Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, José Marcos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Filho, Inocêncio Fernandes Balieiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66
Resumo: Apresentamos neste artigo os resultados da aplicação de uma proposta didático‐pedagógica para o Ensino Médio,  que teve como ponto de partida para a construção dos conceitos básicos de probabilidade uma situação de jogo  associada à resolução de problemas. Trata‐se de uma pesquisa de intervenção na prática escolar com base na pesquisaação colaborativa. A proposta de ensino foi aplicada por três professoras em quatro salas do segundo ano do Ensino  Médio de uma escola pública de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil. O objetivo da pesquisa foi  investigar as percepções das professoras de Ensino Médio, sobre mudanças ocorridas em suas práticas na sala de aula  e também discutir o ensino e a aprendizagem de Probabilidade a partir do uso de jogos e resolução de problemas.
id SBEM_28c03f07bf8cd0b2d161e379a22e4012
oai_identifier_str oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/66
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de ProbabilidadeApresentamos neste artigo os resultados da aplicação de uma proposta didático‐pedagógica para o Ensino Médio,  que teve como ponto de partida para a construção dos conceitos básicos de probabilidade uma situação de jogo  associada à resolução de problemas. Trata‐se de uma pesquisa de intervenção na prática escolar com base na pesquisaação colaborativa. A proposta de ensino foi aplicada por três professoras em quatro salas do segundo ano do Ensino  Médio de uma escola pública de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil. O objetivo da pesquisa foi  investigar as percepções das professoras de Ensino Médio, sobre mudanças ocorridas em suas práticas na sala de aula  e também discutir o ensino e a aprendizagem de Probabilidade a partir do uso de jogos e resolução de problemas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 37 - 542526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66/pdfCopyright (c) 2017 José Marcos Lopes, Inocêncio Fernandes Balieiro Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, José MarcosFilho, Inocêncio Fernandes Balieiro2021-05-06T16:12:04ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade
title Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade
spellingShingle Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade
Lopes, José Marcos
title_short Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade
title_full Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade
title_fullStr Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade
title_full_unstemmed Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade
title_sort Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade
author Lopes, José Marcos
author_facet Lopes, José Marcos
Filho, Inocêncio Fernandes Balieiro
author_role author
author2 Filho, Inocêncio Fernandes Balieiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, José Marcos
Filho, Inocêncio Fernandes Balieiro
description Apresentamos neste artigo os resultados da aplicação de uma proposta didático‐pedagógica para o Ensino Médio,  que teve como ponto de partida para a construção dos conceitos básicos de probabilidade uma situação de jogo  associada à resolução de problemas. Trata‐se de uma pesquisa de intervenção na prática escolar com base na pesquisaação colaborativa. A proposta de ensino foi aplicada por três professoras em quatro salas do segundo ano do Ensino  Médio de uma escola pública de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil. O objetivo da pesquisa foi  investigar as percepções das professoras de Ensino Médio, sobre mudanças ocorridas em suas práticas na sala de aula  e também discutir o ensino e a aprendizagem de Probabilidade a partir do uso de jogos e resolução de problemas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 José Marcos Lopes, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 José Marcos Lopes, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54
Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54
Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54
Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1730542052183113728