Idade relativa na educação física:
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43788 |
Resumo: | O Relatório Final é composto por quatro áreas, (i) Dimensão Profissional, Social e Ética, (ii) Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, (iii) Dimensão da Participação na escola e relação com a comunidade e (iv) Dimensão do Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nesta, descrevemos um estudo cujo objetivo foi analisar se os alunos que nascem no início do ano tinham melhores classificações a Educação Física no 1º Período e desempenho no FITescola (teste do Vaivém) do que os alunos que nasciam no fim do ano. Para além disso, examinar o efeito do género. A amostra foi composta por 153 alunos de ambos os géneros, apenas do ano de nascimento de 2009 e pertencentes ao sétimo ano de escolaridade. Estes alunos foram divididos por trimestres de nascimento. Em relação ao instrumento deste trabalho, foi utilizado o teste do vaivém e do FITescola para a avaliação da aptidão aeróbia. A MANOVA 2 (género) x 4 (trimestres), foi usada para testar as diferenças entre os participantes em cada uma das variáveis dependentes (teste de vaivém e classificação a EF de cada aluno). Os resultados indicaram, a inexistência do efeito da interação entre os fatores e da idade relativa nas duas variáveis dependentes (teste de vaivém e classificação final). Porém, o fator género, apesar de ter revelado ausência de efeito na classificação final (p=0.070), demonstrou um efeito estatisticamente significativo no vaivém (p<0.001), tendo os rapazes apresentado valores mais elevados do que as raparigas. Em relação ao estudo, pode concluir-se que (i) a idade relativa não teve um efeito nem no teste de Vaivém nem nas classificações a EF (ii) o género teve um efeito estatisticamente significativo apenas no teste do Vaivém, onde os rapazes tiveram melhores resultados quando comparado com as raparigas. Em relação ao Relatório de estágio, aprendi que através do esforço é possível melhorar os nossos pontos fracos e aperfeiçoar os pontos mais fortes. Durante o estágio apercebi-me daquilo que devo melhorar, como a lecionação da Dança, do Atletismo, da Ginástica e da Orientação. Assim terei, logo que possível, fazer formação contínua nestas áreas para ser um Professor cada mais eficaz ao longo da minha vida na Escola. |
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Idade relativa na educação física:o seu efeito nas classificações e na aptidão físicaEducação físicaRelatório finalIdade relativaAptidão aeróbiaGéneroDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Relatório Final é composto por quatro áreas, (i) Dimensão Profissional, Social e Ética, (ii) Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, (iii) Dimensão da Participação na escola e relação com a comunidade e (iv) Dimensão do Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nesta, descrevemos um estudo cujo objetivo foi analisar se os alunos que nascem no início do ano tinham melhores classificações a Educação Física no 1º Período e desempenho no FITescola (teste do Vaivém) do que os alunos que nasciam no fim do ano. Para além disso, examinar o efeito do género. A amostra foi composta por 153 alunos de ambos os géneros, apenas do ano de nascimento de 2009 e pertencentes ao sétimo ano de escolaridade. Estes alunos foram divididos por trimestres de nascimento. Em relação ao instrumento deste trabalho, foi utilizado o teste do vaivém e do FITescola para a avaliação da aptidão aeróbia. A MANOVA 2 (género) x 4 (trimestres), foi usada para testar as diferenças entre os participantes em cada uma das variáveis dependentes (teste de vaivém e classificação a EF de cada aluno). Os resultados indicaram, a inexistência do efeito da interação entre os fatores e da idade relativa nas duas variáveis dependentes (teste de vaivém e classificação final). Porém, o fator género, apesar de ter revelado ausência de efeito na classificação final (p=0.070), demonstrou um efeito estatisticamente significativo no vaivém (p<0.001), tendo os rapazes apresentado valores mais elevados do que as raparigas. Em relação ao estudo, pode concluir-se que (i) a idade relativa não teve um efeito nem no teste de Vaivém nem nas classificações a EF (ii) o género teve um efeito estatisticamente significativo apenas no teste do Vaivém, onde os rapazes tiveram melhores resultados quando comparado com as raparigas. Em relação ao Relatório de estágio, aprendi que através do esforço é possível melhorar os nossos pontos fracos e aperfeiçoar os pontos mais fortes. Durante o estágio apercebi-me daquilo que devo melhorar, como a lecionação da Dança, do Atletismo, da Ginástica e da Orientação. Assim terei, logo que possível, fazer formação contínua nestas áreas para ser um Professor cada mais eficaz ao longo da minha vida na Escola.Rodrigues, PaulaRepositório ComumBettencourt, Duarte2023-02-11T13:53:17Z2023-01-092023-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43788TID:203217829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:26.670639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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