Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos Múltiplos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wada, Elizabeth Kyoko
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15089
Resumo: Os meios de hospedagem envolvem um amplo leque de atores e agentes sociais, além de diferentes modelos de negócios. As estratégias de gestão neste setor têm sido cada vez mais importantes para a sustentabilidade em longo prazo dos negócios e competitividade das organizações. Nesse sentido, este estudo propõe analisar as interações entre os apart-hotéis e seus stakeholders para um aprimoramento dos serviços prestados, alinhando a interface da administração estratégica, sob o ponto de vista dos gestores e seus key stakeholders. Através de uma pesquisa exploratória com caráter qualitativo e estudo de casos múltiplos, nas empresas Travel Inn Hotéis, Slaviero Hotéis e Etoile George V. Empreendimentos brasileiros, que gerenciam meios de hospedagem com conceitos de apart-hotel, reunindo características que viabilizaram a análise comparativa do estudo. Para o entendimento conceitual, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre stakeholders, utilizando-se a obra de Freeman (1984); Freeman et al. (2010) como referência para a pesquisa. A investigação foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os gestores dos meios de hospedagem e seus key stakeholders, além de observações diretas e documentação. Por intermédio dessa pesquisa foi possível identificar que nem todos os grupos de influência são considerados no planejamento de serviços dos flats. Porém, as organizações pesquisadas apontam que o mercado tem percebido a importância dos grupos que são influenciados e influenciam em seus objetivos, e por isso, cada vez mais estão despertando para inserção desses grupos em seu planejamento estratégico.DOI:10.5585/riae.v11i2.1842
id RIEOEI-1_a6817b8c201729c3db470bf5bc93316c
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15089
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos MúltiplosStakeholders and Apart Hotels: Multiple Case StudyFACTORES Y APARTE HOTELES: ESTUDIO DE CASOS MÚLTIPLESStakeholders; Gestão Estratégica; Serviços; Apart-Hotéis; Flat.Apart-hotels; Flat; Strategic Management; Services; StakeholdersCondo-hoteles; Plano; Gestión Estratégica; Servicios; Grupos de InterésOs meios de hospedagem envolvem um amplo leque de atores e agentes sociais, além de diferentes modelos de negócios. As estratégias de gestão neste setor têm sido cada vez mais importantes para a sustentabilidade em longo prazo dos negócios e competitividade das organizações. Nesse sentido, este estudo propõe analisar as interações entre os apart-hotéis e seus stakeholders para um aprimoramento dos serviços prestados, alinhando a interface da administração estratégica, sob o ponto de vista dos gestores e seus key stakeholders. Através de uma pesquisa exploratória com caráter qualitativo e estudo de casos múltiplos, nas empresas Travel Inn Hotéis, Slaviero Hotéis e Etoile George V. Empreendimentos brasileiros, que gerenciam meios de hospedagem com conceitos de apart-hotel, reunindo características que viabilizaram a análise comparativa do estudo. Para o entendimento conceitual, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre stakeholders, utilizando-se a obra de Freeman (1984); Freeman et al. (2010) como referência para a pesquisa. A investigação foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os gestores dos meios de hospedagem e seus key stakeholders, além de observações diretas e documentação. Por intermédio dessa pesquisa foi possível identificar que nem todos os grupos de influência são considerados no planejamento de serviços dos flats. Porém, as organizações pesquisadas apontam que o mercado tem percebido a importância dos grupos que são influenciados e influenciam em seus objetivos, e por isso, cada vez mais estão despertando para inserção desses grupos em seu planejamento estratégico.DOI:10.5585/riae.v11i2.1842Means of accommodation involve a wide range of social actors and agents, as well as different business models. Management strategies in this sector have been increasingly important for long-term sustainability and competitiveness of business organizations. This study aims to analyze the interactions between apart-hotels and their stakeholders to foster an improvement of services provided, aligning the interface of strategic management from the point of view of managers and their key stakeholders. It is an exploratory study, with qualitative chacter, along with multiple case studies of the following establishments: Travel Inn, Hotels Slaviero and Etoile george v. Brazilian enterprises, which manage lodging facilities with apart-hotel concepts, combining features that enable comparative analysis of the study. For conceptual understanding, this study was based on literature about stakeholders, taking the work of Freeman (1984) and Freeman et al (2010) as main references. The research was conducted through semi-structured interviews with managers of lodging facilities and their key stakeholders and through direct observation and documentation. We found that not all groups of influence are considered in the planning of service flats. However, the organizations surveyed indicated that the market has realized the importance of the groups that exert influence and are influenced by their goals, and are therefore increasingly alert for integration of such groups in their strategic planning.Las instalaciones del alojamiento participación de una amplia gama de actores sociales y agentes, así como los diferentes modelos de negocio. Estrategias de gestión en este sector han sido cada vez más importante para la sostenibilidad a largo plazo y la competitividad de las organizaciones empresariales. Por consiguiente, este estudio se propone analizar las interacciones entre los apart hoteles y sus grupos de interés para la mejora de los servicios prestados por la alineación de la interfaz de gestión estratégica, desde el punto de vista de los directivos y sus grupos de interés. A través de una investigación exploratoria y estudio cualitativo de casos múltiples en los viajes de negocios Inn Hoteles, Hoteles y Slaviero Etoile George V. Las empresas brasileñas, que gestionan instalaciones del alojamiento con el concepto de condo-hotel, que combina características que permitieron el estudio de referencia. Para la comprensión conceptual, se realizó una revisión de la literatura sobre los interesados, mediante las obras de Freeman (1984) y Freeman et al. (2010) como referencia para la investigación. La investigación se realizó a través de entrevistas semi-estructuradas con los directores de los centros de hospedaje y sus grupos de interés clave, así como la observación directa y la documentación. A través de esta investigación, se encontró que no todos los grupos influyentes son considerados en la planificación de los servicios de viviendas. Sin embargo, las organizaciones encuestadas indican que el mercado se ha dado cuenta de la importancia de los grupos que influyen y son influidos en sus objetivos y por lo tanto cada vez que despierta a la inserción de estos grupos en su planificación estratégica.Universidade Nove de Julho - UNINOVE2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1508910.5585/ijsm.v11i2.1842Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 11, No 2 (2012): May/Aug.; 145-169Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 11, No 2 (2012): May/Aug.; 145-1692176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15089/7298Copyright (c) 2012 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWada, Elizabeth Kyoko2021-02-22T18:58:33Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15089Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2021-02-22T18:58:33Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos Múltiplos
Stakeholders and Apart Hotels: Multiple Case Study
FACTORES Y APARTE HOTELES: ESTUDIO DE CASOS MÚLTIPLES
title Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos Múltiplos
spellingShingle Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos Múltiplos
Wada, Elizabeth Kyoko
Stakeholders; Gestão Estratégica; Serviços; Apart-Hotéis; Flat.
Apart-hotels; Flat; Strategic Management; Services; Stakeholders
Condo-hoteles; Plano; Gestión Estratégica; Servicios; Grupos de Interés
title_short Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos Múltiplos
title_full Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos Múltiplos
title_fullStr Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos Múltiplos
title_full_unstemmed Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos Múltiplos
title_sort Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos Múltiplos
author Wada, Elizabeth Kyoko
author_facet Wada, Elizabeth Kyoko
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wada, Elizabeth Kyoko
dc.subject.por.fl_str_mv Stakeholders; Gestão Estratégica; Serviços; Apart-Hotéis; Flat.
Apart-hotels; Flat; Strategic Management; Services; Stakeholders
Condo-hoteles; Plano; Gestión Estratégica; Servicios; Grupos de Interés
topic Stakeholders; Gestão Estratégica; Serviços; Apart-Hotéis; Flat.
Apart-hotels; Flat; Strategic Management; Services; Stakeholders
Condo-hoteles; Plano; Gestión Estratégica; Servicios; Grupos de Interés
description Os meios de hospedagem envolvem um amplo leque de atores e agentes sociais, além de diferentes modelos de negócios. As estratégias de gestão neste setor têm sido cada vez mais importantes para a sustentabilidade em longo prazo dos negócios e competitividade das organizações. Nesse sentido, este estudo propõe analisar as interações entre os apart-hotéis e seus stakeholders para um aprimoramento dos serviços prestados, alinhando a interface da administração estratégica, sob o ponto de vista dos gestores e seus key stakeholders. Através de uma pesquisa exploratória com caráter qualitativo e estudo de casos múltiplos, nas empresas Travel Inn Hotéis, Slaviero Hotéis e Etoile George V. Empreendimentos brasileiros, que gerenciam meios de hospedagem com conceitos de apart-hotel, reunindo características que viabilizaram a análise comparativa do estudo. Para o entendimento conceitual, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre stakeholders, utilizando-se a obra de Freeman (1984); Freeman et al. (2010) como referência para a pesquisa. A investigação foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os gestores dos meios de hospedagem e seus key stakeholders, além de observações diretas e documentação. Por intermédio dessa pesquisa foi possível identificar que nem todos os grupos de influência são considerados no planejamento de serviços dos flats. Porém, as organizações pesquisadas apontam que o mercado tem percebido a importância dos grupos que são influenciados e influenciam em seus objetivos, e por isso, cada vez mais estão despertando para inserção desses grupos em seu planejamento estratégico.DOI:10.5585/riae.v11i2.1842
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15089
10.5585/ijsm.v11i2.1842
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15089
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v11i2.1842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15089/7298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 11, No 2 (2012): May/Aug.; 145-169
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 11, No 2 (2012): May/Aug.; 145-169
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138725721014272