Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044 |
Resumo: | Neste artigo, relatamos uma experiência no contexto de um curso de formação continuada com professores acerca do desenvolvimento dos conhecimentos didáticos da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é analisar as compreensões de dois professores sobre como os alunos podem desenvolver o pensamento algébrico mediante a resolução de tarefas com generalização de padrões. Assim, adotamos o Labor Conjunto, proposto na Teoria da Objetivação, como metodologia, visando destacar os processos de objetivação e subjetivação cujos sujeitos envolvidos passaram em um dos encontros do curso. A produção dos dados ocorreu a partir da videogravação, particularmente nos apontamentos dos professores sobre um dos problemas do material de leitura. Dentre os resultados, sublinhamos as compreensões dos professores referentes aos vetores do pensamento algébrico que os alunos podem mobilizar para alcançar a generalização algébrica. Em suma, acreditamos que a metodologia adotada foi indispensável para a aprendizagem coletiva na modalidade on-line. |
id |
SBEM_MAT-1_07779d33700cba2f5208d5aaf37c7f0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/3044 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-lineNeste artigo, relatamos uma experiência no contexto de um curso de formação continuada com professores acerca do desenvolvimento dos conhecimentos didáticos da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é analisar as compreensões de dois professores sobre como os alunos podem desenvolver o pensamento algébrico mediante a resolução de tarefas com generalização de padrões. Assim, adotamos o Labor Conjunto, proposto na Teoria da Objetivação, como metodologia, visando destacar os processos de objetivação e subjetivação cujos sujeitos envolvidos passaram em um dos encontros do curso. A produção dos dados ocorreu a partir da videogravação, particularmente nos apontamentos dos professores sobre um dos problemas do material de leitura. Dentre os resultados, sublinhamos as compreensões dos professores referentes aos vetores do pensamento algébrico que os alunos podem mobilizar para alcançar a generalização algébrica. Em suma, acreditamos que a metodologia adotada foi indispensável para a aprendizagem coletiva na modalidade on-line.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 31-442317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044/2142Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Matheus Souza deCecília de Lima , AlaideRamos de Almeida, Jadilson Martins, Juliana 2022-12-19T14:03:40Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/3044Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:03:40Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line |
title |
Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line |
spellingShingle |
Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line Almeida, Matheus Souza de |
title_short |
Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line |
title_full |
Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line |
title_fullStr |
Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line |
title_full_unstemmed |
Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line |
title_sort |
Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line |
author |
Almeida, Matheus Souza de |
author_facet |
Almeida, Matheus Souza de Cecília de Lima , Alaide Ramos de Almeida, Jadilson Martins, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Cecília de Lima , Alaide Ramos de Almeida, Jadilson Martins, Juliana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Matheus Souza de Cecília de Lima , Alaide Ramos de Almeida, Jadilson Martins, Juliana |
description |
Neste artigo, relatamos uma experiência no contexto de um curso de formação continuada com professores acerca do desenvolvimento dos conhecimentos didáticos da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é analisar as compreensões de dois professores sobre como os alunos podem desenvolver o pensamento algébrico mediante a resolução de tarefas com generalização de padrões. Assim, adotamos o Labor Conjunto, proposto na Teoria da Objetivação, como metodologia, visando destacar os processos de objetivação e subjetivação cujos sujeitos envolvidos passaram em um dos encontros do curso. A produção dos dados ocorreu a partir da videogravação, particularmente nos apontamentos dos professores sobre um dos problemas do material de leitura. Dentre os resultados, sublinhamos as compreensões dos professores referentes aos vetores do pensamento algébrico que os alunos podem mobilizar para alcançar a generalização algébrica. Em suma, acreditamos que a metodologia adotada foi indispensável para a aprendizagem coletiva na modalidade on-line. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044/2142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 31-44 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131482148864 |