As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1353 |
Resumo: | Este artigo pretende apresentar reflexões acerca da experiência vivenciada na disciplina “Matemática e Cultura: Etnomatemática” ministrada no ano de 2017, no curso de Matemática em uma universidade pública brasileira. O principal objetivo deste estudo foi o de verificar a relevância da discussão/reflexão acerca da pesquisa etnográfica na formação inicial em Matemática e sobre os modos de ver e conceber elementos culturais em contextos distintos. Nesse sentido, será apresentada uma pesquisa desenvolvida por um licenciando ao longo da disciplina, considerando saberes e fazeres (“ticas” de “matema”) vinculados às práticas de um pedreiro na cidade de Ituiutaba/MG. Por um lado, a pesquisa evidenciou que, na maioria dos processos na construção de uma obra, necessita-se de cálculos matemáticos, envolvendo raciocínio geométrico e cálculo mental. Por outro lado, que se torna necessário envolver a discussão da matemática e cultura, evidenciando a pesquisa etnográfica na formação inicial do professor de matemática, potencializando a dimensão educacional do Programa Etnomatemática. |
id |
SBEM_MAT-1_56623d480d972968e47d0ce208ec36f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1353 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professoresEste artigo pretende apresentar reflexões acerca da experiência vivenciada na disciplina “Matemática e Cultura: Etnomatemática” ministrada no ano de 2017, no curso de Matemática em uma universidade pública brasileira. O principal objetivo deste estudo foi o de verificar a relevância da discussão/reflexão acerca da pesquisa etnográfica na formação inicial em Matemática e sobre os modos de ver e conceber elementos culturais em contextos distintos. Nesse sentido, será apresentada uma pesquisa desenvolvida por um licenciando ao longo da disciplina, considerando saberes e fazeres (“ticas” de “matema”) vinculados às práticas de um pedreiro na cidade de Ituiutaba/MG. Por um lado, a pesquisa evidenciou que, na maioria dos processos na construção de uma obra, necessita-se de cálculos matemáticos, envolvendo raciocínio geométrico e cálculo mental. Por outro lado, que se torna necessário envolver a discussão da matemática e cultura, evidenciando a pesquisa etnográfica na formação inicial do professor de matemática, potencializando a dimensão educacional do Programa Etnomatemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1353Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 331-3462317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1353/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoppe de Oliveira, CristianeLima, Bertrand Luiz Corrêa2022-12-23T10:52:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1353Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:52:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professores |
title |
As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professores |
spellingShingle |
As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professores Coppe de Oliveira, Cristiane |
title_short |
As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professores |
title_full |
As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professores |
title_fullStr |
As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professores |
title_sort |
As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professores |
author |
Coppe de Oliveira, Cristiane |
author_facet |
Coppe de Oliveira, Cristiane Lima, Bertrand Luiz Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Bertrand Luiz Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coppe de Oliveira, Cristiane Lima, Bertrand Luiz Corrêa |
description |
Este artigo pretende apresentar reflexões acerca da experiência vivenciada na disciplina “Matemática e Cultura: Etnomatemática” ministrada no ano de 2017, no curso de Matemática em uma universidade pública brasileira. O principal objetivo deste estudo foi o de verificar a relevância da discussão/reflexão acerca da pesquisa etnográfica na formação inicial em Matemática e sobre os modos de ver e conceber elementos culturais em contextos distintos. Nesse sentido, será apresentada uma pesquisa desenvolvida por um licenciando ao longo da disciplina, considerando saberes e fazeres (“ticas” de “matema”) vinculados às práticas de um pedreiro na cidade de Ituiutaba/MG. Por um lado, a pesquisa evidenciou que, na maioria dos processos na construção de uma obra, necessita-se de cálculos matemáticos, envolvendo raciocínio geométrico e cálculo mental. Por outro lado, que se torna necessário envolver a discussão da matemática e cultura, evidenciando a pesquisa etnográfica na formação inicial do professor de matemática, potencializando a dimensão educacional do Programa Etnomatemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1353 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1353/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 331-346 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130227003392 |