Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Elaine Sampaio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959
Resumo: Este trabalho objetiva trazer ao cenário acadêmico as contribuições, para a formação docente, de um projeto de pesquisa, realizado com educadores de Portugal e do Brasil, envolvendo a Matemática na Educação Infantil. A dinâmica de formação privilegiou situações de elaboração de atividades de ensino, aplicação, reflexão e novas elaborações, tendo a linguagem como instrumento mediador que possibilita a organização do conhecimento. Essa experiência revelou que os projetos pedagógicos apresentam-se como um meio através do qual atitudes de colaboração vão sendo produzidas, tornando possível o desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores, bem como a apropriação significativa, pelas crianças e pelos docentes, de um legado cultural que é o conhecimento matemático.
id SBEM_MAT-1_40f21a4c0788807521f532f66969b73c
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/959
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativaEste trabalho objetiva trazer ao cenário acadêmico as contribuições, para a formação docente, de um projeto de pesquisa, realizado com educadores de Portugal e do Brasil, envolvendo a Matemática na Educação Infantil. A dinâmica de formação privilegiou situações de elaboração de atividades de ensino, aplicação, reflexão e novas elaborações, tendo a linguagem como instrumento mediador que possibilita a organização do conhecimento. Essa experiência revelou que os projetos pedagógicos apresentam-se como um meio através do qual atitudes de colaboração vão sendo produzidas, tornando possível o desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores, bem como a apropriação significativa, pelas crianças e pelos docentes, de um legado cultural que é o conhecimento matemático.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959Educação Matemática em Revista; Número 22 - Junho, 2007; 2-102317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Elaine Sampaio2018-01-09T11:48:03Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/959Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T11:48:03Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa
title Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa
spellingShingle Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa
Araújo, Elaine Sampaio
title_short Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa
title_full Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa
title_fullStr Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa
title_full_unstemmed Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa
title_sort Matemática e Educação Infantil: A organização coletiva do Ensino como possibilidade formativa
author Araújo, Elaine Sampaio
author_facet Araújo, Elaine Sampaio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Elaine Sampaio
description Este trabalho objetiva trazer ao cenário acadêmico as contribuições, para a formação docente, de um projeto de pesquisa, realizado com educadores de Portugal e do Brasil, envolvendo a Matemática na Educação Infantil. A dinâmica de formação privilegiou situações de elaboração de atividades de ensino, aplicação, reflexão e novas elaborações, tendo a linguagem como instrumento mediador que possibilita a organização do conhecimento. Essa experiência revelou que os projetos pedagógicos apresentam-se como um meio através do qual atitudes de colaboração vão sendo produzidas, tornando possível o desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores, bem como a apropriação significativa, pelas crianças e pelos docentes, de um legado cultural que é o conhecimento matemático.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/959/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 22 - Junho, 2007; 2-10
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129380802560