Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Matheus Souza de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cecília de Lima , Alaide, Ramos de Almeida, Jadilson, Martins, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044
Resumo: Neste artigo, relatamos uma experiência no contexto de um curso de formação continuada com professores acerca do desenvolvimento dos conhecimentos didáticos da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é analisar as compreensões de dois professores sobre como os alunos podem desenvolver o pensamento algébrico mediante a resolução de tarefas com generalização de padrões. Assim, adotamos o Labor Conjunto, proposto na Teoria da Objetivação, como metodologia, visando destacar os processos de objetivação e subjetivação cujos sujeitos envolvidos passaram em um dos encontros do curso. A produção dos dados ocorreu a partir da videogravação, particularmente nos apontamentos dos professores sobre um dos problemas do material de leitura. Dentre os resultados, sublinhamos as compreensões dos professores referentes aos vetores do pensamento algébrico que os alunos podem mobilizar para alcançar a generalização algébrica. Em suma, acreditamos que a metodologia adotada foi indispensável para a aprendizagem coletiva na modalidade on-line.
id SBEM_MAT-1_07779d33700cba2f5208d5aaf37c7f0f
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/3044
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-lineNeste artigo, relatamos uma experiência no contexto de um curso de formação continuada com professores acerca do desenvolvimento dos conhecimentos didáticos da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é analisar as compreensões de dois professores sobre como os alunos podem desenvolver o pensamento algébrico mediante a resolução de tarefas com generalização de padrões. Assim, adotamos o Labor Conjunto, proposto na Teoria da Objetivação, como metodologia, visando destacar os processos de objetivação e subjetivação cujos sujeitos envolvidos passaram em um dos encontros do curso. A produção dos dados ocorreu a partir da videogravação, particularmente nos apontamentos dos professores sobre um dos problemas do material de leitura. Dentre os resultados, sublinhamos as compreensões dos professores referentes aos vetores do pensamento algébrico que os alunos podem mobilizar para alcançar a generalização algébrica. Em suma, acreditamos que a metodologia adotada foi indispensável para a aprendizagem coletiva na modalidade on-line.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 31-442317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044/2142Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Matheus Souza deCecília de Lima , AlaideRamos de Almeida, Jadilson Martins, Juliana 2022-12-19T14:03:40Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/3044Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:03:40Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line
title Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line
spellingShingle Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line
Almeida, Matheus Souza de
title_short Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line
title_full Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line
title_fullStr Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line
title_full_unstemmed Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line
title_sort Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line
author Almeida, Matheus Souza de
author_facet Almeida, Matheus Souza de
Cecília de Lima , Alaide
Ramos de Almeida, Jadilson
Martins, Juliana
author_role author
author2 Cecília de Lima , Alaide
Ramos de Almeida, Jadilson
Martins, Juliana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Matheus Souza de
Cecília de Lima , Alaide
Ramos de Almeida, Jadilson
Martins, Juliana
description Neste artigo, relatamos uma experiência no contexto de um curso de formação continuada com professores acerca do desenvolvimento dos conhecimentos didáticos da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é analisar as compreensões de dois professores sobre como os alunos podem desenvolver o pensamento algébrico mediante a resolução de tarefas com generalização de padrões. Assim, adotamos o Labor Conjunto, proposto na Teoria da Objetivação, como metodologia, visando destacar os processos de objetivação e subjetivação cujos sujeitos envolvidos passaram em um dos encontros do curso. A produção dos dados ocorreu a partir da videogravação, particularmente nos apontamentos dos professores sobre um dos problemas do material de leitura. Dentre os resultados, sublinhamos as compreensões dos professores referentes aos vetores do pensamento algébrico que os alunos podem mobilizar para alcançar a generalização algébrica. Em suma, acreditamos que a metodologia adotada foi indispensável para a aprendizagem coletiva na modalidade on-line.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044/2142
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 31-44
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131482148864