores não profissionalizados do ensino especializado de música terem de realizar uma formação académica profissionalizante de longa duração, em virtude das alterações suscitadas pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, documento legal que aprova o novo regime jurídico da habilitação profissional para a docência. Neste sentido, foi implementado um estudo de caso que tem como propósitos fundamentais, primeiro, averiguar as mais ou menos valias que a frequência deste mestrado profissionalizante trouxe a estes alunos que já exerciam uma atividade docente regular e, segundo, perceber como foi assimilada esta experiência por parte dos professores cooperantes ao assumirem o papel de orientadores pedagógicos de colegas de profissão. Como instrumentos de recolha de dados optou-se por aplicar um questionário a todos os alunos do Mestrado em Ensino de Música da ESE e entrevistas a alguns desses alunos e aos respetivos professores cooperantes. Os resultados desta investigação demonstram que o regresso à formação veio enriquecer as práticas pedagógicas de ambos, visto que a troca de conhecimentos e experiências promoveu a inovação da disciplina de Formação Musical. |
id |
RCAP_fd27ce2f52f30f16f310bb80d98a9b5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25136 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de MúsicaFormação musicalPrática de ensino supervisionadaProfissionalizaçãoRegresso à formaçãoMusic educationSupervised teaching practiceProfessionalizationReturning to educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical na Escola Superior de Educação do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Está estruturado em quatro capítulos e pretende ser um documento reflexivo sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Curso de Música Siva Monteiro, no Porto, que é complementado, no último capítulo, por um projeto de investigação O capítulo I tem o propósito de realizar um enquadramento acerca de conceitos-chave presentes na prática docente no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal, sobretudo no ramo de Formação Musical. A caracterização do polo de estágio, dos professores e das turmas intervenientes é feita no capítulo II. No capítulo III é desenvolvida uma fundamentação teórica acerca da Prática de Ensino Supervisionada e retratada a prática educativa que decorreu ao longo do ano letivo 2022/23. No que se refere ao Projeto de Investigação, este é apresentado e fundamentado no capítulo IV. A investigação realizada incidiu sobre a necessidade e obrigatoriedade dos professores não profissionalizados do ensino especializado de música terem de realizar uma formação académica profissionalizante de longa duração, em virtude das alterações suscitadas pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, documento legal que aprova o novo regime jurídico da habilitação profissional para a docência. Neste sentido, foi implementado um estudo de caso que tem como propósitos fundamentais, primeiro, averiguar as mais ou menos valias que a frequência deste mestrado profissionalizante trouxe a estes alunos que já exerciam uma atividade docente regular e, segundo, perceber como foi assimilada esta experiência por parte dos professores cooperantes ao assumirem o papel de orientadores pedagógicos de colegas de profissão. Como instrumentos de recolha de dados optou-se por aplicar um questionário a todos os alunos do Mestrado em Ensino de Música da ESE e entrevistas a alguns desses alunos e aos respetivos professores cooperantes. Os resultados desta investigação demonstram que o regresso à formação veio enriquecer as práticas pedagógicas de ambos, visto que a troca de conhecimentos e experiências promoveu a inovação da disciplina de Formação Musical.This internship report was developed within the scope of the master’s degree in music teaching, Musical Training branch at Escola Superior de Educação and Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo of Politécnico do Porto. This report was structured in four chapters and aims to be a reflective document on the Supervised Teaching Practice developed at the Siva Monteiro Music Course Internship Center, Porto. Chapter I aims to provide a framework for key concepts present in teaching practice in Specialized Artistic Music Education in Portugal, especially in the field of Musical Training. The characterization of the internship center, the teachers and the intervening classes is made in chapter II. Chapter III develops a theoretical foundation about the Supervised Teaching Practice and portrays the educational practice that took place throughout the 2022/23 school year. Regarding the Research Project, it is presented and substantiated in chapter IV. The research focused on the need and obligation of non-professional teachers of specialized music education to have to carry out a long-term professional academic training, due to the changes brought by Decree-Law No. 79/2014, of May 14, a legal document that approves the new legal regime of professional qualification for teaching. For this matter, a case study was implemented that has as its fundamental purposes, first, to understand the value that the attendance of this professional master's degree brought to these students who already had a regular teaching activity and, second, to understand how this experience was assimilated by the cooperating teachers when they assumed the role of pedagogical advisors of professional colleagues. As data collection instruments, it was decided to apply a survey to all students of the master’s degree in music teaching at ESE and interviews with some of these students and their cooperating teachers. The results of this research show that returning to education has enriched the pedagogical practices of both since the exchange of knowledge and experiences promoted the innovation of the discipline of Musical Education.Costa, Jorge AlexandreBarros, Rosa Maria MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNiza, Renata Quadros2024-03-07T11:41:35Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:48:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:30.383125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de Música |
title |
O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de Música |
spellingShingle |
O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de Música Niza, Renata Quadros Formação musical Prática de ensino supervisionada Profissionalização Regresso à formação Music education Supervised teaching practice Professionalization Returning to education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de Música |
title_full |
O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de Música |
title_fullStr |
O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de Música |
title_full_unstemmed |
O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de Música |
title_sort |
O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de Música |
author |
Niza, Renata Quadros |
author_facet |
Niza, Renata Quadros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Jorge Alexandre Barros, Rosa Maria Martins Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Niza, Renata Quadros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação musical Prática de ensino supervisionada Profissionalização Regresso à formação Music education Supervised teaching practice Professionalization Returning to education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação musical Prática de ensino supervisionada Profissionalização Regresso à formação Music education Supervised teaching practice Professionalization Returning to education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical na Escola Superior de Educação do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Está estruturado em quatro capítulos e pretende ser um documento reflexivo sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Curso de Música Siva Monteiro, no Porto, que é complementado, no último capítulo, por um projeto de investigação O capítulo I tem o propósito de realizar um enquadramento acerca de conceitos-chave presentes na prática docente no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal, sobretudo no ramo de Formação Musical. A caracterização do polo de estágio, dos professores e das turmas intervenientes é feita no capítulo II. No capítulo III é desenvolvida uma fundamentação teórica acerca da Prática de Ensino Supervisionada e retratada a prática educativa que decorreu ao longo do ano letivo 2022/23. No que se refere ao Projeto de Investigação, este é apresentado e fundamentado no capítulo IV. A investigação realizada incidiu sobre a necessidade e obrigatoriedade dos professores não profissionalizados do ensino especializado de música terem de realizar uma formação académica profissionalizante de longa duração, em virtude das alterações suscitadas pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, documento legal que aprova o novo regime jurídico da habilitação profissional para a docência. Neste sentido, foi implementado um estudo de caso que tem como propósitos fundamentais, primeiro, averiguar as mais ou menos valias que a frequência deste mestrado profissionalizante trouxe a estes alunos que já exerciam uma atividade docente regular e, segundo, perceber como foi assimilada esta experiência por parte dos professores cooperantes ao assumirem o papel de orientadores pedagógicos de colegas de profissão. Como instrumentos de recolha de dados optou-se por aplicar um questionário a todos os alunos do Mestrado em Ensino de Música da ESE e entrevistas a alguns desses alunos e aos respetivos professores cooperantes. Os resultados desta investigação demonstram que o regresso à formação veio enriquecer as práticas pedagógicas de ambos, visto que a troca de conhecimentos e experiências promoveu a inovação da disciplina de Formação Musical. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-03-07T11:41:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/25136 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/25136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138180206690304 |