Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo propiciar aprendizagens sobre os números decimais a alunos do 6º ano, por meio de uma sequência didática, com respaldo teórico nos registros de representação semiótica. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de vinte alunos da rede pública do estado do Paraná, e foi conduzida metodologicamente, em sala de aula, pela Engenharia Didática. As análises apontam que as tarefas elaboradas à luz dos registros de representação semiótica proporcionou aos alunos aprendizagens em relação às transformações entre as diferentes representações dos Números Decimais, indicando a possibilidade de conversões entre as representações, acarretando em outras aprendizagens que dizem respeito às propriedades e operações com Números Decimais. |
id |
SBEM_MAT-1_28edfcaf205a0a0db18717779baf99dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/740 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º anoO presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo propiciar aprendizagens sobre os números decimais a alunos do 6º ano, por meio de uma sequência didática, com respaldo teórico nos registros de representação semiótica. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de vinte alunos da rede pública do estado do Paraná, e foi conduzida metodologicamente, em sala de aula, pela Engenharia Didática. As análises apontam que as tarefas elaboradas à luz dos registros de representação semiótica proporcionou aos alunos aprendizagens em relação às transformações entre as diferentes representações dos Números Decimais, indicando a possibilidade de conversões entre as representações, acarretando em outras aprendizagens que dizem respeito às propriedades e operações com Números Decimais.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 54 (2017): abr./jun.; 56-662317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFRANCO, VALDENI SOLIANIBrita, Flávia Cheroni da SilvaNogueira, Clélia Maria IgnatiusRezende, Veridiana2022-12-26T15:18:21Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/740Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:21Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano |
title |
Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano |
spellingShingle |
Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano FRANCO, VALDENI SOLIANI |
title_short |
Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano |
title_full |
Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano |
title_fullStr |
Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano |
title_full_unstemmed |
Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano |
title_sort |
Números Decimais e suas Diferentes Representações: uma investigação com alunos do 6º ano |
author |
FRANCO, VALDENI SOLIANI |
author_facet |
FRANCO, VALDENI SOLIANI Brita, Flávia Cheroni da Silva Nogueira, Clélia Maria Ignatius Rezende, Veridiana |
author_role |
author |
author2 |
Brita, Flávia Cheroni da Silva Nogueira, Clélia Maria Ignatius Rezende, Veridiana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANCO, VALDENI SOLIANI Brita, Flávia Cheroni da Silva Nogueira, Clélia Maria Ignatius Rezende, Veridiana |
description |
O presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo propiciar aprendizagens sobre os números decimais a alunos do 6º ano, por meio de uma sequência didática, com respaldo teórico nos registros de representação semiótica. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de vinte alunos da rede pública do estado do Paraná, e foi conduzida metodologicamente, em sala de aula, pela Engenharia Didática. As análises apontam que as tarefas elaboradas à luz dos registros de representação semiótica proporcionou aos alunos aprendizagens em relação às transformações entre as diferentes representações dos Números Decimais, indicando a possibilidade de conversões entre as representações, acarretando em outras aprendizagens que dizem respeito às propriedades e operações com Números Decimais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/740/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 54 (2017): abr./jun.; 56-66 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050128970809344 |