Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13071 |
Resumo: | O mercado de telefonia celular vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. A explosão do consumo, a globalização e os avanços tecnológicos transformaram esse mercado em um dos mais competitivos do mundo. Tal cenário promove o interesse por países considerados promissores, como o Brasil, hoje o sexto maior mercado de celulares. A alternativa mais utilizada, nos últimos anos, por empresas internacionais que pretendem entrar nesses países têm sido as alianças estratégicas. Neste artigo, analisam-se a aliança internacional firmada entre a Nokia e a Gradiente e os resultados obtidos. O caso mostra a adequação do uso de estratégias de cooperação para ingresso em um mercado internacional. |
id |
RIEOEI-1_9d8074ec6aa852e420df558f7849fb80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/13071 |
network_acronym_str |
RIEOEI-1 |
network_name_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no BrasilStrategies of business interna-cionalization in digital products. A Brazilian cellular telephony caseAliança estratégica. Gradiente. Joint venture. Nokia. Telefone celular digital.Digital Cellular telephony. Gradient. Joint venture. Nokia . Strategist alliance.O mercado de telefonia celular vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. A explosão do consumo, a globalização e os avanços tecnológicos transformaram esse mercado em um dos mais competitivos do mundo. Tal cenário promove o interesse por países considerados promissores, como o Brasil, hoje o sexto maior mercado de celulares. A alternativa mais utilizada, nos últimos anos, por empresas internacionais que pretendem entrar nesses países têm sido as alianças estratégicas. Neste artigo, analisam-se a aliança internacional firmada entre a Nokia e a Gradiente e os resultados obtidos. O caso mostra a adequação do uso de estratégias de cooperação para ingresso em um mercado internacional.The cellular telephony market crossed expressive changes of late years. The explosion of consumption, the globalization and the technological advances transformed the cellular market into the one of the most competitive in the world. This scenery promotes the interest of promising nations, like Brazil, today, the sixth biggest cellular market. The more used alternative, of late years, by international companies that intend to go into these countries, has been the strategist alliances. In this article, it is intended to analyze the inter-national alliance between Nokia and Gradient and also the obtained results. The case shows the appropriation of the use of cooperation strategies for going into an international market.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2007-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1307110.5585/ijsm.v5i2.134Revista Ibero-Americana de Estratégia; 2006: RIAE v5n2; 91-100Revista Ibero-Americana de Estratégia; 2006: RIAE v5n2; 91-1002176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13071/6522Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Strategic Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Paulo SidneyBruno, Marcos Alberto Castelhano2019-09-20T13:39:59Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/13071Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:39:59Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil Strategies of business interna-cionalization in digital products. A Brazilian cellular telephony case |
title |
Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil |
spellingShingle |
Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil Ferreira, Paulo Sidney Aliança estratégica. Gradiente. Joint venture. Nokia. Telefone celular digital. Digital Cellular telephony. Gradient. Joint venture. Nokia . Strategist alliance. |
title_short |
Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil |
title_full |
Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil |
title_fullStr |
Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil |
title_full_unstemmed |
Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil |
title_sort |
Estratégias de internacionalização de negócios em produtos digitais. Um caso na telefonia celular no Brasil |
author |
Ferreira, Paulo Sidney |
author_facet |
Ferreira, Paulo Sidney Bruno, Marcos Alberto Castelhano |
author_role |
author |
author2 |
Bruno, Marcos Alberto Castelhano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Paulo Sidney Bruno, Marcos Alberto Castelhano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aliança estratégica. Gradiente. Joint venture. Nokia. Telefone celular digital. Digital Cellular telephony. Gradient. Joint venture. Nokia . Strategist alliance. |
topic |
Aliança estratégica. Gradiente. Joint venture. Nokia. Telefone celular digital. Digital Cellular telephony. Gradient. Joint venture. Nokia . Strategist alliance. |
description |
O mercado de telefonia celular vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. A explosão do consumo, a globalização e os avanços tecnológicos transformaram esse mercado em um dos mais competitivos do mundo. Tal cenário promove o interesse por países considerados promissores, como o Brasil, hoje o sexto maior mercado de celulares. A alternativa mais utilizada, nos últimos anos, por empresas internacionais que pretendem entrar nesses países têm sido as alianças estratégicas. Neste artigo, analisam-se a aliança internacional firmada entre a Nokia e a Gradiente e os resultados obtidos. O caso mostra a adequação do uso de estratégias de cooperação para ingresso em um mercado internacional. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13071 10.5585/ijsm.v5i2.134 |
url |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13071 |
identifier_str_mv |
10.5585/ijsm.v5i2.134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/13071/6522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Strategic Management info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Strategic Management |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia; 2006: RIAE v5n2; 91-100 Revista Ibero-Americana de Estratégia; 2006: RIAE v5n2; 91-100 2176-0756 reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) instacron:RIEOEI |
instname_str |
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
instacron_str |
RIEOEI |
institution |
RIEOEI |
reponame_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
collection |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bennycosta@yahoo.com.br |
_version_ |
1799138724789878784 |