Como a linguagem do cinema sedimenta a mensagem publicitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31041 |
Resumo: | Com o avanço tecnológico e consequente aumento de fontes e quantidade de informação, é cada vez mais importante encontrar estratégias criativas e eficazes para cativar a atenção dos consumidores. As marcas devem então acompanhar esta evolução, recorrendo a abordagens adequadas à atualidade. O storytelling tem sido um recurso utilizado por muitos publicitários como resposta a esta necessidade, não sendo ainda suficiente. Desta forma, o objetivo desta dissertação é compreender como a linguagem do cinema aplicada à publicidade ajuda a captar a atenção do consumidor e a reter a mensagem da marca na sua memória. Para tal, delineou-se uma metodologia de investigação de três fases: abordagem exploratória com recurso a entrevistas, método quantitativo de sondagem, por meio de um questionário online e método qualitativo, através da prática de um focus group. Esta dissertação pretende fornecer dados relativos à criação e realização de narrativas, em especial às agências e às produtoras de filmes, procurando contribuir para a produção de conteúdo publicitário cada vez mais relevante e atual. |
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Como a linguagem do cinema sedimenta a mensagem publicitáriaCinemaVídeo publicitárioStorytellingMemóriaEmoçãoCom o avanço tecnológico e consequente aumento de fontes e quantidade de informação, é cada vez mais importante encontrar estratégias criativas e eficazes para cativar a atenção dos consumidores. As marcas devem então acompanhar esta evolução, recorrendo a abordagens adequadas à atualidade. O storytelling tem sido um recurso utilizado por muitos publicitários como resposta a esta necessidade, não sendo ainda suficiente. Desta forma, o objetivo desta dissertação é compreender como a linguagem do cinema aplicada à publicidade ajuda a captar a atenção do consumidor e a reter a mensagem da marca na sua memória. Para tal, delineou-se uma metodologia de investigação de três fases: abordagem exploratória com recurso a entrevistas, método quantitativo de sondagem, por meio de um questionário online e método qualitativo, através da prática de um focus group. Esta dissertação pretende fornecer dados relativos à criação e realização de narrativas, em especial às agências e às produtoras de filmes, procurando contribuir para a produção de conteúdo publicitário cada vez mais relevante e atual.With the technological progress nowadays and subsequent increase of information and sources, it’s important to develop creative and effective strategies to captivate the attention of the consumers. The brands should adequate themselves to the present, following the needs of its clients. Storytelling has been used by many publicists as a response for this requirement, however it’s not enough. Thus, the goal of this dissertation is to understand how the technics of the cinema help the advertisers to capture the attention of the consumers and keep the message of the brand on their memory. The research methodology is divided in three parts: an exploratory approach, through interviews, a quantitative method with an online survey and a qualitative method, resorting to a focus group. This dissertation intends to provide data related to the creation and direction of narratives in films, particularly to publicity agencies and film producers, aiming to contribute to a more relevant and contemporary advertising content.Farinha, IsabelRepositório ComumCarreira, Francisca Passos Roque Franco2020-01-20T11:39:47Z2019-11-01T00:00:00Z2019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31041202371794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:22.882264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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