PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/175 |
Resumo: | Com as necessidades contemporâneas na Educação Especial, em que os sujeitos com deficiência intelectual não são favorecidos pelo Currículo formal, se realizam ponderações epistemológicas acerca do Currículo Funcional. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre o Currículo Funcional na Educação Especial a partir de uma ótica inclusiva. Abordam-se as principais indagações sobre a aplicabilidade, o significado e a funcionalidade do currículo na educação especial para o sujeito com deficiência intelectual, fundamentadas nas pesquisas de diversos autores como: Rita Figueiredo, Maryse Suplino e Lev Vygotsky. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo pela importância como passo inicial na construção de um processo de investigação. Apresenta-se um panorama da Educação Especial em um contexto geral e são abordados alguns aspectos da realidade brasileira, fundamentados em conceitos teóricos de autores renomados da área. Portanto, a efetivação do Currículo Funcional para o sujeito com deficiência intelectual (SDI) com o propósito de desenvolver as habilidades e as competências para uma vida autônoma e prática na sociedade. |
id |
RCE_edaecb7128a0927ae9530b41d63e8eb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/175 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL CurrículoCurrículo FuncionalEducação EspecialSujeitos com Deficiência IntelectualCom as necessidades contemporâneas na Educação Especial, em que os sujeitos com deficiência intelectual não são favorecidos pelo Currículo formal, se realizam ponderações epistemológicas acerca do Currículo Funcional. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre o Currículo Funcional na Educação Especial a partir de uma ótica inclusiva. Abordam-se as principais indagações sobre a aplicabilidade, o significado e a funcionalidade do currículo na educação especial para o sujeito com deficiência intelectual, fundamentadas nas pesquisas de diversos autores como: Rita Figueiredo, Maryse Suplino e Lev Vygotsky. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo pela importância como passo inicial na construção de um processo de investigação. Apresenta-se um panorama da Educação Especial em um contexto geral e são abordados alguns aspectos da realidade brasileira, fundamentados em conceitos teóricos de autores renomados da área. Portanto, a efetivação do Currículo Funcional para o sujeito com deficiência intelectual (SDI) com o propósito de desenvolver as habilidades e as competências para uma vida autônoma e prática na sociedade.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2021-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/17510.46616/rce.v5i9.175Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 5 No. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1209-1219Revista Científica Educ@ción ; Vol. 5 Núm. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1209-1219Revista Científica Educ@ção; v. 5 n. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1209-12192526-871610.46616/rce.v5i9reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/175/133Copyright (c) 2021 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Claudio Neves de Oliveira Ponciano, Vera LuciaCabanas, Ana 2021-06-04T17:26:55ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL |
title |
PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL |
spellingShingle |
PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL Lopes, Claudio Neves Currículo Currículo Funcional Educação Especial Sujeitos com Deficiência Intelectual |
title_short |
PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL |
title_full |
PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL |
title_fullStr |
PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL |
title_full_unstemmed |
PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL |
title_sort |
PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL |
author |
Lopes, Claudio Neves |
author_facet |
Lopes, Claudio Neves de Oliveira Ponciano, Vera Lucia Cabanas, Ana |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Ponciano, Vera Lucia Cabanas, Ana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Claudio Neves de Oliveira Ponciano, Vera Lucia Cabanas, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Currículo Funcional Educação Especial Sujeitos com Deficiência Intelectual |
topic |
Currículo Currículo Funcional Educação Especial Sujeitos com Deficiência Intelectual |
description |
Com as necessidades contemporâneas na Educação Especial, em que os sujeitos com deficiência intelectual não são favorecidos pelo Currículo formal, se realizam ponderações epistemológicas acerca do Currículo Funcional. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar e refletir sobre o Currículo Funcional na Educação Especial a partir de uma ótica inclusiva. Abordam-se as principais indagações sobre a aplicabilidade, o significado e a funcionalidade do currículo na educação especial para o sujeito com deficiência intelectual, fundamentadas nas pesquisas de diversos autores como: Rita Figueiredo, Maryse Suplino e Lev Vygotsky. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo pela importância como passo inicial na construção de um processo de investigação. Apresenta-se um panorama da Educação Especial em um contexto geral e são abordados alguns aspectos da realidade brasileira, fundamentados em conceitos teóricos de autores renomados da área. Portanto, a efetivação do Currículo Funcional para o sujeito com deficiência intelectual (SDI) com o propósito de desenvolver as habilidades e as competências para uma vida autônoma e prática na sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/175 10.46616/rce.v5i9.175 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/175 |
identifier_str_mv |
10.46616/rce.v5i9.175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/175/133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 5 No. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1209-1219 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 5 Núm. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1209-1219 Revista Científica Educ@ção; v. 5 n. 9 (2021): Dossiê: Currículo e Perspectiva Complexa; 1209-1219 2526-8716 10.46616/rce.v5i9 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502470623232 |