Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de Dedução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão Filho, Saulo Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2042
Resumo: A matemática é considerada por muitos estudantes como uma matéria difícil e cansativa de ser aprendida, e juntamente com o ensino tradicional e suas aulas expositivas que essas denominações foram ampliadas. Este artigo tem o construtivismo como base metodológica e visa apresentar uma proposta para a utilização da Torre de Hanói como base para o ensino e desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos, tais como sequência recursiva, funções, progressões e conversão de unidades de tempo. De forma que os discentes possam formular hipóteses, fazer e validar conjecturas, observar e tentar encontrar relações com os dados recolhidos e deduzir fórmulas, proporcionando, dessa forma, a socialização entre os alunos, com momentos de aprendizagem compartilhada e desenvolvendo, nos mesmos, um novo olhar e uma nova forma de “pensar matemática”. Esta experiência ocorreu com alunos do terceiro ano da escola EREM Padre Osmar Novaes da cidade de Paulista, PE.
id SBEM_MAT-1_62882f481db686c76287f332f33de462
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2042
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de DeduçãoJogos matemáticosTorre de HanóiDeduçãoConstrutivismoA matemática é considerada por muitos estudantes como uma matéria difícil e cansativa de ser aprendida, e juntamente com o ensino tradicional e suas aulas expositivas que essas denominações foram ampliadas. Este artigo tem o construtivismo como base metodológica e visa apresentar uma proposta para a utilização da Torre de Hanói como base para o ensino e desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos, tais como sequência recursiva, funções, progressões e conversão de unidades de tempo. De forma que os discentes possam formular hipóteses, fazer e validar conjecturas, observar e tentar encontrar relações com os dados recolhidos e deduzir fórmulas, proporcionando, dessa forma, a socialização entre os alunos, com momentos de aprendizagem compartilhada e desenvolvendo, nos mesmos, um novo olhar e uma nova forma de “pensar matemática”. Esta experiência ocorreu com alunos do terceiro ano da escola EREM Padre Osmar Novaes da cidade de Paulista, PE.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2042Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 252 - 2652317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2042/pdfCopyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGusmão Filho, Saulo Silva2022-12-19T14:10:35Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2042Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:10:35Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de Dedução
title Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de Dedução
spellingShingle Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de Dedução
Gusmão Filho, Saulo Silva
Jogos matemáticos
Torre de Hanói
Dedução
Construtivismo
title_short Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de Dedução
title_full Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de Dedução
title_fullStr Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de Dedução
title_full_unstemmed Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de Dedução
title_sort Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de Dedução
author Gusmão Filho, Saulo Silva
author_facet Gusmão Filho, Saulo Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão Filho, Saulo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos matemáticos
Torre de Hanói
Dedução
Construtivismo
topic Jogos matemáticos
Torre de Hanói
Dedução
Construtivismo
description A matemática é considerada por muitos estudantes como uma matéria difícil e cansativa de ser aprendida, e juntamente com o ensino tradicional e suas aulas expositivas que essas denominações foram ampliadas. Este artigo tem o construtivismo como base metodológica e visa apresentar uma proposta para a utilização da Torre de Hanói como base para o ensino e desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos, tais como sequência recursiva, funções, progressões e conversão de unidades de tempo. De forma que os discentes possam formular hipóteses, fazer e validar conjecturas, observar e tentar encontrar relações com os dados recolhidos e deduzir fórmulas, proporcionando, dessa forma, a socialização entre os alunos, com momentos de aprendizagem compartilhada e desenvolvendo, nos mesmos, um novo olhar e uma nova forma de “pensar matemática”. Esta experiência ocorreu com alunos do terceiro ano da escola EREM Padre Osmar Novaes da cidade de Paulista, PE.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2042
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2042/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 252 - 265
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130744999936