A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/260 |
Resumo: | Ouvimos, comumente, sobre como melhorar o aprendizado da matemática. A contextualiza- ção dos temas transversais, tal como Meio Ambiente, tem sido uma estratégia de ensino a- prendizagem em matemática. Porém, uma sociedade em crise ambiental, como estamos vi- vendo hoje, precisa unir forças para ir além de “usar” esse tema para enriquecer as aulas. Espera-se que todas as disciplinas contribuam para que o meio ambiente seja respeitado. O objetivo desse trabalho é mostrar algumas das atividades, aplicadas em turmas de oitavo ano de uma escola pública situada no município do Rio de Janeiro, que ressaltaram como a matemática pode contribuir para o melhor entendimento das questões ou temas socioambientais. |
id |
SBEM_MAT-1_25a64f4f63e341d4dbe541cb23a19cf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/260 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas SocioambientaisMeio AmbienteMatemáticaCríticaCidadania.Ouvimos, comumente, sobre como melhorar o aprendizado da matemática. A contextualiza- ção dos temas transversais, tal como Meio Ambiente, tem sido uma estratégia de ensino a- prendizagem em matemática. Porém, uma sociedade em crise ambiental, como estamos vi- vendo hoje, precisa unir forças para ir além de “usar” esse tema para enriquecer as aulas. Espera-se que todas as disciplinas contribuam para que o meio ambiente seja respeitado. O objetivo desse trabalho é mostrar algumas das atividades, aplicadas em turmas de oitavo ano de uma escola pública situada no município do Rio de Janeiro, que ressaltaram como a matemática pode contribuir para o melhor entendimento das questões ou temas socioambientais.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/260Educação Matemática em Revista; Número 37 - Novembro, 2012; 14 - 232317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/260/248Silva, Patrícia Carrati DinizChrispino, Álvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/260Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais |
title |
A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais |
spellingShingle |
A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais Silva, Patrícia Carrati Diniz Meio Ambiente Matemática Crítica Cidadania. |
title_short |
A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais |
title_full |
A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais |
title_fullStr |
A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais |
title_full_unstemmed |
A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais |
title_sort |
A Matemática Que Temos Hoje Garantindo Nosso Futuro Amanhã - Contribuindo Para o Entendimento de Temas Socioambientais |
author |
Silva, Patrícia Carrati Diniz |
author_facet |
Silva, Patrícia Carrati Diniz Chrispino, Álvaro |
author_role |
author |
author2 |
Chrispino, Álvaro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Patrícia Carrati Diniz Chrispino, Álvaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio Ambiente Matemática Crítica Cidadania. |
topic |
Meio Ambiente Matemática Crítica Cidadania. |
description |
Ouvimos, comumente, sobre como melhorar o aprendizado da matemática. A contextualiza- ção dos temas transversais, tal como Meio Ambiente, tem sido uma estratégia de ensino a- prendizagem em matemática. Porém, uma sociedade em crise ambiental, como estamos vi- vendo hoje, precisa unir forças para ir além de “usar” esse tema para enriquecer as aulas. Espera-se que todas as disciplinas contribuam para que o meio ambiente seja respeitado. O objetivo desse trabalho é mostrar algumas das atividades, aplicadas em turmas de oitavo ano de uma escola pública situada no município do Rio de Janeiro, que ressaltaram como a matemática pode contribuir para o melhor entendimento das questões ou temas socioambientais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/260 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/260/248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 37 - Novembro, 2012; 14 - 23 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050128184377344 |