Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959 |
Resumo: | Este trabalho objetiva trazer ao cenário acadêmico as contribuições, para a formação docente, de um projeto de pesquisa, realizado com educadores de Portugal e do Brasil, envolvendo a Matemática na Educação Infantil. A dinâmica de formação privilegiou situações de elaboração de atividades de ensino, aplicação, reflexão e novas elaborações, tendo a linguagem como instrumento mediador que possibilita a organização do conhecimento. Essa experiência revelou que os projetos pedagógicos apresentam-se como um meio através do qual atitudes de colaboração vão sendo produzidas, tornando possível o desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores, bem como a apropriação significativa, pelas crianças e pelos docentes, de um legado cultural que é o conhecimento matemático. |
id |
SBEM_MAT-1_40f21a4c0788807521f532f66969b73c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/959 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativaEste trabalho objetiva trazer ao cenário acadêmico as contribuições, para a formação docente, de um projeto de pesquisa, realizado com educadores de Portugal e do Brasil, envolvendo a Matemática na Educação Infantil. A dinâmica de formação privilegiou situações de elaboração de atividades de ensino, aplicação, reflexão e novas elaborações, tendo a linguagem como instrumento mediador que possibilita a organização do conhecimento. Essa experiência revelou que os projetos pedagógicos apresentam-se como um meio através do qual atitudes de colaboração vão sendo produzidas, tornando possível o desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores, bem como a apropriação significativa, pelas crianças e pelos docentes, de um legado cultural que é o conhecimento matemático.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959Educação Matemática em Revista; Número 22 - Junho, 2007; 2-102317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Elaine Sampaio2018-01-09T11:48:03Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/959Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T11:48:03Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa |
title |
Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa |
spellingShingle |
Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa Araújo, Elaine Sampaio |
title_short |
Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa |
title_full |
Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa |
title_fullStr |
Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa |
title_full_unstemmed |
Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa |
title_sort |
Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa |
author |
Araújo, Elaine Sampaio |
author_facet |
Araújo, Elaine Sampaio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Elaine Sampaio |
description |
Este trabalho objetiva trazer ao cenário acadêmico as contribuições, para a formação docente, de um projeto de pesquisa, realizado com educadores de Portugal e do Brasil, envolvendo a Matemática na Educação Infantil. A dinâmica de formação privilegiou situações de elaboração de atividades de ensino, aplicação, reflexão e novas elaborações, tendo a linguagem como instrumento mediador que possibilita a organização do conhecimento. Essa experiência revelou que os projetos pedagógicos apresentam-se como um meio através do qual atitudes de colaboração vão sendo produzidas, tornando possível o desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores, bem como a apropriação significativa, pelas crianças e pelos docentes, de um legado cultural que é o conhecimento matemático. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 22 - Junho, 2007; 2-10 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129380802560 |