A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Zontini, Laynara dos Reis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Burak, Dionísio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/236
Resumo: Nesse artigo apresentamos uma discussão sobre o programa Sala de Apoio à Aprendizagem como um espaço para a Modelagem Matemática em uma perspectiva de Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fenomenológica orientada pela interrogação: Como os professores compreendem a Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para atividades com Modelagem Matemática? A interrogação solicitou ir ao encontro dos professores que trabalham nessas turmas, por isso realizamos uma oficina sobre Modelagem Matemática com esses sujeitos a partir da qual foram produzidos os dados da pesquisa. A fala dos professores revelou a Sala de Apoio como espaço fértil para atividades com Modelagem, mas sinalizou a necessidade de lógicas formativas que contribuam com mudança da prática docente.
id SBEM_65cf93887c93486850ec724a5b83d48f
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/236
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem MatemáticaModelagem MatemáticaSala de Apoio à AprendizagemFenomenologiaNesse artigo apresentamos uma discussão sobre o programa Sala de Apoio à Aprendizagem como um espaço para a Modelagem Matemática em uma perspectiva de Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fenomenológica orientada pela interrogação: Como os professores compreendem a Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para atividades com Modelagem Matemática? A interrogação solicitou ir ao encontro dos professores que trabalham nessas turmas, por isso realizamos uma oficina sobre Modelagem Matemática com esses sujeitos a partir da qual foram produzidos os dados da pesquisa. A fala dos professores revelou a Sala de Apoio como espaço fértil para atividades com Modelagem, mas sinalizou a necessidade de lógicas formativas que contribuam com mudança da prática docente.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/236Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 135 - 153Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 135 - 153Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 135 - 1532526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/236/247https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Zontini, Laynara dos ReisBurak, Dionísio2023-07-11T02:48:56Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/236Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T02:48:56Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem Matemática
title A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem Matemática
spellingShingle A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem Matemática
Santos Zontini, Laynara dos Reis
Modelagem Matemática
Sala de Apoio à Aprendizagem
Fenomenologia
title_short A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem Matemática
title_full A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem Matemática
title_fullStr A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem Matemática
title_full_unstemmed A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem Matemática
title_sort A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem Matemática
author Santos Zontini, Laynara dos Reis
author_facet Santos Zontini, Laynara dos Reis
Burak, Dionísio
author_role author
author2 Burak, Dionísio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Zontini, Laynara dos Reis
Burak, Dionísio
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Sala de Apoio à Aprendizagem
Fenomenologia
topic Modelagem Matemática
Sala de Apoio à Aprendizagem
Fenomenologia
description Nesse artigo apresentamos uma discussão sobre o programa Sala de Apoio à Aprendizagem como um espaço para a Modelagem Matemática em uma perspectiva de Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fenomenológica orientada pela interrogação: Como os professores compreendem a Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para atividades com Modelagem Matemática? A interrogação solicitou ir ao encontro dos professores que trabalham nessas turmas, por isso realizamos uma oficina sobre Modelagem Matemática com esses sujeitos a partir da qual foram produzidos os dados da pesquisa. A fala dos professores revelou a Sala de Apoio como espaço fértil para atividades com Modelagem, mas sinalizou a necessidade de lógicas formativas que contribuam com mudança da prática docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/236
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/236/247
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 135 - 153
Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 135 - 153
Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 135 - 153
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495521918976