Educação para a saúde: avaliação de capacidades em estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spínola, Ana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/197
Resumo: Dissertação elaborada com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação na especialidade de Educação para a Saúde
id RCAP_fdec52ff3d1783952c4302e7acb7fcc1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para a saúde: avaliação de capacidades em estudantes de enfermagemEDUCAÇAO PARA A SAUDEFORMAÇÃO EM ENFERMAGEMMULTICULTURALIDADEDissertação elaborada com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação na especialidade de Educação para a SaúdeAs escolas de enfermagem preparam os estudantes para desenvolverem actividades no âmbito da educação para a saúde, em áreas relevantes, nomeadamente com grupos sociais e culturais diferentes. De acordo com a sua experiência profissional e de ensino, valoriza os hábitos de uma alimentação saudável na infância, nos primeiros meses de vida uma área sensível, e desafiante para mães de etnia cigana. Sendo o estudo, das práticas observacionais nem sempre acessíveis para avaliar o desempenho dos estudantes na educação para a saúde, neste estudo desenvolve-se uma pesquisa de avaliação com estudantes recém chegados e finalistas de ciências de enfermagem, onde se utiliza a combinação de um vídeo original com a aplicação de um questionário. Os resultados sugerem que a combinação dos métodos parecem revelar-se úteis na avaliação dos progressos de aprendizagem nos estudantes em educação para a saúde, bem como no conhecimento e aptidões para o exercício.Abstract: Nursing Schools prepare students for leading health education activities on relevant topics, namely with groups with social and cultural specificities. According to our previous professional and teaching experience, food safety and child nutrition during the first months, are sensitive topics and gipsy mothers a challenging group. Since observational practices are not always available to assess students performance in health education, during this evaluative research on fresh students and finalists in Nursing Sciences, was used a combination of an original video exposure and questionnaires were used. Results suggest the combination of methods seems to be useful assessing the students’ progresses in health education, knowledge and ability to practice.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSpínola, Ana2010-10-28T09:07:05Z2010-10-282010-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:47Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:51.581825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a saúde: avaliação de capacidades em estudantes de enfermagem
title Educação para a saúde: avaliação de capacidades em estudantes de enfermagem
spellingShingle Educação para a saúde: avaliação de capacidades em estudantes de enfermagem
Spínola, Ana
EDUCAÇAO PARA A SAUDE
FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
MULTICULTURALIDADE
title_short Educação para a saúde: avaliação de capacidades em estudantes de enfermagem
title_full Educação para a saúde: avaliação de capacidades em estudantes de enfermagem
title_fullStr Educação para a saúde: avaliação de capacidades em estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Educação para a saúde: avaliação de capacidades em estudantes de enfermagem
title_sort Educação para a saúde: avaliação de capacidades em estudantes de enfermagem
author Spínola, Ana
author_facet Spínola, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Spínola, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇAO PARA A SAUDE
FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
MULTICULTURALIDADE
topic EDUCAÇAO PARA A SAUDE
FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
MULTICULTURALIDADE
description Dissertação elaborada com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação na especialidade de Educação para a Saúde
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-28T09:07:05Z
2010-10-28
2010-10-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/197
url http://hdl.handle.net/10400.15/197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137019595587584