Perceção de competência dos alunos em educação física: a influência das variáveis género, ano de escolaridade e nível socioeconómico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Vânia Janete de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37983
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_ffcdccca4c4e4ffd68d1636f84c1c37c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção de competência dos alunos em educação física: a influência das variáveis género, ano de escolaridade e nível socioeconómicoStudents skills perception in physical education: the influence of gender, age and socioeconomic statusPerceção de competênciaEducação físicaAlunosAno de escolaridadeNível socioeconómicoSkills perceptionPhysical educationStudentsScholar gradeSocioeconomic status796:372.879.6372.879.6:796Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório descreve o processo da Prática de Ensino Supervisionada, com vista à criação de um documento orientador da presente formação que potencie as capacidades do estagiário e que solicite momentos de reflexão para contornar as diversas dificuldades face às exigências da futura profissão de docente. O relatório encontra-se dividido em três capítulos: Enquadramento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é composto pela descrição do meu percurso académico e expetativas relativas à (PES) e caraterização da instituição onde estive inserida, bem como o meio social, económico e cultural; Realização da Prática de Ensino Supervisionada, este encontra-se dividido em duas áreas, nomeadamente Organização e gestão de ensino e da aprendizagem e Participação na escola e relação com a comunidade. Por último, o capitulo Investigação e Desenvolvimento Profissional é composto pelas fases integrantes do estudo PERCEÇÃO DE COMPETÊNCIA DOS ALUNOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: a influência das variáveis género, ano de escolaridade e nível socioeconómico. O estudo tem como objetivo analisar a perceção de competência em Educação Física de alunos do 8º e 10º ano de escolaridade de um colégio privado, em função do seu género e nível socioeconómico. A amostra é constituída por 44 alunos, dos quais 21 são do 8º ano e 23 do 10º ano de escolaridade. As idades variam entre os 13 e os 16 anos, sendo 24 do sexo masculino e 20 do sexo feminino. Para a análise da perceção de competência dos alunos em Educação Física recorremos à versão adaptada da escala Academic Self-Comcept in Physical Education Scale (ASCPES) dos instrumentos Academic Self Description Questionnaire (ASDQ) I e II de Marsh (1990, 1992). O nível socioeconómico foi analisado com base na categorização de Simões (1994). Os resultados mostram que os alunos têm, na generalidade, uma elevada perceção de competência em Educação Física. Verifica-se igualmente que não existem diferenças significativas de perceção de competência em função do género e nível socioeconómico.The current report describes the Professional Internship, in order to the creation of a leader document that potentiates the trainee capabilities and the moments of meditation needed to overcome the several difficulties due to the demanding of a future teacher career. This report is divided in three parts. The first part concerns to the personal, institutional and class characterization. The second part is divided in two. The first is about the teaching and learning organization and management, and the second about the participation in school and the relationship with the school community. For last is the part concerning to the scientific project, “Students skills perception in physical education: the influence of gender, age and socioeconomic status”. The study has as goal analyse the skills perception of 8th and 10th grade students from a private school, according with their gender and socioeconomic status. The sample is composed by 44 students, 21 from 8th grade and 23 from 10th, with ages between 13 and 16 years old. To the skills perception analysis was used the adapt version of the Academic Self-Comcept in Physical Education Scale (ASCPES) of the instruments Academic Self Description Questionnaire (ASDQ) I e II de Marsh (1990, 1992). The socioeconomic status was analyzed conferring to Simões (1994). The results show the students have, in general, a high skill perception in physical education. It was verified no significant differences depending on the gender and socioeconomic status.Pereira, Paulo Alberto da SilvaUniversidade do MinhoGuedes, Vânia Janete de Oliveira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37983por201514940info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:07:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:07Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção de competência dos alunos em educação física: a influência das variáveis género, ano de escolaridade e nível socioeconómico
Students skills perception in physical education: the influence of gender, age and socioeconomic status
title Perceção de competência dos alunos em educação física: a influência das variáveis género, ano de escolaridade e nível socioeconómico
spellingShingle Perceção de competência dos alunos em educação física: a influência das variáveis género, ano de escolaridade e nível socioeconómico
Guedes, Vânia Janete de Oliveira
Perceção de competência
Educação física
Alunos
Ano de escolaridade
Nível socioeconómico
Skills perception
Physical education
Students
Scholar grade
Socioeconomic status
796:372.879.6
372.879.6:796
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perceção de competência dos alunos em educação física: a influência das variáveis género, ano de escolaridade e nível socioeconómico
title_full Perceção de competência dos alunos em educação física: a influência das variáveis género, ano de escolaridade e nível socioeconómico
title_fullStr Perceção de competência dos alunos em educação física: a influência das variáveis género, ano de escolaridade e nível socioeconómico
title_full_unstemmed Perceção de competência dos alunos em educação física: a influência das variáveis género, ano de escolaridade e nível socioeconómico
title_sort Perceção de competência dos alunos em educação física: a influência das variáveis género, ano de escolaridade e nível socioeconómico
author Guedes, Vânia Janete de Oliveira
author_facet Guedes, Vânia Janete de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Paulo Alberto da Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Vânia Janete de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Perceção de competência
Educação física
Alunos
Ano de escolaridade
Nível socioeconómico
Skills perception
Physical education
Students
Scholar grade
Socioeconomic status
796:372.879.6
372.879.6:796
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Perceção de competência
Educação física
Alunos
Ano de escolaridade
Nível socioeconómico
Skills perception
Physical education
Students
Scholar grade
Socioeconomic status
796:372.879.6
372.879.6:796
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37983
url http://hdl.handle.net/1822/37983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514940
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544520466694145