Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Henrique Gomes da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Julio, Rejane Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931
Resumo: O projeto Conversas Matemáticas faz parte do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI) e tem como proposta a promoção de atividades de educação matemática para pessoas idosas que envolvem tomadas de decisão, processos investigativos, construção de materiais, raciocínio lógico e trabalho com a memória. Neste artigo, apresenta-se a versão do projeto, desenvolvida no ano de 2018, e discute-se a análise de uma dinâmica de entrevista com os participantes, ocorrida no encontro de encerramento, focando na avaliação dos idosos sobre sua participação no projeto. Os diálogos e as opiniões das idosas, discutidas neste trabalho, trazem indícios de que a vivência de diferentes práticas e a troca de experiências entre os participantes durante o projeto têm fortalecido o elo entre a universidade e a comunidade idosa, impactando, também, na sociedade, ao permitir que tais pessoas possam ter oportunidades para refletir sobre o uso da Matemática em seu cotidiano e experienciar uma abordagem investigativa e dialógica. Além disso, a análise permite afirmar que o projeto tem feito uma diferença na vida dos idosos que frequentam as ações.
id SBEM_MAT-1_5f9684e14881ea53e977f32e416676ed
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1931
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa IdosaAtividades Investigativas. Diversidade. Inclusão. Idosos. Educação Matemática.O projeto Conversas Matemáticas faz parte do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI) e tem como proposta a promoção de atividades de educação matemática para pessoas idosas que envolvem tomadas de decisão, processos investigativos, construção de materiais, raciocínio lógico e trabalho com a memória. Neste artigo, apresenta-se a versão do projeto, desenvolvida no ano de 2018, e discute-se a análise de uma dinâmica de entrevista com os participantes, ocorrida no encontro de encerramento, focando na avaliação dos idosos sobre sua participação no projeto. Os diálogos e as opiniões das idosas, discutidas neste trabalho, trazem indícios de que a vivência de diferentes práticas e a troca de experiências entre os participantes durante o projeto têm fortalecido o elo entre a universidade e a comunidade idosa, impactando, também, na sociedade, ao permitir que tais pessoas possam ter oportunidades para refletir sobre o uso da Matemática em seu cotidiano e experienciar uma abordagem investigativa e dialógica. Além disso, a análise permite afirmar que o projeto tem feito uma diferença na vida dos idosos que frequentam as ações.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativoapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 52-702317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Guilherme Henrique Gomes daJulio, Rejane Siqueira2022-12-21T18:39:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1931Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:39:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa
title Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa
spellingShingle Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa
Silva, Guilherme Henrique Gomes da
Atividades Investigativas. Diversidade. Inclusão. Idosos. Educação Matemática.
title_short Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa
title_full Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa
title_fullStr Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa
title_full_unstemmed Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa
title_sort Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto conversas matemáticas no âmbito do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa
author Silva, Guilherme Henrique Gomes da
author_facet Silva, Guilherme Henrique Gomes da
Julio, Rejane Siqueira
author_role author
author2 Julio, Rejane Siqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilherme Henrique Gomes da
Julio, Rejane Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades Investigativas. Diversidade. Inclusão. Idosos. Educação Matemática.
topic Atividades Investigativas. Diversidade. Inclusão. Idosos. Educação Matemática.
description O projeto Conversas Matemáticas faz parte do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI) e tem como proposta a promoção de atividades de educação matemática para pessoas idosas que envolvem tomadas de decisão, processos investigativos, construção de materiais, raciocínio lógico e trabalho com a memória. Neste artigo, apresenta-se a versão do projeto, desenvolvida no ano de 2018, e discute-se a análise de uma dinâmica de entrevista com os participantes, ocorrida no encontro de encerramento, focando na avaliação dos idosos sobre sua participação no projeto. Os diálogos e as opiniões das idosas, discutidas neste trabalho, trazem indícios de que a vivência de diferentes práticas e a troca de experiências entre os participantes durante o projeto têm fortalecido o elo entre a universidade e a comunidade idosa, impactando, também, na sociedade, ao permitir que tais pessoas possam ter oportunidades para refletir sobre o uso da Matemática em seu cotidiano e experienciar uma abordagem investigativa e dialógica. Além disso, a análise permite afirmar que o projeto tem feito uma diferença na vida dos idosos que frequentam as ações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1931/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 52-70
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130684182528