Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66 |
Resumo: | Apresentamos neste artigo os resultados da aplicação de uma proposta didático‐pedagógica para o Ensino Médio, que teve como ponto de partida para a construção dos conceitos básicos de probabilidade uma situação de jogo associada à resolução de problemas. Trata‐se de uma pesquisa de intervenção na prática escolar com base na pesquisaação colaborativa. A proposta de ensino foi aplicada por três professoras em quatro salas do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil. O objetivo da pesquisa foi investigar as percepções das professoras de Ensino Médio, sobre mudanças ocorridas em suas práticas na sala de aula e também discutir o ensino e a aprendizagem de Probabilidade a partir do uso de jogos e resolução de problemas. |
id |
SBEM_28c03f07bf8cd0b2d161e379a22e4012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistasbemsp.com.br:article/66 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de ProbabilidadeApresentamos neste artigo os resultados da aplicação de uma proposta didático‐pedagógica para o Ensino Médio, que teve como ponto de partida para a construção dos conceitos básicos de probabilidade uma situação de jogo associada à resolução de problemas. Trata‐se de uma pesquisa de intervenção na prática escolar com base na pesquisaação colaborativa. A proposta de ensino foi aplicada por três professoras em quatro salas do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil. O objetivo da pesquisa foi investigar as percepções das professoras de Ensino Médio, sobre mudanças ocorridas em suas práticas na sala de aula e também discutir o ensino e a aprendizagem de Probabilidade a partir do uso de jogos e resolução de problemas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 37 - 542526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66/pdfCopyright (c) 2017 José Marcos Lopes, Inocêncio Fernandes Balieiro Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, José MarcosFilho, Inocêncio Fernandes Balieiro2021-05-06T16:12:04ZRevistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade |
title |
Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade |
spellingShingle |
Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade Lopes, José Marcos |
title_short |
Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade |
title_full |
Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade |
title_fullStr |
Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade |
title_full_unstemmed |
Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade |
title_sort |
Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade |
author |
Lopes, José Marcos |
author_facet |
Lopes, José Marcos Filho, Inocêncio Fernandes Balieiro |
author_role |
author |
author2 |
Filho, Inocêncio Fernandes Balieiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, José Marcos Filho, Inocêncio Fernandes Balieiro |
description |
Apresentamos neste artigo os resultados da aplicação de uma proposta didático‐pedagógica para o Ensino Médio, que teve como ponto de partida para a construção dos conceitos básicos de probabilidade uma situação de jogo associada à resolução de problemas. Trata‐se de uma pesquisa de intervenção na prática escolar com base na pesquisaação colaborativa. A proposta de ensino foi aplicada por três professoras em quatro salas do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil. O objetivo da pesquisa foi investigar as percepções das professoras de Ensino Médio, sobre mudanças ocorridas em suas práticas na sala de aula e também discutir o ensino e a aprendizagem de Probabilidade a partir do uso de jogos e resolução de problemas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/66/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 José Marcos Lopes, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 José Marcos Lopes, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 13 No. 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54 Revista de Educação Matemática; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54 Revista de Educação Matemática; Vol. 13 Núm. 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54 Revista de Educação Matemática; v. 13 n. 15: Jan/Dez 2011; 37 - 54 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1730542052183113728 |