A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Carrati Diniz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Chrispino, Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/260
Resumo: Ouvimos, comumente, sobre como melhorar o aprendizado da matemática. A contextualiza- ção dos temas transversais, tal como Meio Ambiente, tem sido uma estratégia de ensino a- prendizagem em matemática. Porém, uma sociedade em crise ambiental, como estamos vi- vendo hoje, precisa unir forças para ir além de “usar” esse tema para enriquecer as aulas. Espera-se que todas as disciplinas contribuam para que o meio ambiente seja respeitado. O objetivo desse trabalho é mostrar algumas das atividades, aplicadas em turmas de oitavo ano de uma escola pública situada no município do Rio de Janeiro, que ressaltaram como a    matemática pode contribuir para o melhor entendimento das questões ou temas                socioambientais.
id SBEM_MAT-1_25a64f4f63e341d4dbe541cb23a19cf1
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/260
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas SocioambientaisMeio AmbienteMatemáticaCríticaCidadania.Ouvimos, comumente, sobre como melhorar o aprendizado da matemática. A contextualiza- ção dos temas transversais, tal como Meio Ambiente, tem sido uma estratégia de ensino a- prendizagem em matemática. Porém, uma sociedade em crise ambiental, como estamos vi- vendo hoje, precisa unir forças para ir além de “usar” esse tema para enriquecer as aulas. Espera-se que todas as disciplinas contribuam para que o meio ambiente seja respeitado. O objetivo desse trabalho é mostrar algumas das atividades, aplicadas em turmas de oitavo ano de uma escola pública situada no município do Rio de Janeiro, que ressaltaram como a    matemática pode contribuir para o melhor entendimento das questões ou temas                socioambientais.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/260Educação Matemática em Revista; Número 37 - Novembro, 2012; 14 - 232317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/260/248Silva, Patrícia Carrati DinizChrispino, Álvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/260Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais
title A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais
spellingShingle A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais
Silva, Patrícia Carrati Diniz
Meio Ambiente
Matemática
Crítica
Cidadania.
title_short A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais
title_full A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais
title_fullStr A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais
title_full_unstemmed A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais
title_sort A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais
author Silva, Patrícia Carrati Diniz
author_facet Silva, Patrícia Carrati Diniz
Chrispino, Álvaro
author_role author
author2 Chrispino, Álvaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Carrati Diniz
Chrispino, Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Meio Ambiente
Matemática
Crítica
Cidadania.
topic Meio Ambiente
Matemática
Crítica
Cidadania.
description Ouvimos, comumente, sobre como melhorar o aprendizado da matemática. A contextualiza- ção dos temas transversais, tal como Meio Ambiente, tem sido uma estratégia de ensino a- prendizagem em matemática. Porém, uma sociedade em crise ambiental, como estamos vi- vendo hoje, precisa unir forças para ir além de “usar” esse tema para enriquecer as aulas. Espera-se que todas as disciplinas contribuam para que o meio ambiente seja respeitado. O objetivo desse trabalho é mostrar algumas das atividades, aplicadas em turmas de oitavo ano de uma escola pública situada no município do Rio de Janeiro, que ressaltaram como a    matemática pode contribuir para o melhor entendimento das questões ou temas                socioambientais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/260
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/260/248
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 37 - Novembro, 2012; 14 - 23
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128184377344