Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCO, VALDENI SOLIANI
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brita, Flávia Cheroni da Silva, Nogueira, Clélia Maria Ignatius, Rezende, Veridiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740
Resumo: O presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo propiciar aprendizagens sobre os números decimais a alunos do 6º ano, por meio de uma sequência didática, com respaldo teórico nos registros de representação semiótica. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de vinte alunos da rede pública do estado do Paraná, e foi conduzida metodologicamente, em sala de aula, pela Engenharia Didática. As análises apontam que as tarefas elaboradas à luz dos registros de representação semiótica proporcionou aos alunos aprendizagens em relação às transformações entre as diferentes representações dos Números Decimais, indicando a possibilidade de conversões entre as representações, acarretando em outras aprendizagens que dizem respeito às propriedades e operações com Números Decimais.
id SBEM_MAT-1_28edfcaf205a0a0db18717779baf99dd
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/740
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º anoO presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo propiciar aprendizagens sobre os números decimais a alunos do 6º ano, por meio de uma sequência didática, com respaldo teórico nos registros de representação semiótica. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de vinte alunos da rede pública do estado do Paraná, e foi conduzida metodologicamente, em sala de aula, pela Engenharia Didática. As análises apontam que as tarefas elaboradas à luz dos registros de representação semiótica proporcionou aos alunos aprendizagens em relação às transformações entre as diferentes representações dos Números Decimais, indicando a possibilidade de conversões entre as representações, acarretando em outras aprendizagens que dizem respeito às propriedades e operações com Números Decimais.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 54 (2017): abr./jun.; 56-662317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFRANCO, VALDENI SOLIANIBrita, Flávia Cheroni da SilvaNogueira, Clélia Maria IgnatiusRezende, Veridiana2022-12-26T15:18:21Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/740Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:21Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano
title Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano
spellingShingle Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano
FRANCO, VALDENI SOLIANI
title_short Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano
title_full Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano
title_fullStr Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano
title_full_unstemmed Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano
title_sort Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano
author FRANCO, VALDENI SOLIANI
author_facet FRANCO, VALDENI SOLIANI
Brita, Flávia Cheroni da Silva
Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Rezende, Veridiana
author_role author
author2 Brita, Flávia Cheroni da Silva
Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Rezende, Veridiana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCO, VALDENI SOLIANI
Brita, Flávia Cheroni da Silva
Nogueira, Clélia Maria Ignatius
Rezende, Veridiana
description O presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo propiciar aprendizagens sobre os números decimais a alunos do 6º ano, por meio de uma sequência didática, com respaldo teórico nos registros de representação semiótica. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de vinte alunos da rede pública do estado do Paraná, e foi conduzida metodologicamente, em sala de aula, pela Engenharia Didática. As análises apontam que as tarefas elaboradas à luz dos registros de representação semiótica proporcionou aos alunos aprendizagens em relação às transformações entre as diferentes representações dos Números Decimais, indicando a possibilidade de conversões entre as representações, acarretando em outras aprendizagens que dizem respeito às propriedades e operações com Números Decimais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 54 (2017): abr./jun.; 56-66
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128970809344