Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355 |
Resumo: | Este artigo busca compreender as possíveis contribuições do trivium proposto por D’Ambrosio no intuito de se despertar um repensar sobre o currículo de Matemática, na perspectiva do Programa Etnomatemática. Mostra-se como se constitui um currículo embasado no Programa Etnomatemática pelas vertentes do trivium (literacia, materacia e tecnoracia), proposto por D’Ambrosio, no contexto da Etnomatemática. Foi feita uma revisão da literatura em várias obras de D’Ambrosio, Milton Rosa e Daniel Orey (2006), Oleneva Sousa (2016) e Kistemann Jr (2014). Dessarte, para realizar o estudo, apoia-se nos fundamentos deste programa, um ensino de Matemática no cenário da transdisciplinaridade, com viabilização e uso crítico de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais do contexto sociocultural, estimulando a apreensão da realidade complexa pela articulação dos elementos e fenômenos que passam entre, além e por meio das disciplinas. |
id |
SBEM_MAT-1_520e96d2f513abe2bde2b440ff4db6f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1355 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa EtnomatemáticaPrograma Etnomatemática. Currículo. Trivium. Transdisciplinaridade.Este artigo busca compreender as possíveis contribuições do trivium proposto por D’Ambrosio no intuito de se despertar um repensar sobre o currículo de Matemática, na perspectiva do Programa Etnomatemática. Mostra-se como se constitui um currículo embasado no Programa Etnomatemática pelas vertentes do trivium (literacia, materacia e tecnoracia), proposto por D’Ambrosio, no contexto da Etnomatemática. Foi feita uma revisão da literatura em várias obras de D’Ambrosio, Milton Rosa e Daniel Orey (2006), Oleneva Sousa (2016) e Kistemann Jr (2014). Dessarte, para realizar o estudo, apoia-se nos fundamentos deste programa, um ensino de Matemática no cenário da transdisciplinaridade, com viabilização e uso crítico de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais do contexto sociocultural, estimulando a apreensão da realidade complexa pela articulação dos elementos e fenômenos que passam entre, além e por meio das disciplinas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 347-3622317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Monica Marra de OliveiraSouza, Roberto BarcelosSilva, Matheus Moreira da2022-12-23T10:52:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1355Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:52:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática |
title |
Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática |
spellingShingle |
Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática Santos, Monica Marra de Oliveira Programa Etnomatemática. Currículo. Trivium. Transdisciplinaridade. |
title_short |
Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática |
title_full |
Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática |
title_fullStr |
Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática |
title_full_unstemmed |
Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática |
title_sort |
Currículo de matemática embasado na perspectiva do Programa Etnomatemática |
author |
Santos, Monica Marra de Oliveira |
author_facet |
Santos, Monica Marra de Oliveira Souza, Roberto Barcelos Silva, Matheus Moreira da |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Roberto Barcelos Silva, Matheus Moreira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Monica Marra de Oliveira Souza, Roberto Barcelos Silva, Matheus Moreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Etnomatemática. Currículo. Trivium. Transdisciplinaridade. |
topic |
Programa Etnomatemática. Currículo. Trivium. Transdisciplinaridade. |
description |
Este artigo busca compreender as possíveis contribuições do trivium proposto por D’Ambrosio no intuito de se despertar um repensar sobre o currículo de Matemática, na perspectiva do Programa Etnomatemática. Mostra-se como se constitui um currículo embasado no Programa Etnomatemática pelas vertentes do trivium (literacia, materacia e tecnoracia), proposto por D’Ambrosio, no contexto da Etnomatemática. Foi feita uma revisão da literatura em várias obras de D’Ambrosio, Milton Rosa e Daniel Orey (2006), Oleneva Sousa (2016) e Kistemann Jr (2014). Dessarte, para realizar o estudo, apoia-se nos fundamentos deste programa, um ensino de Matemática no cenário da transdisciplinaridade, com viabilização e uso crítico de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais do contexto sociocultural, estimulando a apreensão da realidade complexa pela articulação dos elementos e fenômenos que passam entre, além e por meio das disciplinas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1355/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 347-362 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130229100544 |