Intervir no CNO do CREF de Sesimbra : estratégias para diminuir o número de suspensões no RVCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Sónia Maria Pereira, 1981-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2913
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_feb6032cd71c3d815e051b6198b5e27d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervir no CNO do CREF de Sesimbra : estratégias para diminuir o número de suspensões no RVCCFormação de adultosValidação de competênciasAprendizagem ao longo da vidaTrabalhos de projecto de mestrado - 2010Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Um Projecto de Intervenção construído e desenhado no âmbito das Ciências da Educação tem como objectivo, formular estratégias para colmatar ou diminuir um problema encontrado numa entidade formadora. O presente Projecto de Intervenção foi planeado com vista a intervir no Centro de Novas Oportunidades do Centro de Recursos Educativos e Formação de Sesimbra pois, verificou-se que se constituía como problema o número crescente de adultos que suspendem o Processo de RVCC de nível secundário, após entrarem na fase de Reconhecimento de Competências, neste mesmo Centro. Assim, definiram-se como objectivos principais deste Projecto: a diminuição do número de adultos que suspende o processo de RVCC de nível secundário no CNO do CREF de Sesimbra e o trazer de novo ao processo alguns adultos que o haviam suspendido. Foi através de um diagnóstico da população, que permitiu reconhecer algumas das suas características tendenciais, que se seguiu a recolha de informação através de entrevista e a sua posterior análise. O intuito será planear estratégias, que com o desenvolvimento de determinadas actividades, conduzam à diminuição do número de adultos suspensos de nível secundário. Por fim, estas estratégias serão alvo de avaliação para se perceber o seu impacto e serão apresentados os instrumentos, os participantes e os momentos desta avaliação.Un projet d’intervention construit et développé au niveau des Sciences de L’éducation a comme objectif établir des stratégies afin de résoudre ou diminuer un problème trouvé dans une entité formatrice. Le présent projet d’intervention a été planifié pour intervenir dans le “Centre de Nouvelles Opportunités du Centre de Ressources Éducatifs et Formation de Sesimbra”, puisqu’il existe un problème réel au niveau du secondaire: il y a un nombre croissant d’adultes qui suspendent le processus RVCC, après avoir fait la Reconnaissance de Compétences. On a défini comme des objectifs principaux de ce projet: Réduire le nombre d’adultes qui interrompent le processus RVCC au niveau du secondaire dans le centre “CNO DO CREF DE SESIMBRA”; Sensibiliser ces adultes à reprendre le processus. Le diagnostic effectué aux adultes, la collecte des données, au moyen des interviews et l’analyse des résultats, nous a permis de connaître quelques caractéristiques tendentielles. L’objectif final consistera à definir des stratégies et des activités qui mènent à une diminuition réelle du nombre d’adultes suspendus du processus. Finalement ces stratégies seront évaluées pour mieux comprendre leur impact. Les instruments, les participants et les moments de cette évaluation seront aussi présentés.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaFarinha, Sónia Maria Pereira, 1981-2011-03-30T10:21:53Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:06.448585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervir no CNO do CREF de Sesimbra : estratégias para diminuir o número de suspensões no RVCC
title Intervir no CNO do CREF de Sesimbra : estratégias para diminuir o número de suspensões no RVCC
spellingShingle Intervir no CNO do CREF de Sesimbra : estratégias para diminuir o número de suspensões no RVCC
Farinha, Sónia Maria Pereira, 1981-
Formação de adultos
Validação de competências
Aprendizagem ao longo da vida
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
title_short Intervir no CNO do CREF de Sesimbra : estratégias para diminuir o número de suspensões no RVCC
title_full Intervir no CNO do CREF de Sesimbra : estratégias para diminuir o número de suspensões no RVCC
title_fullStr Intervir no CNO do CREF de Sesimbra : estratégias para diminuir o número de suspensões no RVCC
title_full_unstemmed Intervir no CNO do CREF de Sesimbra : estratégias para diminuir o número de suspensões no RVCC
title_sort Intervir no CNO do CREF de Sesimbra : estratégias para diminuir o número de suspensões no RVCC
author Farinha, Sónia Maria Pereira, 1981-
author_facet Farinha, Sónia Maria Pereira, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Farinha, Sónia Maria Pereira, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos
Validação de competências
Aprendizagem ao longo da vida
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
topic Formação de adultos
Validação de competências
Aprendizagem ao longo da vida
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-30T10:21:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2913
url http://hdl.handle.net/10451/2913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134175586942976