Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é compartilhar a experiência de um curso online oferecido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, curso proposto e aprovado no Edital SBEM-DNE 01/2020, como parte do Programa FormAção. Assim, este artigo relata o desenvolvimento da ação formativa intitulada Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais: reflexões geradas na Educação Especial, organizada por quatros grupos de pesquisa que desenvolvem estudos sobre o ensino de matemática com uma perspectiva inclusiva. Inicia-se apresentando o processo de desenho e implementação do curso, e segue-se descrevendo quais foram as principais reflexões promovidas. Finaliza-se apresentando a forma utilizada para identificar o impacto social provocado pela ação formativa, assim como as contribuições observadas para o cenário educacional brasileiro. |
id |
SBEM_MAT-1_41ae861faf080bfc3fbdd1f2a47b28a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/3020 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online O objetivo deste artigo é compartilhar a experiência de um curso online oferecido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, curso proposto e aprovado no Edital SBEM-DNE 01/2020, como parte do Programa FormAção. Assim, este artigo relata o desenvolvimento da ação formativa intitulada Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais: reflexões geradas na Educação Especial, organizada por quatros grupos de pesquisa que desenvolvem estudos sobre o ensino de matemática com uma perspectiva inclusiva. Inicia-se apresentando o processo de desenho e implementação do curso, e segue-se descrevendo quais foram as principais reflexões promovidas. Finaliza-se apresentando a forma utilizada para identificar o impacto social provocado pela ação formativa, assim como as contribuições observadas para o cenário educacional brasileiro.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 58-712317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020/2144Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessManrique, Ana Luciade Andrade Viana, EltonBorges, Fabio AlexandreIgnatius Nogueira, Clélia MariaEsquincalha, Agnaldo ConceiçãoCoelho de Segadas Vianna, CláudiaReis Thiengo, EdmarBelo de Jesus, Thamires2022-12-19T14:03:40Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/3020Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:03:40Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online |
title |
Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online |
spellingShingle |
Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online Manrique, Ana Lucia |
title_short |
Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online |
title_full |
Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online |
title_fullStr |
Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online |
title_full_unstemmed |
Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online |
title_sort |
Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online |
author |
Manrique, Ana Lucia |
author_facet |
Manrique, Ana Lucia de Andrade Viana, Elton Borges, Fabio Alexandre Ignatius Nogueira, Clélia Maria Esquincalha, Agnaldo Conceição Coelho de Segadas Vianna, Cláudia Reis Thiengo, Edmar Belo de Jesus, Thamires |
author_role |
author |
author2 |
de Andrade Viana, Elton Borges, Fabio Alexandre Ignatius Nogueira, Clélia Maria Esquincalha, Agnaldo Conceição Coelho de Segadas Vianna, Cláudia Reis Thiengo, Edmar Belo de Jesus, Thamires |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manrique, Ana Lucia de Andrade Viana, Elton Borges, Fabio Alexandre Ignatius Nogueira, Clélia Maria Esquincalha, Agnaldo Conceição Coelho de Segadas Vianna, Cláudia Reis Thiengo, Edmar Belo de Jesus, Thamires |
description |
O objetivo deste artigo é compartilhar a experiência de um curso online oferecido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, curso proposto e aprovado no Edital SBEM-DNE 01/2020, como parte do Programa FormAção. Assim, este artigo relata o desenvolvimento da ação formativa intitulada Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais: reflexões geradas na Educação Especial, organizada por quatros grupos de pesquisa que desenvolvem estudos sobre o ensino de matemática com uma perspectiva inclusiva. Inicia-se apresentando o processo de desenho e implementação do curso, e segue-se descrevendo quais foram as principais reflexões promovidas. Finaliza-se apresentando a forma utilizada para identificar o impacto social provocado pela ação formativa, assim como as contribuições observadas para o cenário educacional brasileiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3020/2144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 75 (2022): abr./jun.; 58-71 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131476905984 |