Brinquedos e materiais pedagógicos na educação pré-escolar: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ana Luísa Milhazes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1620
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Ao longo da PES II desenvolveu-se um estudo de natureza predominantemente quantitativa e de caráter descritivo que visou: i) analisar a organização da sala de atividades no que diz respeito às oportunidades lúdicas; ii) descrever/caraterizar o tipo de brinquedos e materiais pedagógicos disponíveis quanto à sua quantidade e acessibilidade; e por último, iii) conhecer a perceção das educadoras sobre a importância do brincar. Para o efeito, 10 educadoras cooperantes da PES foram entrevistadas e as suas respetivas salas de atividades foram analisadas com base no Inventário de “Brinquedos e materiais pedagógicos no jardim-de-infância” de Tizuko Morchida Kishimoto (1997). Globalmente, os resultados evidenciam que as oportunidades lúdicas das crianças centram-se na área da casinha, na área das expressões e na área da biblioteca; As áreas menos presentes na maioria das salas de atividades são a área da carpintaria, área do projeto, e a área das ciências. Relativamente à caraterização dos brinquedos, podemos concluir que os brinquedos mais presentes no contexto educativo são: materiais de construção e encaixe (90,0%); brinquedos, materiais com sistemas de encaixe e reconstituição de imagens (71.4%); materiais de artes visuais/plásticas para experiências sensoriais e estéticas (78.0%). Por outro lado, mais de metade dos jardins-de-infância carece de brinquedos associados a fantasias, disfarces, dramatizações, danças (43,0%) e materiais para manipulação como exemplo experiências sensoriais e de motricidade fina (49,2%). Este estudo permitiu ainda aferir que nem todos os jardim-de-infância estão os suficientemente apetrechados não só quanto à variabilidade de materiais/brinquedos mas também à quantidade existente na sala de atividades tendo em conta o número de criança do grupo. Quanto a sua acessibilidade, verificamos que nem todas as crianças têm acesso a determinados brinquedos livremente no seu espaço e tempo lúdico. Todas as educadoras consideraram o brincar uma atividade importante para o desenvolvimento integral da criança.
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Para o efeito, 10 educadoras cooperantes da PES foram entrevistadas e as suas respetivas salas de atividades foram analisadas com base no Inventário de “Brinquedos e materiais pedagógicos no jardim-de-infância” de Tizuko Morchida Kishimoto (1997). Globalmente, os resultados evidenciam que as oportunidades lúdicas das crianças centram-se na área da casinha, na área das expressões e na área da biblioteca; As áreas menos presentes na maioria das salas de atividades são a área da carpintaria, área do projeto, e a área das ciências. Relativamente à caraterização dos brinquedos, podemos concluir que os brinquedos mais presentes no contexto educativo são: materiais de construção e encaixe (90,0%); brinquedos, materiais com sistemas de encaixe e reconstituição de imagens (71.4%); materiais de artes visuais/plásticas para experiências sensoriais e estéticas (78.0%). Por outro lado, mais de metade dos jardins-de-infância carece de brinquedos associados a fantasias, disfarces, dramatizações, danças (43,0%) e materiais para manipulação como exemplo experiências sensoriais e de motricidade fina (49,2%). Este estudo permitiu ainda aferir que nem todos os jardim-de-infância estão os suficientemente apetrechados não só quanto à variabilidade de materiais/brinquedos mas também à quantidade existente na sala de atividades tendo em conta o número de criança do grupo. Quanto a sua acessibilidade, verificamos que nem todas as crianças têm acesso a determinados brinquedos livremente no seu espaço e tempo lúdico. Todas as educadoras consideraram o brincar uma atividade importante para o desenvolvimento integral da criança.This report was elaborated for the unit Supervised Teaching Practice II, belonging to the Master degree in Preschool Education, at the higher School of Education of Viana do Castelo. Along the PES II developed a study of predominantly quantitative and descriptive character that aimed to: i) analyze the organization's activity room with regard to ludic opportunities; ii) describe / characterize the type of toys and teaching materials available on the quantity and accessibility; and finally, iii) know the perception among educators about the importance of play. To this end, the 10 cooperating teachers were interviewed and their respective activity rooms were analyzed based on the Inventory "toys and educational materials in preschool" of Tizuko Morchida Kishimoto (1997). Overall, the results show that the ludic opportunities for children focus on the area of the house, in the area of expressions and library area; The areas less present in most activities rooms are the area of carpentry, the project area, and the area of the sciences. Regarding the characterization of toys, we can conclude that the most present toys in an educational context are: construction and fitting materials (90.0%); toys, materials with locking systems and recovery of pictures (71.4%); visual / fine arts materials for sensory and aesthetic experiences (78.0%). On the other hand, more than half of the kindergartens toys associated with costumes, disguises, role plays, dances (43.0%) and materials for manipulation as an example sensory and fine motor experiences (49.2%). This study also assess that not all preschool are the sufficiently equipped not only with regard to the variability of materials / toys but also to the existing amount in the activity room taking into account the number of group child. As its accessibility, we found that not all children have access to certain toys freely in your space and ludic time. All educators considered the play an important activity for full children development.2016-07-20T09:08:38Z2016-02-18T00:00:00Z2016-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1620TID:201656744porGuimarães, Ana Luísa Milhazesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:28Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:22.531791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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