Conceção de um Balanced Scorecard: estudo de caso numa PME da indústria da refrigeração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosado, Ana Cláudia Nabiça
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16444
Resumo: Os sistemas de avaliação da performance ganharam protagonismo a partir da década de 90. Surgiram nas empresas e na literatura científica e empresarial vários modelos, entre os quais o Balanced Scorecard, o sistema que conquistou uma posição de relevo nas práticas da gestão organizacional. O presente trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um Balanced Scorecard numa pequena e média empresa, que atua na indústria de refrigeração. Para tal, realizouse um diagnóstico ao ambiente interno e externo da entidade, de forma a determinar as suas particularidades e as do mercado onde se insere; identificar os fatores críticos de sucesso; aperfeiçoar e analisar aspetos estratégicos como a missão, visão e objetivos; selecionar os indicadores de performance mais adequados à avaliação do desempenho da empresa, examinando a sua monitorização e mensuração; e definir as iniciativas estratégicas mais adequadas à concretização dos objetivos. Divulga-se ainda a ausência de contabilidade analítica nesta pequena e média empresa e analisa-se o impacto real e a importância de um sistema como o Balanced Scorecard nesse tipo de empresas. Este projeto segue uma metodologia qualitativa e o método de investigação escolhido é o estudo de caso. Os métodos de recolha de informação centram-se na observação direta, nas entrevistas realizadas aos responsáveis e a alguns dos colaboradores da empresa e nos documentos fornecidos pela mesma. O contributo prático deste estudo é a criação de uma ferramenta que, não só reorganiza e clarifica a estratégia e os respetivos objetivos da empresa, como também ajuda na sua comunicação a toda a organização e respetivos interessados. Além disso, estimula a mudança e permite interligar os objetivos do sistema de qualidade seguido pela empresa com os objetivos definidos para o BSC.
id RCAP_fdf8c62eda80115c80ddd322036d585a
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceção de um Balanced Scorecard: estudo de caso numa PME da indústria da refrigeraçãoContabilidadePME Pequenas e Médias EmpresasBalanced ScorecardAvaliação do desempenhoQualidadePerformanceSistemas de avaliação da performanceQualityPerformance measurement systemsSmall and Medium Enterprises (SME’s)Os sistemas de avaliação da performance ganharam protagonismo a partir da década de 90. Surgiram nas empresas e na literatura científica e empresarial vários modelos, entre os quais o Balanced Scorecard, o sistema que conquistou uma posição de relevo nas práticas da gestão organizacional. O presente trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um Balanced Scorecard numa pequena e média empresa, que atua na indústria de refrigeração. Para tal, realizouse um diagnóstico ao ambiente interno e externo da entidade, de forma a determinar as suas particularidades e as do mercado onde se insere; identificar os fatores críticos de sucesso; aperfeiçoar e analisar aspetos estratégicos como a missão, visão e objetivos; selecionar os indicadores de performance mais adequados à avaliação do desempenho da empresa, examinando a sua monitorização e mensuração; e definir as iniciativas estratégicas mais adequadas à concretização dos objetivos. Divulga-se ainda a ausência de contabilidade analítica nesta pequena e média empresa e analisa-se o impacto real e a importância de um sistema como o Balanced Scorecard nesse tipo de empresas. Este projeto segue uma metodologia qualitativa e o método de investigação escolhido é o estudo de caso. Os métodos de recolha de informação centram-se na observação direta, nas entrevistas realizadas aos responsáveis e a alguns dos colaboradores da empresa e nos documentos fornecidos pela mesma. O contributo prático deste estudo é a criação de uma ferramenta que, não só reorganiza e clarifica a estratégia e os respetivos objetivos da empresa, como também ajuda na sua comunicação a toda a organização e respetivos interessados. Além disso, estimula a mudança e permite interligar os objetivos do sistema de qualidade seguido pela empresa com os objetivos definidos para o BSC.From the 90’s several performance measurement systems started to appear, however it is the Balanced Scorecard that stands out. The purpose of this work was the formulation of a BSC in a small and medium-sized enterprise that operates in the cold-refrigerator industry. To achieve this purpose, the following steps were taken: an internal and external environment study of the company; critical success factors were identified; the mission, vision and goals were analysed and improved; the most suitable performance indicators to evaluate the performance of the company were selected and the best strategic initiatives to achieve the intended objectives were defined. Additionally, it is shown that management accounting is lacking in the structure of SME’s and an analysis of the real impact and importance of a new management System like the BSC in SME’s. A qualitative methodology was used to conduct the research, supported on a case study. Data were collected from direct observation, tape-recorded interviews and documentation provided by the company. In practice the value of this study is the conception of a BSC that reorganizes and clarifies both the strategy and the objectives of a company as well as helping the company communicate these to everyone in the organisation. Furthermore, BSC stimulates change in the company and allows a link between the quality system objectives and the objectives defined to the BSC2018-07-18T12:45:51Z2018-05-17T00:00:00Z2018-05-172018-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/16444TID:201918340porRosado, Ana Cláudia Nabiçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:52.223458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceção de um Balanced Scorecard: estudo de caso numa PME da indústria da refrigeração
title Conceção de um Balanced Scorecard: estudo de caso numa PME da indústria da refrigeração
spellingShingle Conceção de um Balanced Scorecard: estudo de caso numa PME da indústria da refrigeração
Rosado, Ana Cláudia Nabiça
Contabilidade
PME Pequenas e Médias Empresas
Balanced Scorecard
Avaliação do desempenho
Qualidade
Performance
Sistemas de avaliação da performance
Quality
Performance measurement systems
Small and Medium Enterprises (SME’s)
title_short Conceção de um Balanced Scorecard: estudo de caso numa PME da indústria da refrigeração
title_full Conceção de um Balanced Scorecard: estudo de caso numa PME da indústria da refrigeração
title_fullStr Conceção de um Balanced Scorecard: estudo de caso numa PME da indústria da refrigeração
title_full_unstemmed Conceção de um Balanced Scorecard: estudo de caso numa PME da indústria da refrigeração
title_sort Conceção de um Balanced Scorecard: estudo de caso numa PME da indústria da refrigeração
author Rosado, Ana Cláudia Nabiça
author_facet Rosado, Ana Cláudia Nabiça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosado, Ana Cláudia Nabiça
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
PME Pequenas e Médias Empresas
Balanced Scorecard
Avaliação do desempenho
Qualidade
Performance
Sistemas de avaliação da performance
Quality
Performance measurement systems
Small and Medium Enterprises (SME’s)
topic Contabilidade
PME Pequenas e Médias Empresas
Balanced Scorecard
Avaliação do desempenho
Qualidade
Performance
Sistemas de avaliação da performance
Quality
Performance measurement systems
Small and Medium Enterprises (SME’s)
description Os sistemas de avaliação da performance ganharam protagonismo a partir da década de 90. Surgiram nas empresas e na literatura científica e empresarial vários modelos, entre os quais o Balanced Scorecard, o sistema que conquistou uma posição de relevo nas práticas da gestão organizacional. O presente trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um Balanced Scorecard numa pequena e média empresa, que atua na indústria de refrigeração. Para tal, realizouse um diagnóstico ao ambiente interno e externo da entidade, de forma a determinar as suas particularidades e as do mercado onde se insere; identificar os fatores críticos de sucesso; aperfeiçoar e analisar aspetos estratégicos como a missão, visão e objetivos; selecionar os indicadores de performance mais adequados à avaliação do desempenho da empresa, examinando a sua monitorização e mensuração; e definir as iniciativas estratégicas mais adequadas à concretização dos objetivos. Divulga-se ainda a ausência de contabilidade analítica nesta pequena e média empresa e analisa-se o impacto real e a importância de um sistema como o Balanced Scorecard nesse tipo de empresas. Este projeto segue uma metodologia qualitativa e o método de investigação escolhido é o estudo de caso. Os métodos de recolha de informação centram-se na observação direta, nas entrevistas realizadas aos responsáveis e a alguns dos colaboradores da empresa e nos documentos fornecidos pela mesma. O contributo prático deste estudo é a criação de uma ferramenta que, não só reorganiza e clarifica a estratégia e os respetivos objetivos da empresa, como também ajuda na sua comunicação a toda a organização e respetivos interessados. Além disso, estimula a mudança e permite interligar os objetivos do sistema de qualidade seguido pela empresa com os objetivos definidos para o BSC.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-18T12:45:51Z
2018-05-17T00:00:00Z
2018-05-17
2018-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/16444
TID:201918340
url http://hdl.handle.net/10071/16444
identifier_str_mv TID:201918340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134851281977344