O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, IGOR ALBERTO DE MELO SOUZA SOUZA, IAM
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: MENEZES FREITAS, MARIA TERESA MENEZES FREITAS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4281
Resumo: O texto relata uma pesquisa que teve como propósito analisar a contribuição da utilização de um ambiente virtual como recurso didático pedagógico complementar em disciplina presencial no curso de Matemática. Tal estratégia tem sido um recurso utilizado em algumas instituições de ensino e se apresenta em sintonia com as tendências em educação que levam em conta os recentes avanços tecnológicos. A proposta de utilização do software e-proinfo, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), suscitou expectativa no sentido de compreender a possibilidade da utilização deste recurso como ambiente de aprendizagem, uma vez que este software já está sendo utilizado em cursos de Educação a Distância em diferentes instituições. Ser um cidadão de uma era de informação desperta curiosidade relacionada às potencialidades das tecnologias e, em especial, da rede mundial de computadores (Internet). O estudo alerta para a compreensão de que não basta estar conectado e ter acesso fácil à informação e conhecimentos, pois o que se apresenta como mais importante é encontrar meios de ser crítico para analisar as informações disponibilizadas. Em todo material coletado durante o desenvolvimento da pesquisa procurou-se encontrar indícios das possibilidades oferecidas pela utilização de uma plataforma de ambiente de comunicação virtual como um recurso para potencializar as ações que fomentam a reflexão em um curso de formação de professores em Matemática.
id UFU-5_fad540e431b3d4ce8dca333c0fd99b7f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4281
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICAO texto relata uma pesquisa que teve como propósito analisar a contribuição da utilização de um ambiente virtual como recurso didático pedagógico complementar em disciplina presencial no curso de Matemática. Tal estratégia tem sido um recurso utilizado em algumas instituições de ensino e se apresenta em sintonia com as tendências em educação que levam em conta os recentes avanços tecnológicos. A proposta de utilização do software e-proinfo, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), suscitou expectativa no sentido de compreender a possibilidade da utilização deste recurso como ambiente de aprendizagem, uma vez que este software já está sendo utilizado em cursos de Educação a Distância em diferentes instituições. Ser um cidadão de uma era de informação desperta curiosidade relacionada às potencialidades das tecnologias e, em especial, da rede mundial de computadores (Internet). O estudo alerta para a compreensão de que não basta estar conectado e ter acesso fácil à informação e conhecimentos, pois o que se apresenta como mais importante é encontrar meios de ser crítico para analisar as informações disponibilizadas. Em todo material coletado durante o desenvolvimento da pesquisa procurou-se encontrar indícios das possibilidades oferecidas pela utilização de uma plataforma de ambiente de comunicação virtual como um recurso para potencializar as ações que fomentam a reflexão em um curso de formação de professores em Matemática.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2010-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesEDUCAÇÃO MATEMaTICA;EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMaTICAapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4281Horizonte Científico; VOL 3, Nº 1 (DEZ 2009)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4281/3180SOUZA, IGOR ALBERTO DE MELO SOUZA SOUZA, IAMMENEZES FREITAS, MARIA TERESA MENEZES FREITASinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:32:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4281Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:32:43Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA
title O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA
spellingShingle O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA
SOUZA, IGOR ALBERTO DE MELO SOUZA SOUZA, IAM
title_short O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA
title_full O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA
title_fullStr O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA
title_full_unstemmed O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA
title_sort O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA
author SOUZA, IGOR ALBERTO DE MELO SOUZA SOUZA, IAM
author_facet SOUZA, IGOR ALBERTO DE MELO SOUZA SOUZA, IAM
MENEZES FREITAS, MARIA TERESA MENEZES FREITAS
author_role author
author2 MENEZES FREITAS, MARIA TERESA MENEZES FREITAS
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, IGOR ALBERTO DE MELO SOUZA SOUZA, IAM
MENEZES FREITAS, MARIA TERESA MENEZES FREITAS
description O texto relata uma pesquisa que teve como propósito analisar a contribuição da utilização de um ambiente virtual como recurso didático pedagógico complementar em disciplina presencial no curso de Matemática. Tal estratégia tem sido um recurso utilizado em algumas instituições de ensino e se apresenta em sintonia com as tendências em educação que levam em conta os recentes avanços tecnológicos. A proposta de utilização do software e-proinfo, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), suscitou expectativa no sentido de compreender a possibilidade da utilização deste recurso como ambiente de aprendizagem, uma vez que este software já está sendo utilizado em cursos de Educação a Distância em diferentes instituições. Ser um cidadão de uma era de informação desperta curiosidade relacionada às potencialidades das tecnologias e, em especial, da rede mundial de computadores (Internet). O estudo alerta para a compreensão de que não basta estar conectado e ter acesso fácil à informação e conhecimentos, pois o que se apresenta como mais importante é encontrar meios de ser crítico para analisar as informações disponibilizadas. Em todo material coletado durante o desenvolvimento da pesquisa procurou-se encontrar indícios das possibilidades oferecidas pela utilização de uma plataforma de ambiente de comunicação virtual como um recurso para potencializar as ações que fomentam a reflexão em um curso de formação de professores em Matemática.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
EDUCAÇÃO MATEMaTICA;EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMaTICA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4281
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4281/3180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 3, Nº 1 (DEZ 2009)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950536220344320