O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/27773 |
Resumo: | Este relatório descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma de 1º ciclo do Ensino Básico. Assinala o desejo de contribuir para que os alunos se envolvam nas suas próprias aprendizagens de modo ativo e participante, através da adoção de uma metodologia de trabalho diferente. Deste modo, o presente relatório tem como tema principal o desenvolvimento de aprendizagens e competências nos alunos através do trabalho de projeto, tendo a área de Estudo do Meio como área integradora. O estudo reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio curricular, realizado no decorrer do estágio IV do programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico. A intervenção ocorreu numa sala de 3º ano, assente num projeto cuja temática surgiu do interesse e curiosidade da turma. O projeto desenvolvido consistiu na seleção e estudo de um tema escolhido pela turma, em que os alunos assumiram um papel participante e ativo nas atividades, expressando as conceções prévias e estratégias de investigação num ambiente natural, estimulante e comunicativo. A abordagem qualitativa e a estratégia de investigação sobre a prática foram a base da metodologia de investigação utilizada. |
id |
RCAP_fe73d8d9671f998ff3cd0beb9663d5cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27773 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoTrabalho de projetoEstudo do meio1º Ciclo do ensino básicoOs astrosProject workEnvironmental studiesFirst cycle educationStarsEste relatório descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma de 1º ciclo do Ensino Básico. Assinala o desejo de contribuir para que os alunos se envolvam nas suas próprias aprendizagens de modo ativo e participante, através da adoção de uma metodologia de trabalho diferente. Deste modo, o presente relatório tem como tema principal o desenvolvimento de aprendizagens e competências nos alunos através do trabalho de projeto, tendo a área de Estudo do Meio como área integradora. O estudo reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio curricular, realizado no decorrer do estágio IV do programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico. A intervenção ocorreu numa sala de 3º ano, assente num projeto cuja temática surgiu do interesse e curiosidade da turma. O projeto desenvolvido consistiu na seleção e estudo de um tema escolhido pela turma, em que os alunos assumiram um papel participante e ativo nas atividades, expressando as conceções prévias e estratégias de investigação num ambiente natural, estimulante e comunicativo. A abordagem qualitativa e a estratégia de investigação sobre a prática foram a base da metodologia de investigação utilizada.The aim of the present Research Report is to describe and to deliberate the pedagogical intervention on a Primary School class. This pedagogical intervention was developed under the intent to interest the students to be proactive and to partake in their learning process, through a different work methodology. This Report entails the apprenticeships and skills acquired throughout the projects’ development in Environmental Studies. This research contemplates the results of the Pedagogical Intervention conducted under the 4th Internship of a Pre-School and First Cycle Education Masters Degree. The Intervention conveyed the interest and curiosity of a Third Grade Class. The project developed consisted in allowing the students the selection of the subject, thus contributing to a more active and engaged class for the whole project – by alluding to previous concepts and research strategies – in a natural, stimulating and communicative environment. The research methodology followed a qualitative approach and a research strategy over practice.Almeida, FernandoPinto, JorgeRepositório ComumSilva, Sofia Alexandra Martins da2019-02-08T11:54:06Z2019-012019-022019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27773TID:202160203porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:38.326922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
title |
O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico Silva, Sofia Alexandra Martins da Trabalho de projeto Estudo do meio 1º Ciclo do ensino básico Os astros Project work Environmental studies First cycle education Stars |
title_short |
O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Silva, Sofia Alexandra Martins da |
author_facet |
Silva, Sofia Alexandra Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Fernando Pinto, Jorge Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sofia Alexandra Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho de projeto Estudo do meio 1º Ciclo do ensino básico Os astros Project work Environmental studies First cycle education Stars |
topic |
Trabalho de projeto Estudo do meio 1º Ciclo do ensino básico Os astros Project work Environmental studies First cycle education Stars |
description |
Este relatório descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma de 1º ciclo do Ensino Básico. Assinala o desejo de contribuir para que os alunos se envolvam nas suas próprias aprendizagens de modo ativo e participante, através da adoção de uma metodologia de trabalho diferente. Deste modo, o presente relatório tem como tema principal o desenvolvimento de aprendizagens e competências nos alunos através do trabalho de projeto, tendo a área de Estudo do Meio como área integradora. O estudo reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio curricular, realizado no decorrer do estágio IV do programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico. A intervenção ocorreu numa sala de 3º ano, assente num projeto cuja temática surgiu do interesse e curiosidade da turma. O projeto desenvolvido consistiu na seleção e estudo de um tema escolhido pela turma, em que os alunos assumiram um papel participante e ativo nas atividades, expressando as conceções prévias e estratégias de investigação num ambiente natural, estimulante e comunicativo. A abordagem qualitativa e a estratégia de investigação sobre a prática foram a base da metodologia de investigação utilizada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-08T11:54:06Z 2019-01 2019-02 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/27773 TID:202160203 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/27773 |
identifier_str_mv |
TID:202160203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135372816416768 |