Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de Metabolismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Bioquímica |
Texto Completo: | http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/155 |
Resumo: | As Representações Externas (ERs), que constituem elementos visuais com relações espaciais que retratam os fenômenos do mundo externo aos indivíduos, têm sido apontadas como importantes elementos no processo de aprendizagem de Bioquímica, sendo usadas frequentemente de forma complementar à descrição de fenômenos bioquímicos complexos. Quando introduzidos ao estudo da Bioquímica, os alunos são expostos a um universo novo de representações externas usadas para ilustrar processos que ocorrem no nível molecular. A construção de tais modelos é baseada no uso de abstração e do raciocínio lógico. A dificuldade na compreensão de tais modelos pode se constituir numa barreira para o aprendizado de conteúdos da Bioquímica. No presente trabalho descreve-se o desenvolvimento e implementação de um teste de diagnóstico das habilidades de visualização necessárias para a compreensão das representações de vias metabólicas. Os resultados obtidos mostram que a ferramenta desenvolvida pode ser útil para professores diagnosticarem o nível de compreensão das representações de vias metabólicas. |
id |
SBBQM-1_488d4eda25f7f2abf0c49384a6cad8a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bioquimica.org.br:article/155 |
network_acronym_str |
SBBQM-1 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de MetabolismoMetabolic Pathways Visualization Skill Test: Development and EvaluationVias Metabólicas; Literacia Visual; Questionário de DiagnósticoMetabolic Pathways; Visual Literacy; Diagnostic toolAs Representações Externas (ERs), que constituem elementos visuais com relações espaciais que retratam os fenômenos do mundo externo aos indivíduos, têm sido apontadas como importantes elementos no processo de aprendizagem de Bioquímica, sendo usadas frequentemente de forma complementar à descrição de fenômenos bioquímicos complexos. Quando introduzidos ao estudo da Bioquímica, os alunos são expostos a um universo novo de representações externas usadas para ilustrar processos que ocorrem no nível molecular. A construção de tais modelos é baseada no uso de abstração e do raciocínio lógico. A dificuldade na compreensão de tais modelos pode se constituir numa barreira para o aprendizado de conteúdos da Bioquímica. No presente trabalho descreve-se o desenvolvimento e implementação de um teste de diagnóstico das habilidades de visualização necessárias para a compreensão das representações de vias metabólicas. Os resultados obtidos mostram que a ferramenta desenvolvida pode ser útil para professores diagnosticarem o nível de compreensão das representações de vias metabólicas.Metabolic Pathways Visualization Skill Test: Development and Evaluation. External Representations (ERs) have been reported as important aids in Biochemistry learning process, and it is quite often having ERs to help better describe complex biochemical phenomena. When introduced to the biochemistry, students are also introduced to a whole new world of ERs, used to represent processes that happen at a molecular level. The construction of models is based in abstraction and logical reasoning, and difficulties in understanding such models seem hamper to understand biochemical contents. This article describes the development and implementation of a Metabolic Pathways Visualization Skill diagnoses test. The results obtained shows that the developed tool can be useful to help instructors to diagnosis their students’ visualization skills related to the metabolic pathways.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqS. V. Santos, Vanessa JaquelineOliveira, Elaine Aparecida deVega Garzon, Juan CarlosGalembeck, Eduardo2013-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/15510.16923/reb.v11i1.155Revista de Ensino de Bioquímica; v. 11, n. 1 (2013): REB; 54-88Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 11, n. 1 (2013): REB; 54-88Journal of Biochemistry Education; v. 11, n. 1 (2013): REB; 54-88Revista de Ensino de Bioquímica; v. 11, n. 1 (2013): REB; 54-882318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/155/240/*ref*/K. J. Schönborn, T. R. Anderson. The Importance of Visual Literacy in the Education of Biochemists, Biochem. Mol. Biol. Educ. 2006; 34: 94–102./*ref*/T. Wright, S. Hamilton. Assessing student understanding in the molecular life sciences using a concept inventory. In ATN Assessment 08: Engaging Students with Assessment. Adelaide, Australia. 2008; 216-224./*ref*/S. Howitt, T. Anderson, M. Costa, S. Hamilton, T. Wright. A Concept Inventory for Molecular Life Sciences: How will it help your teaching practice? Australian Biochemist. 2008; 39: 14-17./*ref*/A. M. P. Azevedo, G. B. Lazzarotto, M. I. Timm, M. A. Zaro. Relato de uma experiência com o uso do Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual do Ciclo de Krebs. [periódicos na internet]. 2004. Acesso em 10 de outubro de 2011. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/mar2004/artigos/07- elatodeuma _experiencia.pdf. 18 jan. 2007./*ref*/T. R. Anderson, D. J. Grayson. Improving students’ understanding of carbohydrate metabolism in first-year biochemistry at tertiary level. Research in Science Education. 1994; 24: 1-10./*ref*/R. Loguercio, D. Souza, J. Pino. Educação em Bioquímica: um programa disciplinar. Mapeando a educação em bioquímica no Brasil. Ciências e cognição. 2007; 10: 147-155. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org>. Acesso em: 18 mar. 2008./*ref*/K. J. Schönborn, T. R. Anderson, D. J. Grayson. Student difficulties with the interpretation of a textbook diagram of immunoglobulin G (IgG). Biochemistry and Molecular Biology Education. 2002; 30: 93-97./*ref*/D. C. Richardson, J. S. Richardson. Teaching molecular 3-D literacy. Biochemistry and Molecular Biology Education. 2002; 30: p. 21-26./*ref*/D. J. Grayson, T. R. Anderson, L. G. Crossley. A four-level framework for identifying and classifying student conceptual and reasoning difficulties. International Journal of Science Education. 2001; 23: 611-622./*ref*/M. Avegerinou, J. Ericson. A review of the concept of visual literacy. British Journal of Educational Technology. 1997; 28: 280-291./*ref*/J. W. Russell, R. B. Komza, T. Jones, J. Wykoff, N. Marx, J. Davis. Use of simultaneous - Synchronized macroscopic, microscopic and symbolic representations to enhance the teaching and learning of chemical concepts. Journal of Chemical Education. 1997; 74: 330-334./*ref*/J. Michael. Misconceptions – what students think they know? Advances in Physiology Education. American Psycological Society. 2002; 26: 5-6./*ref*/E. R. Mayer. Meaningful learning from words and pictures: An educational psychology of multimedia. American Psychological Association, Newsletter for educational psychologists. 2001; 24./*ref*/D. Hestenes, M. Wells, G. Swackhamer. Force Concept Inventory. The Physics Teacher. 1992; 30: 141-158./*ref*/J. M. Berg, J. L. Tymoczko, L. Stryer. Bioquímica. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004. 1059 p./*ref*/M. K. Campbell, S. O. Farrell. Bioquímica. 5. ed. São Paulo: Thomson learning; 2008. 845 p./*ref*/P. C. Champe, R. A. Harvey. Bioquímica Ilustrada. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed; 2006. 544 p./*ref*/T. M. Devlin. Manual de bioquímica com correlações clínicas. São Paulo: Edgard Blücher; 1998. 1084 p./*ref*/A. L. Lehninger, D. L. Nelson, M. M. Cox. Princípios de Bioquímica. São Paulo: Sarvier; 1995. 839 p./*ref*/A. Marzzoco, B. B. Torres. Bioquímica Básica. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2007. 386 p./*ref*/R. K. Murray, D. K. Granner, V. W. Rodwell. Bioquímica Ilustrada. 27 ed. São Paulo: McGraw Hill; 2007. 620 p./*ref*/D. Voet, J. G. Voet, C. W. Pratt. Fundamentos de Bioquímica. Porto Alegre: ArtMed; 2000. 931 p./*ref*/D. F. Andrade, H. R. Tavares, R. C. Valle. Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicações. São Paulo: Associação Brasileira de estatística; 2000. 154 p./*ref*/W. J. Boone, K. Scantlebury. The role of Rasch analysis when conducting Science Education Research utilizing multiple-choice tests. Science Education. 2005; 90: 253-269./*ref*/L. A. Tristán. Análisis de Rasch para Todos: una guía para evaluadores educativos. CENEVAL, México, DF; 2002./*ref*/R. M. Smith. Fit analysis in latent trait measurement models. Journal of Applied measurement. 2000; 1: 199-218./*ref*/C. M. Fox, J. A. Jones. Uses of Rasch modeling in counseling psychology research. Journal of Counseling Psychology. 1998; 45: 30-45./*ref*/M. J. G. Montesinos. El Análisis de Reactivos con el Modelo Rasch: manual técnico A. Serie Medición y Metodología. Tese. Universidad de Sonora. Instituto Nacional para La Evaluacion de la Educacion. México, DF; 2008. 110p.Direitos autorais 2013 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:25:44Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/155Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:25:44Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de Metabolismo Metabolic Pathways Visualization Skill Test: Development and Evaluation |
title |
Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de Metabolismo |
spellingShingle |
Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de Metabolismo S. V. Santos, Vanessa Jaqueline Vias Metabólicas; Literacia Visual; Questionário de Diagnóstico Metabolic Pathways; Visual Literacy; Diagnostic tool |
title_short |
Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de Metabolismo |
title_full |
Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de Metabolismo |
title_fullStr |
Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de Metabolismo |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de Metabolismo |
title_sort |
Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta para diagnóstico de Literacia Visual, contextualizada no Ensino de Metabolismo |
author |
S. V. Santos, Vanessa Jaqueline |
author_facet |
S. V. Santos, Vanessa Jaqueline Oliveira, Elaine Aparecida de Vega Garzon, Juan Carlos Galembeck, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Elaine Aparecida de Vega Garzon, Juan Carlos Galembeck, Eduardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
S. V. Santos, Vanessa Jaqueline Oliveira, Elaine Aparecida de Vega Garzon, Juan Carlos Galembeck, Eduardo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vias Metabólicas; Literacia Visual; Questionário de Diagnóstico Metabolic Pathways; Visual Literacy; Diagnostic tool |
topic |
Vias Metabólicas; Literacia Visual; Questionário de Diagnóstico Metabolic Pathways; Visual Literacy; Diagnostic tool |
description |
As Representações Externas (ERs), que constituem elementos visuais com relações espaciais que retratam os fenômenos do mundo externo aos indivíduos, têm sido apontadas como importantes elementos no processo de aprendizagem de Bioquímica, sendo usadas frequentemente de forma complementar à descrição de fenômenos bioquímicos complexos. Quando introduzidos ao estudo da Bioquímica, os alunos são expostos a um universo novo de representações externas usadas para ilustrar processos que ocorrem no nível molecular. A construção de tais modelos é baseada no uso de abstração e do raciocínio lógico. A dificuldade na compreensão de tais modelos pode se constituir numa barreira para o aprendizado de conteúdos da Bioquímica. No presente trabalho descreve-se o desenvolvimento e implementação de um teste de diagnóstico das habilidades de visualização necessárias para a compreensão das representações de vias metabólicas. Os resultados obtidos mostram que a ferramenta desenvolvida pode ser útil para professores diagnosticarem o nível de compreensão das representações de vias metabólicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/155 10.16923/reb.v11i1.155 |
url |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/155 |
identifier_str_mv |
10.16923/reb.v11i1.155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/155/240 /*ref*/K. J. Schönborn, T. R. Anderson. The Importance of Visual Literacy in the Education of Biochemists, Biochem. Mol. Biol. Educ. 2006; 34: 94–102. /*ref*/T. Wright, S. Hamilton. Assessing student understanding in the molecular life sciences using a concept inventory. In ATN Assessment 08: Engaging Students with Assessment. Adelaide, Australia. 2008; 216-224. /*ref*/S. Howitt, T. Anderson, M. Costa, S. Hamilton, T. Wright. A Concept Inventory for Molecular Life Sciences: How will it help your teaching practice? Australian Biochemist. 2008; 39: 14-17. /*ref*/A. M. P. Azevedo, G. B. Lazzarotto, M. I. Timm, M. A. Zaro. Relato de uma experiência com o uso do Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual do Ciclo de Krebs. [periódicos na internet]. 2004. Acesso em 10 de outubro de 2011. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/mar2004/artigos/07- elatodeuma _experiencia.pdf. 18 jan. 2007. /*ref*/T. R. Anderson, D. J. Grayson. Improving students’ understanding of carbohydrate metabolism in first-year biochemistry at tertiary level. Research in Science Education. 1994; 24: 1-10. /*ref*/R. Loguercio, D. Souza, J. Pino. Educação em Bioquímica: um programa disciplinar. Mapeando a educação em bioquímica no Brasil. Ciências e cognição. 2007; 10: 147-155. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org>. Acesso em: 18 mar. 2008. /*ref*/K. J. Schönborn, T. R. Anderson, D. J. Grayson. Student difficulties with the interpretation of a textbook diagram of immunoglobulin G (IgG). Biochemistry and Molecular Biology Education. 2002; 30: 93-97. /*ref*/D. C. Richardson, J. S. Richardson. Teaching molecular 3-D literacy. Biochemistry and Molecular Biology Education. 2002; 30: p. 21-26. /*ref*/D. J. Grayson, T. R. Anderson, L. G. Crossley. A four-level framework for identifying and classifying student conceptual and reasoning difficulties. International Journal of Science Education. 2001; 23: 611-622. /*ref*/M. Avegerinou, J. Ericson. A review of the concept of visual literacy. British Journal of Educational Technology. 1997; 28: 280-291. /*ref*/J. W. Russell, R. B. Komza, T. Jones, J. Wykoff, N. Marx, J. Davis. Use of simultaneous - Synchronized macroscopic, microscopic and symbolic representations to enhance the teaching and learning of chemical concepts. Journal of Chemical Education. 1997; 74: 330-334. /*ref*/J. Michael. Misconceptions – what students think they know? Advances in Physiology Education. American Psycological Society. 2002; 26: 5-6. /*ref*/E. R. Mayer. Meaningful learning from words and pictures: An educational psychology of multimedia. American Psychological Association, Newsletter for educational psychologists. 2001; 24. /*ref*/D. Hestenes, M. Wells, G. Swackhamer. Force Concept Inventory. The Physics Teacher. 1992; 30: 141-158. /*ref*/J. M. Berg, J. L. Tymoczko, L. Stryer. Bioquímica. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004. 1059 p. /*ref*/M. K. Campbell, S. O. Farrell. Bioquímica. 5. ed. São Paulo: Thomson learning; 2008. 845 p. /*ref*/P. C. Champe, R. A. Harvey. Bioquímica Ilustrada. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed; 2006. 544 p. /*ref*/T. M. Devlin. Manual de bioquímica com correlações clínicas. São Paulo: Edgard Blücher; 1998. 1084 p. /*ref*/A. L. Lehninger, D. L. Nelson, M. M. Cox. Princípios de Bioquímica. São Paulo: Sarvier; 1995. 839 p. /*ref*/A. Marzzoco, B. B. Torres. Bioquímica Básica. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2007. 386 p. /*ref*/R. K. Murray, D. K. Granner, V. W. Rodwell. Bioquímica Ilustrada. 27 ed. São Paulo: McGraw Hill; 2007. 620 p. /*ref*/D. Voet, J. G. Voet, C. W. Pratt. Fundamentos de Bioquímica. Porto Alegre: ArtMed; 2000. 931 p. /*ref*/D. F. Andrade, H. R. Tavares, R. C. Valle. Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicações. São Paulo: Associação Brasileira de estatística; 2000. 154 p. /*ref*/W. J. Boone, K. Scantlebury. The role of Rasch analysis when conducting Science Education Research utilizing multiple-choice tests. Science Education. 2005; 90: 253-269. /*ref*/L. A. Tristán. Análisis de Rasch para Todos: una guía para evaluadores educativos. CENEVAL, México, DF; 2002. /*ref*/R. M. Smith. Fit analysis in latent trait measurement models. Journal of Applied measurement. 2000; 1: 199-218. /*ref*/C. M. Fox, J. A. Jones. Uses of Rasch modeling in counseling psychology research. Journal of Counseling Psychology. 1998; 45: 30-45. /*ref*/M. J. G. Montesinos. El Análisis de Reactivos con el Modelo Rasch: manual técnico A. Serie Medición y Metodología. Tese. Universidad de Sonora. Instituto Nacional para La Evaluacion de la Educacion. México, DF; 2008. 110p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2013 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2013 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 11, n. 1 (2013): REB; 54-88 Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 11, n. 1 (2013): REB; 54-88 Journal of Biochemistry Education; v. 11, n. 1 (2013): REB; 54-88 Revista de Ensino de Bioquímica; v. 11, n. 1 (2013): REB; 54-88 2318-8790 reponame:Revista de Ensino de Bioquímica instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) instacron:SBBQM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
instacron_str |
SBBQM |
institution |
SBBQM |
reponame_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
collection |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com |
_version_ |
1752126679568875520 |