Contextualização do saber : formação inicial dos professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7683 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
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Contextualização do saber : formação inicial dos professores de 1º e 2º ciclo do ensino básicoFormação inicial de professoresPrática pedagógicaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012A contextualização tem vindo progressivamente a assumir-se como uma temática central nas discussões sobre o ensino e aprendizagem. Entendida como forma de aproximar os processos de ensino-aprendizagem da realidade concreta dos alunos, configura-se como condição necessária na abordagem dos conteúdos e na organização das atividades a desenvolver na sala de aula. Ao contribuir para que os alunos relacionem os conteúdos educativos com os seus saberes e vivências, facilita a interligação entre a teoria e a prática, e permite que os alunos confiram sentido e utilidade ao que aprendem. Neste contexto, o objeto central da investigação compeliu a optar pela metodologia de natureza qualitativa, recorrendo ao estudo de caso. Assim, os dados foram recolhidos através da realização e análise do conteúdo de seis entrevistas semidiretivas a formandos do 2º ano do mestrado em ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico, com o intuito de explorar as suas representações no que diz respeito à profissão docente, competências necessárias ao exercício profissional, bem como à forma como a formação inicial prepara os futuros professores para contextualizar os saberes das disciplinas curriculares para as quais ficarão habilitados, nomeadamente no que diz respeito ao significado, objetivos e estratégias de contextualização. Os resultados da investigação permitem concluir que os futuros professores embora demonstrem ter preocupações e procurem contextualizar não mobilizam referências teóricas que sustentem as práticas de contextualização do saber que ensinam. É ainda de realçar que análise da conceção dos futuros professores sobre contextualização permite verificar que estes possuem uma compreensão limitada sobre o que é contextualizar, associando a contextualização às situações do quotidiano do aluno. Percebe-se, no grupo de professores que participaram na investigação, que esta ideia parcial sobre o conceito de contextualização provoca, como consequência, o desenvolvimento de aulas cujo conhecimento não está devidamente contextualizado e nem há uma dimensão mais ampla do conteúdo, nas suas inserções sociais, culturais, políticas e económicas. Espera-se, assim, que esta investigação contribua de forma reflexiva para a compreensão do significado de contextualização, dos objetivos e da importância da sua utilização para uma aprendizagem mais significativa.The contextualization has progressively become a central theme in discussions about teaching and learning. Seen as a way of approach of teaching-learning processes of the student’s concrete reality, it appears as a necessary condition in the contents approach and the organisation of activities to develop in the classroom. Helping students relate the educational content with their knowledge and experiences facilitates links between theory and practice and allows students to give meaning and usefulness to what they learn. In this context, the central object of investigation compelled to opt for qualitative methodology, using the case study. Thus, the data were collected through the completion and analysis of the content of six semi-structured interviews to students of 2nd year of the master's degree teaching from the 1st and 2nd cycle of basic education, with the aim of exploring their representations concerning the teaching profession, necessary skills for professional practice, as well as the way the initial training prepares future teachers to contextualize the knowledge of curriculum subjects for which will be enabled, namely in what concerns contextualization significance, objectives and strategies. The research results allow concluding that although future teachers demonstrate to have concerns and attempt to contextualize, they do not mobilise theoretical references support of practices contextualization of the knowhow they teach. It is further noted that analysis of conception of future teachers on contextualization allows checking, that they have a limited understanding about what is contextualizing, associating it to everyday students situations. The group of teachers who participated in the investigation, realized that this partial idea about the concept of contextualization causes, as a result, the development of classes whose knowledge is not properly contextualized and nor is there a wider dimension of the content in its social, cultural, political and economic inserts. It is expected that this research contributes in a reflective way to understanding the meaning of contextualization, the objectives and the importance of its use for a more meaningful learning.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaPinheiro, Filipa Margarida Dias Lima, 1987-2013-02-07T16:40:51Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7683porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:27.076924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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