EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João, Belmiro N.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Monteiro Jr, João Gonçalves, Dias, Aparecida Honório, Bastos, Fabrício César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15169
Resumo: Esta pesquisa trata do processo de internacionalização de uma empresa de serviços com origem em três empreendedores brasileiros. O objetivo, a partir de um estudo de caso único, foi identificar as características de empreendedorismo internacional, seu alinhamento com as teorias de internacionalização, como a escola nórdica de negócios internacionais, os modos de entrada e o desenvolvimento de competências essenciais que possibilitaram seu sucesso global. Como resultado, são destacados: 1) o papel empreendedor de seus fundadores, e “re-fundadores”, no Brasil e na Argentina; 2) a reputação como competência essencial; 3) o papel crítico dos relacionamentos e das redes internacionais, envolvendo os gurus de gestão e CEOs; 4) a replicação de conhecimento dentro do HSM Group; 5) a HSM Group também segue a lógica incremental do Modelo de Uppsala, bem como apresenta a abordagem de redes.  
id RIEOEI-1_d065f4c0dd650949cbb26e1bc747e8fa
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15169
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENTENTREPRENEURSHIP AND INTERNATIONALIZATION: A CASE STUDY IN MANAGEMENT EVENTS INDUSTRYhttp://dx.doi.org/10.5585/riae.v9i1.1636EL ESPÍRITU EMPRESARIAL Y INTERNACIONALIZACIÓN: UN CASO EN EL SECTOR DE EVENTOS DE GESTIÓNEmpreendedorismo; Internacionalização; Serviços; Reputação; EstratégiaEntrepreneurship; Internationalization; Services; Reputation; Strategy.Espíritu empresarial; Internacionalización; Servicios; Reputación; Estrategia.Esta pesquisa trata do processo de internacionalização de uma empresa de serviços com origem em três empreendedores brasileiros. O objetivo, a partir de um estudo de caso único, foi identificar as características de empreendedorismo internacional, seu alinhamento com as teorias de internacionalização, como a escola nórdica de negócios internacionais, os modos de entrada e o desenvolvimento de competências essenciais que possibilitaram seu sucesso global. Como resultado, são destacados: 1) o papel empreendedor de seus fundadores, e “re-fundadores”, no Brasil e na Argentina; 2) a reputação como competência essencial; 3) o papel crítico dos relacionamentos e das redes internacionais, envolvendo os gurus de gestão e CEOs; 4) a replicação de conhecimento dentro do HSM Group; 5) a HSM Group também segue a lógica incremental do Modelo de Uppsala, bem como apresenta a abordagem de redes.  This research deals with the process of internationalization of a service company administered by three Brazilian entrepreneurs. The objective, based on a single case study, was to identify the characteristics of international entrepreneurship, its alignment with the theories of internationalization - as the Nordic school of international business - entry modes, and the development of core competence, which enabled its overall success. Within the results, it is highlighted: 1) the entrepreneurial role of its founders, and "re-founders”, in Brazil and Argentina, 2) the reputation as a core competence, 3) the critical role of international relationships and networks, involving the management gurus and CEOs, 4) the replication of knowledge within the HSM Group, 5) The HSM Group also follows the logic of the Uppsala model of incremental internationalization and network approach. Esta investigación trata del proceso de internacionalización de una empresa de servicios con origen en tres emprendedores brasileños. El objetivo,  a partir de un estudio de caso único, fue identificar las características del espíritu empresarial internacional, su alineación con las teorías de internacionalización, como la escuela nórdica de negocios internacionales, los modos de entrada y el desarrollo de las competencias esenciales que posibilitaron su éxito global. Como resultado se destacan: 1) el papel emprendedor de sus fundadores, y re-fundadores, en Brasil y en Argentina; 2) la reputación como competencia esencial; 3) el papel fundamental de las relaciones y de las redes internacionales, involucrando a los gurús de la gestión y CEOs; 4) la replicación de conocimiento dentro del HSM Group; 5) la HSM Group también sigue la lógica gradual del Modelo de Uppsala, así como presenta el abordaje de redes. Universidade Nove de Julho - UNINOVE2010-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1516910.5585/ijsm.v9i1.1636Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 9, No 1 (2010): RIAE v9n1; 04-31Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 9, No 1 (2010): RIAE v9n1; 04-312176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15169/7372Copyright (c) 2010 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJoão, Belmiro N.Monteiro Jr, João GonçalvesDias, Aparecida HonórioBastos, Fabrício César2019-09-20T13:24:18Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15169Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:24:18Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT
ENTREPRENEURSHIP AND INTERNATIONALIZATION: A CASE STUDY IN MANAGEMENT EVENTS INDUSTRYhttp://dx.doi.org/10.5585/riae.v9i1.1636
EL ESPÍRITU EMPRESARIAL Y INTERNACIONALIZACIÓN: UN CASO EN EL SECTOR DE EVENTOS DE GESTIÓN
title EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT
spellingShingle EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT
João, Belmiro N.
Empreendedorismo; Internacionalização; Serviços; Reputação; Estratégia
Entrepreneurship; Internationalization; Services; Reputation; Strategy.
Espíritu empresarial; Internacionalización; Servicios; Reputación; Estrategia.
title_short EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT
title_full EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT
title_fullStr EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT
title_full_unstemmed EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT
title_sort EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT
author João, Belmiro N.
author_facet João, Belmiro N.
Monteiro Jr, João Gonçalves
Dias, Aparecida Honório
Bastos, Fabrício César
author_role author
author2 Monteiro Jr, João Gonçalves
Dias, Aparecida Honório
Bastos, Fabrício César
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv João, Belmiro N.
Monteiro Jr, João Gonçalves
Dias, Aparecida Honório
Bastos, Fabrício César
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo; Internacionalização; Serviços; Reputação; Estratégia
Entrepreneurship; Internationalization; Services; Reputation; Strategy.
Espíritu empresarial; Internacionalización; Servicios; Reputación; Estrategia.
topic Empreendedorismo; Internacionalização; Serviços; Reputação; Estratégia
Entrepreneurship; Internationalization; Services; Reputation; Strategy.
Espíritu empresarial; Internacionalización; Servicios; Reputación; Estrategia.
description Esta pesquisa trata do processo de internacionalização de uma empresa de serviços com origem em três empreendedores brasileiros. O objetivo, a partir de um estudo de caso único, foi identificar as características de empreendedorismo internacional, seu alinhamento com as teorias de internacionalização, como a escola nórdica de negócios internacionais, os modos de entrada e o desenvolvimento de competências essenciais que possibilitaram seu sucesso global. Como resultado, são destacados: 1) o papel empreendedor de seus fundadores, e “re-fundadores”, no Brasil e na Argentina; 2) a reputação como competência essencial; 3) o papel crítico dos relacionamentos e das redes internacionais, envolvendo os gurus de gestão e CEOs; 4) a replicação de conhecimento dentro do HSM Group; 5) a HSM Group também segue a lógica incremental do Modelo de Uppsala, bem como apresenta a abordagem de redes.  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15169
10.5585/ijsm.v9i1.1636
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15169
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v9i1.1636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15169/7372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 9, No 1 (2010): RIAE v9n1; 04-31
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 9, No 1 (2010): RIAE v9n1; 04-31
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1799138726788464640