A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9733 |
Resumo: | Integrado em investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning. |
id |
RCAP_ffcdb27532e537439feca714679fb7e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9733 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocalEducação abertaREAWikipédiaIntegrado em investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning.A Wikipédia apresenta-se na atualidade como um elemento incontornável quando se faz uma pesquisa na internet, sendo um projeto universal que tem angariado fervorosos seguidores ou opositores, numa relação amor/ódio. Mais do que banir ou aceitar sem restrições a inclusão da Wikipédia em contexto educativo e académico, importa compreender este fenómeno digital, que entendemos como recurso educacional aberto. Neste sentido, e com o intuito de contribuir para uma reflexão que julgamos urgente e pertinente, enquadramos a Wikipédia na educação aberta, explorando o Programa Wikipédia na Educação, em particular Programa Wikipédia na Universidade. E, da análise destes referenciais, emerge a utilização da Wikipédia como ferramenta de ensino e de investigação, que defendemos ser uma estratégia pedagógica, a considerar, nomeadamente, no ensino superior, incluindo com estudantes online.Repositório AbertoCardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, Filomena2020-05-28T08:51:47Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9733porCardoso, Teresa. & Pestana, Filomena - A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do programa Wikipédia na universidade, um fenómeno digital glocal. “Em Investigar em Educação, Revista da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação” [Em linha]. ISSN: 2183-1793. Vol.6, n.º 2 (2017), pp. 157-173.2183-1793info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:23.010827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal |
title |
A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal |
spellingShingle |
A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Educação aberta REA Wikipédia |
title_short |
A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal |
title_full |
A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal |
title_fullStr |
A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal |
title_full_unstemmed |
A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal |
title_sort |
A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do Programa Wikipédia na Universidade, um fenómeno digital glocal |
author |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author_facet |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Pestana, Filomena |
author_role |
author |
author2 |
Pestana, Filomena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Pestana, Filomena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação aberta REA Wikipédia |
topic |
Educação aberta REA Wikipédia |
description |
Integrado em investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-05-28T08:51:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9733 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, Teresa. & Pestana, Filomena - A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do programa Wikipédia na universidade, um fenómeno digital glocal. “Em Investigar em Educação, Revista da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação” [Em linha]. ISSN: 2183-1793. Vol.6, n.º 2 (2017), pp. 157-173. 2183-1793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135078158172160 |