Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283 |
Resumo: | O artigo valoriza as experiências de aprendizagem profissional docente situadas em um contexto interdisciplinar de formação dos futuros professores, como o constitui o curso Estágio Supervisionado I, oferecido pela Faculdade de Educação (FE/Unicamp). O objetivo principal da pesquisa em desenvolvimento é compreender as práticas de aprendizagem profissional docente dos estagiários da Licenciatura em matemática a partir da participação em experiências interdisciplinares na FE/Unicamp. Como referencial teórico da pesquisa usamos o conceito de Aprendizagem Situada da Teoria Social da Aprendizagem, a participação em Comunidades de Prática e a identidade (profissional). A pesquisa é de tipo qualitativa, tendo como materiais empíricos os diários de campo da pesquisadora, diários de campo dos estagiários, planos de intervenção dos estagiários nas escolas campo de Estágio, relatórios finais da disciplina, questionário e entrevistas (individual e grupal) dos 18 estagiários participantes da pesquisa, os quais compõem o corpo de análise e interpretação dos dados. As análises narrativas desenvolvidas com as quatro estagiárias da Licenciatura em matemática, apresentam uma forma de compreender as experiências das estagiárias sobre as práticas nos quatro cenários identificados: o Curso, os Grupos Interdisciplinares, a Escola, e a plataforma virtual de registro das narrativas (TelEduc). |
id |
SBEM_9899f9d72fa51aa0e737038c346c73f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/283 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/UnicampEstágio Supervisionado InterdisciplinarAprendizagem situadaComunidades de práticaO artigo valoriza as experiências de aprendizagem profissional docente situadas em um contexto interdisciplinar de formação dos futuros professores, como o constitui o curso Estágio Supervisionado I, oferecido pela Faculdade de Educação (FE/Unicamp). O objetivo principal da pesquisa em desenvolvimento é compreender as práticas de aprendizagem profissional docente dos estagiários da Licenciatura em matemática a partir da participação em experiências interdisciplinares na FE/Unicamp. Como referencial teórico da pesquisa usamos o conceito de Aprendizagem Situada da Teoria Social da Aprendizagem, a participação em Comunidades de Prática e a identidade (profissional). A pesquisa é de tipo qualitativa, tendo como materiais empíricos os diários de campo da pesquisadora, diários de campo dos estagiários, planos de intervenção dos estagiários nas escolas campo de Estágio, relatórios finais da disciplina, questionário e entrevistas (individual e grupal) dos 18 estagiários participantes da pesquisa, os quais compõem o corpo de análise e interpretação dos dados. As análises narrativas desenvolvidas com as quatro estagiárias da Licenciatura em matemática, apresentam uma forma de compreender as experiências das estagiárias sobre as práticas nos quatro cenários identificados: o Curso, os Grupos Interdisciplinares, a Escola, e a plataforma virtual de registro das narrativas (TelEduc). Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 160 - 172Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 160 - 172Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 160 - 1722526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283/292https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Acevedo Rincon, Jenny Patricia2023-07-12T01:54:40Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/283Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T01:54:40Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp |
title |
Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp |
spellingShingle |
Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp Acevedo Rincon, Jenny Patricia Estágio Supervisionado Interdisciplinar Aprendizagem situada Comunidades de prática |
title_short |
Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp |
title_full |
Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp |
title_fullStr |
Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp |
title_sort |
Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp |
author |
Acevedo Rincon, Jenny Patricia |
author_facet |
Acevedo Rincon, Jenny Patricia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acevedo Rincon, Jenny Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado Interdisciplinar Aprendizagem situada Comunidades de prática |
topic |
Estágio Supervisionado Interdisciplinar Aprendizagem situada Comunidades de prática |
description |
O artigo valoriza as experiências de aprendizagem profissional docente situadas em um contexto interdisciplinar de formação dos futuros professores, como o constitui o curso Estágio Supervisionado I, oferecido pela Faculdade de Educação (FE/Unicamp). O objetivo principal da pesquisa em desenvolvimento é compreender as práticas de aprendizagem profissional docente dos estagiários da Licenciatura em matemática a partir da participação em experiências interdisciplinares na FE/Unicamp. Como referencial teórico da pesquisa usamos o conceito de Aprendizagem Situada da Teoria Social da Aprendizagem, a participação em Comunidades de Prática e a identidade (profissional). A pesquisa é de tipo qualitativa, tendo como materiais empíricos os diários de campo da pesquisadora, diários de campo dos estagiários, planos de intervenção dos estagiários nas escolas campo de Estágio, relatórios finais da disciplina, questionário e entrevistas (individual e grupal) dos 18 estagiários participantes da pesquisa, os quais compõem o corpo de análise e interpretação dos dados. As análises narrativas desenvolvidas com as quatro estagiárias da Licenciatura em matemática, apresentam uma forma de compreender as experiências das estagiárias sobre as práticas nos quatro cenários identificados: o Curso, os Grupos Interdisciplinares, a Escola, e a plataforma virtual de registro das narrativas (TelEduc). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283/292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 160 - 172 Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 160 - 172 Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 160 - 172 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495591124992 |