Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931 |
Resumo: | O projeto Conversas Matemáticas faz parte do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI) e tem como proposta a promoção de atividades de educação matemática para pessoas idosas que envolvem tomadas de decisão, processos investigativos, construção de materiais, raciocínio lógico e trabalho com a memória. Neste artigo, apresenta-se a versão do projeto, desenvolvida no ano de 2018, e discute-se a análise de uma dinâmica de entrevista com os participantes, ocorrida no encontro de encerramento, focando na avaliação dos idosos sobre sua participação no projeto. Os diálogos e as opiniões das idosas, discutidas neste trabalho, trazem indícios de que a vivência de diferentes práticas e a troca de experiências entre os participantes durante o projeto têm fortalecido o elo entre a universidade e a comunidade idosa, impactando, também, na sociedade, ao permitir que tais pessoas possam ter oportunidades para refletir sobre o uso da Matemática em seu cotidiano e experienciar uma abordagem investigativa e dialógica. Além disso, a análise permite afirmar que o projeto tem feito uma diferença na vida dos idosos que frequentam as ações. |
id |
SBEM_MAT-1_5f9684e14881ea53e977f32e416676ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1931 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa IdosaAtividades Investigativas. Diversidade. Inclusão. Idosos. Educação Matemática.O projeto Conversas Matemáticas faz parte do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI) e tem como proposta a promoção de atividades de educação matemática para pessoas idosas que envolvem tomadas de decisão, processos investigativos, construção de materiais, raciocínio lógico e trabalho com a memória. Neste artigo, apresenta-se a versão do projeto, desenvolvida no ano de 2018, e discute-se a análise de uma dinâmica de entrevista com os participantes, ocorrida no encontro de encerramento, focando na avaliação dos idosos sobre sua participação no projeto. Os diálogos e as opiniões das idosas, discutidas neste trabalho, trazem indícios de que a vivência de diferentes práticas e a troca de experiências entre os participantes durante o projeto têm fortalecido o elo entre a universidade e a comunidade idosa, impactando, também, na sociedade, ao permitir que tais pessoas possam ter oportunidades para refletir sobre o uso da Matemática em seu cotidiano e experienciar uma abordagem investigativa e dialógica. Além disso, a análise permite afirmar que o projeto tem feito uma diferença na vida dos idosos que frequentam as ações.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativoapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 52-702317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Guilherme Henrique Gomes daJulio, Rejane Siqueira2022-12-21T18:39:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1931Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:39:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa |
title |
Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa |
spellingShingle |
Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa Silva, Guilherme Henrique Gomes da Atividades Investigativas. Diversidade. Inclusão. Idosos. Educação Matemática. |
title_short |
Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa |
title_full |
Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa |
title_fullStr |
Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa |
title_full_unstemmed |
Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa |
title_sort |
Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa |
author |
Silva, Guilherme Henrique Gomes da |
author_facet |
Silva, Guilherme Henrique Gomes da Julio, Rejane Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Julio, Rejane Siqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Guilherme Henrique Gomes da Julio, Rejane Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades Investigativas. Diversidade. Inclusão. Idosos. Educação Matemática. |
topic |
Atividades Investigativas. Diversidade. Inclusão. Idosos. Educação Matemática. |
description |
O projeto Conversas Matemáticas faz parte do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI) e tem como proposta a promoção de atividades de educação matemática para pessoas idosas que envolvem tomadas de decisão, processos investigativos, construção de materiais, raciocínio lógico e trabalho com a memória. Neste artigo, apresenta-se a versão do projeto, desenvolvida no ano de 2018, e discute-se a análise de uma dinâmica de entrevista com os participantes, ocorrida no encontro de encerramento, focando na avaliação dos idosos sobre sua participação no projeto. Os diálogos e as opiniões das idosas, discutidas neste trabalho, trazem indícios de que a vivência de diferentes práticas e a troca de experiências entre os participantes durante o projeto têm fortalecido o elo entre a universidade e a comunidade idosa, impactando, também, na sociedade, ao permitir que tais pessoas possam ter oportunidades para refletir sobre o uso da Matemática em seu cotidiano e experienciar uma abordagem investigativa e dialógica. Além disso, a análise permite afirmar que o projeto tem feito uma diferença na vida dos idosos que frequentam as ações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 52-70 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130684182528 |