Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paulo Sidney
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Bruno, Marcos Alberto Castelhano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13071
Resumo: O mercado de telefonia celular vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. A explosão do consumo, a globalização e os avanços tecnológicos transformaram esse mercado em um dos mais competitivos do mundo. Tal cenário promove o interesse por países considerados promissores, como o Brasil, hoje o sexto maior mercado de celulares. A alternativa mais utilizada, nos últimos anos, por empresas internacionais que pretendem entrar nesses países têm sido as alianças estratégicas. Neste artigo, analisam-se a aliança internacional firmada entre a Nokia e a Gradiente e os resultados obtidos. O caso mostra a adequação do uso de estratégias de cooperação para ingresso em um mercado internacional.
id RIEOEI-1_9d8074ec6aa852e420df558f7849fb80
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/13071
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no BrasilStrategies of business interna-cionalization in digital products. A Brazilian cellular telephony caseAliança estratégica. Gradiente. Joint venture. Nokia. Telefone celular digital.Digital Cellular telephony. Gradient. Joint venture. Nokia . Strategist alliance.O mercado de telefonia celular vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. A explosão do consumo, a globalização e os avanços tecnológicos transformaram esse mercado em um dos mais competitivos do mundo. Tal cenário promove o interesse por países considerados promissores, como o Brasil, hoje o sexto maior mercado de celulares. A alternativa mais utilizada, nos últimos anos, por empresas internacionais que pretendem entrar nesses países têm sido as alianças estratégicas. Neste artigo, analisam-se a aliança internacional firmada entre a Nokia e a Gradiente e os resultados obtidos. O caso mostra a adequação do uso de estratégias de cooperação para ingresso em um mercado internacional.The cellular telephony market crossed expressive changes of late years. The explosion of consumption, the globalization and the technological advances transformed the cellular market into the one of the most competitive in the world.  This scenery promotes the interest of promising nations, like Brazil, today, the sixth biggest cellular market. The more used alternative, of late years, by international companies that intend to go into these countries, has been the strategist alliances. In this article, it is intended to analyze the inter-national  alliance  between  Nokia  and  Gradient and  also  the  obtained  results.  The case shows the appropriation of the use of cooperation strategies for going into an international market.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2007-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1307110.5585/ijsm.v5i2.134Revista Ibero-Americana de Estratégia; 2006: RIAE v5n2; 91-100Revista Ibero-Americana de Estratégia; 2006: RIAE v5n2; 91-1002176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13071/6522Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Strategic Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Paulo SidneyBruno, Marcos Alberto Castelhano2019-09-20T13:39:59Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/13071Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:39:59Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil
Strategies of business interna-cionalization in digital products. A Brazilian cellular telephony case
title Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil
spellingShingle Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil
Ferreira, Paulo Sidney
Aliança estratégica. Gradiente. Joint venture. Nokia. Telefone celular digital.
Digital Cellular telephony. Gradient. Joint venture. Nokia . Strategist alliance.
title_short Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil
title_full Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil
title_fullStr Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil
title_full_unstemmed Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil
title_sort Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil
author Ferreira, Paulo Sidney
author_facet Ferreira, Paulo Sidney
Bruno, Marcos Alberto Castelhano
author_role author
author2 Bruno, Marcos Alberto Castelhano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Paulo Sidney
Bruno, Marcos Alberto Castelhano
dc.subject.por.fl_str_mv Aliança estratégica. Gradiente. Joint venture. Nokia. Telefone celular digital.
Digital Cellular telephony. Gradient. Joint venture. Nokia . Strategist alliance.
topic Aliança estratégica. Gradiente. Joint venture. Nokia. Telefone celular digital.
Digital Cellular telephony. Gradient. Joint venture. Nokia . Strategist alliance.
description O mercado de telefonia celular vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. A explosão do consumo, a globalização e os avanços tecnológicos transformaram esse mercado em um dos mais competitivos do mundo. Tal cenário promove o interesse por países considerados promissores, como o Brasil, hoje o sexto maior mercado de celulares. A alternativa mais utilizada, nos últimos anos, por empresas internacionais que pretendem entrar nesses países têm sido as alianças estratégicas. Neste artigo, analisam-se a aliança internacional firmada entre a Nokia e a Gradiente e os resultados obtidos. O caso mostra a adequação do uso de estratégias de cooperação para ingresso em um mercado internacional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13071
10.5585/ijsm.v5i2.134
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13071
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v5i2.134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13071/6522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Strategic Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Strategic Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; 2006: RIAE v5n2; 91-100
Revista Ibero-Americana de Estratégia; 2006: RIAE v5n2; 91-100
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138724789878784