A importância da educação e expressão físico-motora no 1º ciclo do ensino básico segundo a perspetiva das raparigas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruna Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1764
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES II), do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada II desenvolveu-se um estudo na área de Educação e Expressão Físico-Motora (EEFM) de forma a perceber qual a opinião e perceção que as alunas têm sobre a importância da Educação e Expressão Físico-Motora. Para avaliar esta intervenção realizou-se um estudo qualitativo de natureza descritiva. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, onde participaram dez crianças, com idades compreendidas entre os oito e os nove anos de idade, de uma escola de 1º Ciclo do Ensino Básico, do concelho de Ponte de Lima. Em função dos dados recolhidos no estudo, verificou-se que as crianças gostam de praticar Expressão Físico-Motora na escola e fora; é notória a prática de alguns jogos lúdico desportivos nas aulas de Expressão e Educação Físico-Motora, no recreio escolar e nos seus tempos livres. As crianças revelaram uma crescente motivação para a prática de atividade física, bem como uma maior consciencialização sobre os benefícios que esta traz para a saúde. Além de todo o trabalho investigativo está aqui também representado todo processo da prática pedagógica, que permitiu a construção de novos conhecimentos e convivência com as crianças e também o desenvolvimento de inúmeras competências essências na formação de educadores/professores.
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