O vídeo didático "Conhecendo o Solo" e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06832013000200025 |
Resumo: | O uso de recursos audiovisuais no ensino de solos, como estímulo para os alunos, pode auxiliar na construção de um conhecimento crítico e reflexivo. Este trabalho objetivou analisar a contribuição do vídeo "Conhecendo o Solo" no ensino e na aprendizagem dessa temática no nível fundamental. Com o intuito de estimular os alunos a perceber a importância dos solos nos ambientes, esse vídeo foi aplicado como conteúdo de ensino. Em seguida, foi aplicado um questionário, em que os alunos descreveram as principais ideias transmitidas por esse, especificando os pontos positivos e negativos do recurso utilizado. A análise do questionário revelou que o uso do vídeo foi um facilitador da aprendizagem. Porém, as respostas dos estudantes indicaram que alguns aspectos necessitam de adequações, como o dinamismo, a interatividade, a quantidade de informações e a narração. Mesmo assim, o recurso foi classificado pela maioria dos alunos como adequado, e o repertório de conteúdos apresentou similaridade com o exposto no vídeo, caracterizando-o como um recurso de influência positiva no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
SBCS-1_e712571e4122d92151fbe076f6469495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-06832013000200025 |
network_acronym_str |
SBCS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O vídeo didático "Conhecendo o Solo" e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamentalmídias na educaçãotecnologias educacionaiseducação em solosO uso de recursos audiovisuais no ensino de solos, como estímulo para os alunos, pode auxiliar na construção de um conhecimento crítico e reflexivo. Este trabalho objetivou analisar a contribuição do vídeo "Conhecendo o Solo" no ensino e na aprendizagem dessa temática no nível fundamental. Com o intuito de estimular os alunos a perceber a importância dos solos nos ambientes, esse vídeo foi aplicado como conteúdo de ensino. Em seguida, foi aplicado um questionário, em que os alunos descreveram as principais ideias transmitidas por esse, especificando os pontos positivos e negativos do recurso utilizado. A análise do questionário revelou que o uso do vídeo foi um facilitador da aprendizagem. Porém, as respostas dos estudantes indicaram que alguns aspectos necessitam de adequações, como o dinamismo, a interatividade, a quantidade de informações e a narração. Mesmo assim, o recurso foi classificado pela maioria dos alunos como adequado, e o repertório de conteúdos apresentou similaridade com o exposto no vídeo, caracterizando-o como um recurso de influência positiva no processo de ensino e aprendizagem.Sociedade Brasileira de Ciência do Solo2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06832013000200025Revista Brasileira de Ciência do Solo v.37 n.2 2013reponame:Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS)instacron:SBCS10.1590/S0100-06832013000200025info:eu-repo/semantics/openAccessJesus,Olinda Soares Fernandes deMendonça,ThiagoAraújo,Izabel Cristina LeinigCantelli,Katy BonizaLima,Marcelo Ricardo depor2013-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S0100-06832013000200025Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-0683&lng=es&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbcs@ufv.br1806-96570100-0683opendoar:2013-06-03T00:00Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online) - Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O vídeo didático "Conhecendo o Solo" e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
title |
O vídeo didático "Conhecendo o Solo" e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
spellingShingle |
O vídeo didático "Conhecendo o Solo" e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental Jesus,Olinda Soares Fernandes de mídias na educação tecnologias educacionais educação em solos |
title_short |
O vídeo didático "Conhecendo o Solo" e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
title_full |
O vídeo didático "Conhecendo o Solo" e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
title_fullStr |
O vídeo didático "Conhecendo o Solo" e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O vídeo didático "Conhecendo o Solo" e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
title_sort |
O vídeo didático "Conhecendo o Solo" e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
author |
Jesus,Olinda Soares Fernandes de |
author_facet |
Jesus,Olinda Soares Fernandes de Mendonça,Thiago Araújo,Izabel Cristina Leinig Cantelli,Katy Boniza Lima,Marcelo Ricardo de |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça,Thiago Araújo,Izabel Cristina Leinig Cantelli,Katy Boniza Lima,Marcelo Ricardo de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus,Olinda Soares Fernandes de Mendonça,Thiago Araújo,Izabel Cristina Leinig Cantelli,Katy Boniza Lima,Marcelo Ricardo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mídias na educação tecnologias educacionais educação em solos |
topic |
mídias na educação tecnologias educacionais educação em solos |
description |
O uso de recursos audiovisuais no ensino de solos, como estímulo para os alunos, pode auxiliar na construção de um conhecimento crítico e reflexivo. Este trabalho objetivou analisar a contribuição do vídeo "Conhecendo o Solo" no ensino e na aprendizagem dessa temática no nível fundamental. Com o intuito de estimular os alunos a perceber a importância dos solos nos ambientes, esse vídeo foi aplicado como conteúdo de ensino. Em seguida, foi aplicado um questionário, em que os alunos descreveram as principais ideias transmitidas por esse, especificando os pontos positivos e negativos do recurso utilizado. A análise do questionário revelou que o uso do vídeo foi um facilitador da aprendizagem. Porém, as respostas dos estudantes indicaram que alguns aspectos necessitam de adequações, como o dinamismo, a interatividade, a quantidade de informações e a narração. Mesmo assim, o recurso foi classificado pela maioria dos alunos como adequado, e o repertório de conteúdos apresentou similaridade com o exposto no vídeo, caracterizando-o como um recurso de influência positiva no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06832013000200025 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06832013000200025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-06832013000200025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Ciência do Solo |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Ciência do Solo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência do Solo v.37 n.2 2013 reponame:Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online) instname:Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) instacron:SBCS |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) |
instacron_str |
SBCS |
institution |
SBCS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online) - Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sbcs@ufv.br |
_version_ |
1752126518567370752 |