Oficinas para construção de brinquedos pedagógicos: Uma experiência com grupos sociais vulneráveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FERNANDES CRUVINEL, Êrika Barretto, ROCHA, Rafaela Maria de Medeiros Fernandes, SANTOS, Magali Melo dos, PEREIRA, Karla Danielle Lima, SILVA, Débora Augusta da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Elo (Viçosa, Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/8188
Resumo: This  is  an  experience  report  that  describes  the  activities  developed  in  the  "It  is  joking  what  is learned" extension project, conceived by a group of women with the objective of offering theoretical and practical resources for the participants works with children up to six years old. Each toy had, necessarily, a pedagogical purpose to serve as a sensorial stimulus to the children, besides the playful character. Workshop participants were encouraged to use food packaging and school supplies such as paper, scissors, pencils and glue. For the construction of toys, guidelines given for the use of toys, according to the appropriate age group, and suggestions for building other objects indicated on websites. In addition to professional qualification, the workshop contributed to the strengthening of family ties, in that the learning can and should be reproduced at home.
id UFV-9_ffcd76e33eae8f763275d0dccfe7944f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/8188
network_acronym_str UFV-9
network_name_str Elo (Viçosa, Online)
repository_id_str
spelling Oficinas para construção de brinquedos pedagógicos: Uma experiência com grupos sociais vulneráveisJuguetes. Infancia. Reutilización de materiales. Aprendizaje.Brinquedos. Infância. Reuso de materiais. Aprendizagem.Toys. Childhood. Reuse of materials. Learning.This  is  an  experience  report  that  describes  the  activities  developed  in  the  "It  is  joking  what  is learned" extension project, conceived by a group of women with the objective of offering theoretical and practical resources for the participants works with children up to six years old. Each toy had, necessarily, a pedagogical purpose to serve as a sensorial stimulus to the children, besides the playful character. Workshop participants were encouraged to use food packaging and school supplies such as paper, scissors, pencils and glue. For the construction of toys, guidelines given for the use of toys, according to the appropriate age group, and suggestions for building other objects indicated on websites. In addition to professional qualification, the workshop contributed to the strengthening of family ties, in that the learning can and should be reproduced at home.Este es un informe de experiencia que describe las actividades desarrolladas en el proyecto de extensión  "Es  jugando  lo  que  se  aprende",  concebido  por  un  grupo  de  mujeres  con  el  objetivo  de  ofrecer recursos teóricos y prácticos para que los participantes trabajen con niños de hasta seis años. Cada juguete tenía, necesariamente, un propósito pedagógico para servir como un estímulo sensorial para los niños, además del personaje lúdico. Se alentó a los participantes del taller a utilizar envases de alimentos y materiales escolares como papel, tijeras, lápices y pegamento. Para la construcción de juguetes, se dieron pautas para el uso de juguetes, según el grupo de edad apropiado, y sugerencias para construir otros objetos indicados en los sítios web. Además de la calificación profesional, el taller contribuyó al fortalecimiento de los lazos familiares, ya que el aprendizaje puede y debe reproducirse en el hogar.Trata-se de um relato de experiência que descreve as atividades desenvolvidas no Projeto de extensão "É  brincando  que  se  aprende",  concebido  por  um  grupo  de  mulheres  com  o  objetivo  de  oferecer  recursos teóricos e práticos para a atuação dos participantes junto a crianças de até seis anos de idade. Cada brinquedo confeccionado teve, obrigatoriamente, um propósito pedagógico para servir como estímulo sensorial às crianças, além  do  caráter  lúdico.  Os  participantes  da  oficina  foram  motivados  a  utilizar  embalagens  de  alimentos  e materiais escolares, como papel, tesoura, lápis e cola. Para a construção e o emprego dos brinquedos, foram fornecidas orientações, de acordo com a faixa etária apropriada, e sugestões para construção de outros objetos indicados em sítios web. Além da qualificação profissional, a oficina contribuiu com o fortalecimento dos laços familiares, na medida em que o aprendizado pode e deve ser reproduzido no âmbito doméstico.Universidade Federal de Viçosa2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/818810.21284/elo.v8i2.8188Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 8 No. 2 (2019)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 8 Núm. 2 (2019)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 8 n. 2 (2019)2317-54512317-191X10.21284/elo.v8i2reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/8188/3789Copyright (c) 2019 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Sylvana Karla da Silva de LemosFERNANDES CRUVINEL, Êrika BarrettoROCHA, Rafaela Maria de Medeiros FernandesSANTOS, Magali Melo dosPEREIRA, Karla Danielle LimaSILVA, Débora Augusta da2020-07-08T18:34:23Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/8188Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2020-07-08T18:34:23Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas para construção de brinquedos pedagógicos: Uma experiência com grupos sociais vulneráveis
title Oficinas para construção de brinquedos pedagógicos: Uma experiência com grupos sociais vulneráveis
spellingShingle Oficinas para construção de brinquedos pedagógicos: Uma experiência com grupos sociais vulneráveis
SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos
Juguetes. Infancia. Reutilización de materiales. Aprendizaje.
Brinquedos. Infância. Reuso de materiais. Aprendizagem.
Toys. Childhood. Reuse of materials. Learning.
title_short Oficinas para construção de brinquedos pedagógicos: Uma experiência com grupos sociais vulneráveis
title_full Oficinas para construção de brinquedos pedagógicos: Uma experiência com grupos sociais vulneráveis
title_fullStr Oficinas para construção de brinquedos pedagógicos: Uma experiência com grupos sociais vulneráveis
title_full_unstemmed Oficinas para construção de brinquedos pedagógicos: Uma experiência com grupos sociais vulneráveis
title_sort Oficinas para construção de brinquedos pedagógicos: Uma experiência com grupos sociais vulneráveis
author SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos
author_facet SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos
FERNANDES CRUVINEL, Êrika Barretto
ROCHA, Rafaela Maria de Medeiros Fernandes
SANTOS, Magali Melo dos
PEREIRA, Karla Danielle Lima
SILVA, Débora Augusta da
author_role author
author2 FERNANDES CRUVINEL, Êrika Barretto
ROCHA, Rafaela Maria de Medeiros Fernandes
SANTOS, Magali Melo dos
PEREIRA, Karla Danielle Lima
SILVA, Débora Augusta da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos
FERNANDES CRUVINEL, Êrika Barretto
ROCHA, Rafaela Maria de Medeiros Fernandes
SANTOS, Magali Melo dos
PEREIRA, Karla Danielle Lima
SILVA, Débora Augusta da
dc.subject.por.fl_str_mv Juguetes. Infancia. Reutilización de materiales. Aprendizaje.
Brinquedos. Infância. Reuso de materiais. Aprendizagem.
Toys. Childhood. Reuse of materials. Learning.
topic Juguetes. Infancia. Reutilización de materiales. Aprendizaje.
Brinquedos. Infância. Reuso de materiais. Aprendizagem.
Toys. Childhood. Reuse of materials. Learning.
description This  is  an  experience  report  that  describes  the  activities  developed  in  the  "It  is  joking  what  is learned" extension project, conceived by a group of women with the objective of offering theoretical and practical resources for the participants works with children up to six years old. Each toy had, necessarily, a pedagogical purpose to serve as a sensorial stimulus to the children, besides the playful character. Workshop participants were encouraged to use food packaging and school supplies such as paper, scissors, pencils and glue. For the construction of toys, guidelines given for the use of toys, according to the appropriate age group, and suggestions for building other objects indicated on websites. In addition to professional qualification, the workshop contributed to the strengthening of family ties, in that the learning can and should be reproduced at home.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/8188
10.21284/elo.v8i2.8188
url https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/8188
identifier_str_mv 10.21284/elo.v8i2.8188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/8188/3789
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista ELO – Diálogos em Extensão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista ELO – Diálogos em Extensão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 8 No. 2 (2019)
Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 8 Núm. 2 (2019)
Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 8 n. 2 (2019)
2317-5451
2317-191X
10.21284/elo.v8i2
reponame:Elo (Viçosa, Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Elo (Viçosa, Online)
collection Elo (Viçosa, Online)
repository.name.fl_str_mv Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv elo@ufv.br
_version_ 1803387498968121344