Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedade, Beatriz de Freitas Castelão Lopes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3005
Resumo: O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do trabalho que a autora realizou com crianças do 1.º e 2.º CEB. Focando a participação ativa das crianças no processo ensino-aprendizagem, a realização de atividades práticas e a avaliação, reflete-se acerca das situações que se consideraram determinantes para a construção da identidade profissional da futura professora. Na dimensão investigativa surge uma investigação de índole qualitativa com o objetivo de compreender qual a influência de uma sequência de tarefas focada na formulação de problemas nas conceções de problema matemático e nas capacidades criativas de quatro alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º CEB. A recolha de dados passou pela implementação de questionários, antes e após a implementação da sequência de tarefas, e pela recolha das produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que o trabalho realizado influenciou as conceções de problema matemático dos alunos e que o mesmo poderá ter contribuído para o desenvolvimento da criatividade de alguns casos do estudo.
id RCAP_fe42c94aa29097309af2a4f6373eb447
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.MatemáticaCiências NaturaisCriatividadePrática pedagógicaEnsino básico do 1º cicloO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do trabalho que a autora realizou com crianças do 1.º e 2.º CEB. Focando a participação ativa das crianças no processo ensino-aprendizagem, a realização de atividades práticas e a avaliação, reflete-se acerca das situações que se consideraram determinantes para a construção da identidade profissional da futura professora. Na dimensão investigativa surge uma investigação de índole qualitativa com o objetivo de compreender qual a influência de uma sequência de tarefas focada na formulação de problemas nas conceções de problema matemático e nas capacidades criativas de quatro alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º CEB. A recolha de dados passou pela implementação de questionários, antes e após a implementação da sequência de tarefas, e pela recolha das produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que o trabalho realizado influenciou as conceções de problema matemático dos alunos e que o mesmo poderá ter contribuído para o desenvolvimento da criatividade de alguns casos do estudo.IC-OnlinePiedade, Beatriz de Freitas Castelão Lopes da2018-02-06T11:05:23Z2017-12-132017-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3005por201843447info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:18Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:13.412272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.
title Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.
spellingShingle Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.
Piedade, Beatriz de Freitas Castelão Lopes da
Matemática
Ciências Naturais
Criatividade
Prática pedagógica
Ensino básico do 1º ciclo
title_short Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.
title_full Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.
title_fullStr Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.
title_full_unstemmed Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.
title_sort Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.
author Piedade, Beatriz de Freitas Castelão Lopes da
author_facet Piedade, Beatriz de Freitas Castelão Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Piedade, Beatriz de Freitas Castelão Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ciências Naturais
Criatividade
Prática pedagógica
Ensino básico do 1º ciclo
topic Matemática
Ciências Naturais
Criatividade
Prática pedagógica
Ensino básico do 1º ciclo
description O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do trabalho que a autora realizou com crianças do 1.º e 2.º CEB. Focando a participação ativa das crianças no processo ensino-aprendizagem, a realização de atividades práticas e a avaliação, reflete-se acerca das situações que se consideraram determinantes para a construção da identidade profissional da futura professora. Na dimensão investigativa surge uma investigação de índole qualitativa com o objetivo de compreender qual a influência de uma sequência de tarefas focada na formulação de problemas nas conceções de problema matemático e nas capacidades criativas de quatro alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º CEB. A recolha de dados passou pela implementação de questionários, antes e após a implementação da sequência de tarefas, e pela recolha das produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que o trabalho realizado influenciou as conceções de problema matemático dos alunos e que o mesmo poderá ter contribuído para o desenvolvimento da criatividade de alguns casos do estudo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
2017-12-13T00:00:00Z
2018-02-06T11:05:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3005
url http://hdl.handle.net/10400.8/3005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201843447
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136966770425856