Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Benedita de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2157
Resumo: Este artigo analisa experiência de uso do vídeo e da televisão no processo de ensino e aprendizagem de alunos em alfabetização, em escola pública do ensino fundamental do interior de São Paulo. Pressupõe que a educação deve habilitar o sujeito para leitura e entendimento de seu mundo e considera que os meios de comunicação vídeo e televisão alteram as práticas sociais, representando novos compromissos para os educadores, e requerem sua discussão nos espaços/tempos de aprendizagem. Apresenta resultados de pesquisa sobre o uso de tais instrumentos como suporte pedagógico e objeto de reflexão no processo de alfabetização, sob o referencial teórico de educação como processo intencional, emancipatório e dialógico. A pesquisa permitiu que se desvelassem limites e possibilidades, critérios e estratégias para o uso pedagógico dos instrumentos, oferecendo subsídios teórico-práticos para o trabalho docente de alfabetização e para a formação inicial ou continuada de professores. Evidenciou também que agregar a reflexão nos processos de significação de mensagens e trabalhar a relação escola/criança/vídeo/TV numa perspectiva crítica e dialógica permite à escola atuação positiva na recepção e capacita os educandos para atitudes de reflexão e de crítica.
id UNISC-3_ae33e253e936502215c540707e205212
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/2157
network_acronym_str UNISC-3
network_name_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetizaçãoAlfabetização. Formação de Professores. Mídia e Educação.Este artigo analisa experiência de uso do vídeo e da televisão no processo de ensino e aprendizagem de alunos em alfabetização, em escola pública do ensino fundamental do interior de São Paulo. Pressupõe que a educação deve habilitar o sujeito para leitura e entendimento de seu mundo e considera que os meios de comunicação vídeo e televisão alteram as práticas sociais, representando novos compromissos para os educadores, e requerem sua discussão nos espaços/tempos de aprendizagem. Apresenta resultados de pesquisa sobre o uso de tais instrumentos como suporte pedagógico e objeto de reflexão no processo de alfabetização, sob o referencial teórico de educação como processo intencional, emancipatório e dialógico. A pesquisa permitiu que se desvelassem limites e possibilidades, critérios e estratégias para o uso pedagógico dos instrumentos, oferecendo subsídios teórico-práticos para o trabalho docente de alfabetização e para a formação inicial ou continuada de professores. Evidenciou também que agregar a reflexão nos processos de significação de mensagens e trabalhar a relação escola/criança/vídeo/TV numa perspectiva crítica e dialógica permite à escola atuação positiva na recepção e capacita os educandos para atitudes de reflexão e de crítica.Edunisc2011-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/215710.17058/signo.v36i61.2157Signo; v. 36 n. 61 (2011): Linguagem, Tecnologia e Mídia; 381-4001982-2014reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2157/1789Almeida, Benedita deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-26T18:03:12Zoai:ojs.online.unisc.br:article/2157Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/signohttp://online.unisc.br/seer/index.php/signo/oairgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com1982-20140101-1812opendoar:2018-07-26T18:03:12Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização
title Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização
spellingShingle Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização
Almeida, Benedita de
Alfabetização. Formação de Professores. Mídia e Educação.
title_short Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização
title_full Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização
title_fullStr Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização
title_full_unstemmed Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização
title_sort Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização
author Almeida, Benedita de
author_facet Almeida, Benedita de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Benedita de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Formação de Professores. Mídia e Educação.
topic Alfabetização. Formação de Professores. Mídia e Educação.
description Este artigo analisa experiência de uso do vídeo e da televisão no processo de ensino e aprendizagem de alunos em alfabetização, em escola pública do ensino fundamental do interior de São Paulo. Pressupõe que a educação deve habilitar o sujeito para leitura e entendimento de seu mundo e considera que os meios de comunicação vídeo e televisão alteram as práticas sociais, representando novos compromissos para os educadores, e requerem sua discussão nos espaços/tempos de aprendizagem. Apresenta resultados de pesquisa sobre o uso de tais instrumentos como suporte pedagógico e objeto de reflexão no processo de alfabetização, sob o referencial teórico de educação como processo intencional, emancipatório e dialógico. A pesquisa permitiu que se desvelassem limites e possibilidades, critérios e estratégias para o uso pedagógico dos instrumentos, oferecendo subsídios teórico-práticos para o trabalho docente de alfabetização e para a formação inicial ou continuada de professores. Evidenciou também que agregar a reflexão nos processos de significação de mensagens e trabalhar a relação escola/criança/vídeo/TV numa perspectiva crítica e dialógica permite à escola atuação positiva na recepção e capacita os educandos para atitudes de reflexão e de crítica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2157
10.17058/signo.v36i61.2157
url https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2157
identifier_str_mv 10.17058/signo.v36i61.2157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2157/1789
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edunisc
publisher.none.fl_str_mv Edunisc
dc.source.none.fl_str_mv Signo; v. 36 n. 61 (2011): Linguagem, Tecnologia e Mídia; 381-400
1982-2014
reponame:Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
collection Signo (Santa Cruz do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Signo (Santa Cruz do Sul. Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv rgabriel@unisc.br||revistasigno.unisc@gmail.com
_version_ 1800218789280743424