Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manrique, Ana Lucia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Andrade Viana, Elton, Borges, Fabio Alexandre, Ignatius Nogueira, Clélia Maria, Esquincalha, Agnaldo Conceição, Coelho de Segadas Vianna, Cláudia, Reis Thiengo, Edmar, Belo de Jesus, Thamires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020
Resumo: O objetivo deste artigo é compartilhar a experiência de um curso online oferecido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, curso proposto e aprovado no Edital SBEM-DNE 01/2020, como parte do Programa FormAção. Assim, este artigo relata o desenvolvimento da ação formativa intitulada Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais: reflexões geradas na Educação Especial, organizada por quatros grupos de pesquisa que desenvolvem estudos sobre o ensino de matemática com uma perspectiva inclusiva. Inicia-se apresentando o processo de desenho e implementação do curso, e segue-se descrevendo quais foram as principais reflexões promovidas. Finaliza-se apresentando a forma utilizada para identificar o impacto social provocado pela ação formativa, assim como as contribuições observadas para o cenário educacional brasileiro.
id SBEM_MAT-1_41ae861faf080bfc3fbdd1f2a47b28a4
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/3020
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online O objetivo deste artigo é compartilhar a experiência de um curso online oferecido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, curso proposto e aprovado no Edital SBEM-DNE 01/2020, como parte do Programa FormAção. Assim, este artigo relata o desenvolvimento da ação formativa intitulada Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais: reflexões geradas na Educação Especial, organizada por quatros grupos de pesquisa que desenvolvem estudos sobre o ensino de matemática com uma perspectiva inclusiva. Inicia-se apresentando o processo de desenho e implementação do curso, e segue-se descrevendo quais foram as principais reflexões promovidas. Finaliza-se apresentando a forma utilizada para identificar o impacto social provocado pela ação formativa, assim como as contribuições observadas para o cenário educacional brasileiro.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 58-712317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020/2144Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessManrique, Ana Luciade Andrade Viana, EltonBorges, Fabio AlexandreIgnatius Nogueira, Clélia MariaEsquincalha, Agnaldo ConceiçãoCoelho de Segadas Vianna, CláudiaReis Thiengo, EdmarBelo de Jesus, Thamires2022-12-19T14:03:40Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/3020Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:03:40Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online
title Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online
spellingShingle Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online
Manrique, Ana Lucia
title_short Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online
title_full Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online
title_fullStr Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online
title_full_unstemmed Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online
title_sort Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online
author Manrique, Ana Lucia
author_facet Manrique, Ana Lucia
de Andrade Viana, Elton
Borges, Fabio Alexandre
Ignatius Nogueira, Clélia Maria
Esquincalha, Agnaldo Conceição
Coelho de Segadas Vianna, Cláudia
Reis Thiengo, Edmar
Belo de Jesus, Thamires
author_role author
author2 de Andrade Viana, Elton
Borges, Fabio Alexandre
Ignatius Nogueira, Clélia Maria
Esquincalha, Agnaldo Conceição
Coelho de Segadas Vianna, Cláudia
Reis Thiengo, Edmar
Belo de Jesus, Thamires
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manrique, Ana Lucia
de Andrade Viana, Elton
Borges, Fabio Alexandre
Ignatius Nogueira, Clélia Maria
Esquincalha, Agnaldo Conceição
Coelho de Segadas Vianna, Cláudia
Reis Thiengo, Edmar
Belo de Jesus, Thamires
description O objetivo deste artigo é compartilhar a experiência de um curso online oferecido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, curso proposto e aprovado no Edital SBEM-DNE 01/2020, como parte do Programa FormAção. Assim, este artigo relata o desenvolvimento da ação formativa intitulada Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais: reflexões geradas na Educação Especial, organizada por quatros grupos de pesquisa que desenvolvem estudos sobre o ensino de matemática com uma perspectiva inclusiva. Inicia-se apresentando o processo de desenho e implementação do curso, e segue-se descrevendo quais foram as principais reflexões promovidas. Finaliza-se apresentando a forma utilizada para identificar o impacto social provocado pela ação formativa, assim como as contribuições observadas para o cenário educacional brasileiro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020/2144
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 58-71
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131476905984