O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Berenice Sanna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6851
Resumo: Este projeto de investigação teve por finalidade refletir sobre o uso de ferramentas digitais como um método de aprendizagem que acompanha a evolução tecnológica ativa na vida atual das crianças e jovens. O estudo teve como foco alunos do Ensino Básico - a partir do 2º ciclo, e alunos do Ensino Secundário, e visou analisar como estes se comportam frente às novas tecnologias em uso por algumas escolas. Desta mesma forma, também foi analisada a aceitação e o comportamento por parte dos professores que vivenciaram tais recursos inseridos na vida acadêmica destes alunos, desde o material didático digital às modernas lousas digitais interativas, que foram tomando frente ao antigo quadro de escrever dentro das salas de aula. Mediante isto, os anseios e as expectativas do corpo docente, pertencente em maioria à gerações anteriores ao século XXI, bem como o posicionamento das famílias frente aos novos desafios da educação básica desta geração em idade escolar, contribuíram para as reflexões propostas neste trabalho.
id RCAP_fde47648cb27ec25cc05d07684233301
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6851
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.Educação digitalInteratividadeLousa digitalFerramentas interativasDigital educationInteractivityDigital boardInteractive toolsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste projeto de investigação teve por finalidade refletir sobre o uso de ferramentas digitais como um método de aprendizagem que acompanha a evolução tecnológica ativa na vida atual das crianças e jovens. O estudo teve como foco alunos do Ensino Básico - a partir do 2º ciclo, e alunos do Ensino Secundário, e visou analisar como estes se comportam frente às novas tecnologias em uso por algumas escolas. Desta mesma forma, também foi analisada a aceitação e o comportamento por parte dos professores que vivenciaram tais recursos inseridos na vida acadêmica destes alunos, desde o material didático digital às modernas lousas digitais interativas, que foram tomando frente ao antigo quadro de escrever dentro das salas de aula. Mediante isto, os anseios e as expectativas do corpo docente, pertencente em maioria à gerações anteriores ao século XXI, bem como o posicionamento das famílias frente aos novos desafios da educação básica desta geração em idade escolar, contribuíram para as reflexões propostas neste trabalho.This investigation project purpose to reflect on the use of digital tools as a way to teach and pursuing the technology evolution active in the life of kids and teenagers of this days. The study focusses on students of Primary School - since 2º cycle, and students of Elementary School, it consists in analyse how those students behave against those new technologies in use for some schools. In the same way, is analysed the acceptance and the behaviour of the teachers that experience those resources, inserted in academic life of those students, since the digital courseware to modern digital interactive board, that has been occupying the old blackboard in the classroom. The faculty yearnings and expectations belong to the previous generations before XXI century, as well the families position compared to new challenges of basic education in this school age generation, contribute to pursuit the necessary reflection on this work.Alves, Ana Paula AntunesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFerreira, Berenice Sanna2018-07-26T14:19:54Z2018-07-062018-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6851TID:202692620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T02:00:35Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:45.232452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
title O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
spellingShingle O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Ferreira, Berenice Sanna
Educação digital
Interatividade
Lousa digital
Ferramentas interativas
Digital education
Interactivity
Digital board
Interactive tools
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
title_full O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
title_fullStr O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
title_full_unstemmed O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
title_sort O ensino-aprendizagem no ambiente virtual: como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
author Ferreira, Berenice Sanna
author_facet Ferreira, Berenice Sanna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Ana Paula Antunes
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Berenice Sanna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação digital
Interatividade
Lousa digital
Ferramentas interativas
Digital education
Interactivity
Digital board
Interactive tools
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação digital
Interatividade
Lousa digital
Ferramentas interativas
Digital education
Interactivity
Digital board
Interactive tools
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este projeto de investigação teve por finalidade refletir sobre o uso de ferramentas digitais como um método de aprendizagem que acompanha a evolução tecnológica ativa na vida atual das crianças e jovens. O estudo teve como foco alunos do Ensino Básico - a partir do 2º ciclo, e alunos do Ensino Secundário, e visou analisar como estes se comportam frente às novas tecnologias em uso por algumas escolas. Desta mesma forma, também foi analisada a aceitação e o comportamento por parte dos professores que vivenciaram tais recursos inseridos na vida acadêmica destes alunos, desde o material didático digital às modernas lousas digitais interativas, que foram tomando frente ao antigo quadro de escrever dentro das salas de aula. Mediante isto, os anseios e as expectativas do corpo docente, pertencente em maioria à gerações anteriores ao século XXI, bem como o posicionamento das famílias frente aos novos desafios da educação básica desta geração em idade escolar, contribuíram para as reflexões propostas neste trabalho.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26T14:19:54Z
2018-07-06
2018-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6851
TID:202692620
url http://hdl.handle.net/10284/6851
identifier_str_mv TID:202692620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130303861620736