Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/269 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo investigar a abordagem do conceito de quadriláteros notáveis presente em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental, em especial, os tipos de tarefas explorados. Desse modo, usamos como âncora teórica a Teoria Antropológica do Didático – TAD, desenvolvida por Chevallard (1999), e a definição de quadriláteros proposta por Lima e Carvalho (2010). Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa apresenta uma análise documental, na qual, foi escolhido um livro didático de Matemática do 8º ano do ensino fundamental, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017, especificamente, o livro dedicado ao professor. Então, realizamos a identificação dos tipos de tarefas presentes no capítulo do livro voltado para o mencionado objeto geométrico. Os dados construídos sinalizam que o tipo de tarefa mais evidente no livro analisado é Determinar a medida de uma grandeza geométrica associada a um quadrilátero notável, com uma frequência aproximada de 38,53% do geral de tarefas investigadas. O estudo desenvolvido sinaliza a tendência em abordar os quadriláteros notáveis por meio de tarefas que explorem a produção dessas figuras geométricas, fazendo uso, por exemplo, de seus atributos e de suas propriedades. Portanto, destacamos a necessidade de se abordarem os quadriláteros notáveis por meio de tarefas que explorem a produção dessas figuras geométricas, fazendo uso, por exemplo, de seus atributos e de suas propriedades. Tal demanda poderá estimular o progresso da aprendizagem geométrica dos estudantes do ensino fundamental. |
id |
SBEM_5211629093882d50f1a86d7467ef3736 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/269 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do DidáticoQuadriláteros NotáveisLivro DidáticoTeoria Antropológica do DidáticoEste estudo teve por objetivo investigar a abordagem do conceito de quadriláteros notáveis presente em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental, em especial, os tipos de tarefas explorados. Desse modo, usamos como âncora teórica a Teoria Antropológica do Didático – TAD, desenvolvida por Chevallard (1999), e a definição de quadriláteros proposta por Lima e Carvalho (2010). Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa apresenta uma análise documental, na qual, foi escolhido um livro didático de Matemática do 8º ano do ensino fundamental, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017, especificamente, o livro dedicado ao professor. Então, realizamos a identificação dos tipos de tarefas presentes no capítulo do livro voltado para o mencionado objeto geométrico. Os dados construídos sinalizam que o tipo de tarefa mais evidente no livro analisado é Determinar a medida de uma grandeza geométrica associada a um quadrilátero notável, com uma frequência aproximada de 38,53% do geral de tarefas investigadas. O estudo desenvolvido sinaliza a tendência em abordar os quadriláteros notáveis por meio de tarefas que explorem a produção dessas figuras geométricas, fazendo uso, por exemplo, de seus atributos e de suas propriedades. Portanto, destacamos a necessidade de se abordarem os quadriláteros notáveis por meio de tarefas que explorem a produção dessas figuras geométricas, fazendo uso, por exemplo, de seus atributos e de suas propriedades. Tal demanda poderá estimular o progresso da aprendizagem geométrica dos estudantes do ensino fundamental.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/269Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 353 - 372Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 353 - 372Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 353 - 3722526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/269/278https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, André Pereira daSantos, Marilene Rosa dos2023-07-11T16:12:38Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/269Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T16:12:38Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático |
title |
Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático |
spellingShingle |
Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático Costa, André Pereira da Quadriláteros Notáveis Livro Didático Teoria Antropológica do Didático |
title_short |
Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático |
title_full |
Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático |
title_fullStr |
Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático |
title_full_unstemmed |
Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático |
title_sort |
Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático |
author |
Costa, André Pereira da |
author_facet |
Costa, André Pereira da Santos, Marilene Rosa dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Marilene Rosa dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, André Pereira da Santos, Marilene Rosa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quadriláteros Notáveis Livro Didático Teoria Antropológica do Didático |
topic |
Quadriláteros Notáveis Livro Didático Teoria Antropológica do Didático |
description |
Este estudo teve por objetivo investigar a abordagem do conceito de quadriláteros notáveis presente em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental, em especial, os tipos de tarefas explorados. Desse modo, usamos como âncora teórica a Teoria Antropológica do Didático – TAD, desenvolvida por Chevallard (1999), e a definição de quadriláteros proposta por Lima e Carvalho (2010). Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa apresenta uma análise documental, na qual, foi escolhido um livro didático de Matemática do 8º ano do ensino fundamental, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017, especificamente, o livro dedicado ao professor. Então, realizamos a identificação dos tipos de tarefas presentes no capítulo do livro voltado para o mencionado objeto geométrico. Os dados construídos sinalizam que o tipo de tarefa mais evidente no livro analisado é Determinar a medida de uma grandeza geométrica associada a um quadrilátero notável, com uma frequência aproximada de 38,53% do geral de tarefas investigadas. O estudo desenvolvido sinaliza a tendência em abordar os quadriláteros notáveis por meio de tarefas que explorem a produção dessas figuras geométricas, fazendo uso, por exemplo, de seus atributos e de suas propriedades. Portanto, destacamos a necessidade de se abordarem os quadriláteros notáveis por meio de tarefas que explorem a produção dessas figuras geométricas, fazendo uso, por exemplo, de seus atributos e de suas propriedades. Tal demanda poderá estimular o progresso da aprendizagem geométrica dos estudantes do ensino fundamental. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/269 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/269/278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 19 (2018): maio/ago. 2018; 353 - 372 Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 19 (2018): maio/ago. 2018; 353 - 372 Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018; 353 - 372 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495570153472 |