O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12412 |
Resumo: | Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no curso de Letras Libras da Universidade Federal do Maranhão. Surgiu como resposta a um conjunto de interrogações que foram se ampliando, no decorrer do curso, a partir da premissa de que a Tecnologia Assistiva amplia as possibilidades no campo educacional e, neste sentido, o educando surdo tem sido beneficiado quando de sua utilização. Assim, o uso de Tecnologias Assistivas, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, é abordado no Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Dra. Maria Alice. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo, de natureza quali-quanti, do tipo descritiva. Como resultados observou-se que na sala do AEE da referida escola vêm sendo desenvolvidas ações cruciais, para a inclusão educacional de alunos surdos, considerando que os recursos utilizados propiciam uma aprendizagem mais interativa que possibilita a associação entre conceitos e ideias. [Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021] |
id |
UNEB-7_0bf16fca38db0dae2ca15f8af7a043db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12412 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEETecnologia AssistivaAtendimento Educacional EspecializadoAluno surdoLíngua PortuguesaSegunda línguaEste trabalho é parte de uma pesquisa realizada no curso de Letras Libras da Universidade Federal do Maranhão. Surgiu como resposta a um conjunto de interrogações que foram se ampliando, no decorrer do curso, a partir da premissa de que a Tecnologia Assistiva amplia as possibilidades no campo educacional e, neste sentido, o educando surdo tem sido beneficiado quando de sua utilização. Assim, o uso de Tecnologias Assistivas, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, é abordado no Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Dra. Maria Alice. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo, de natureza quali-quanti, do tipo descritiva. Como resultados observou-se que na sala do AEE da referida escola vêm sendo desenvolvidas ações cruciais, para a inclusão educacional de alunos surdos, considerando que os recursos utilizados propiciam uma aprendizagem mais interativa que possibilita a associação entre conceitos e ideias. [Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2021-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1241210.30620/gz.v9n1.p213Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 213-2332318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12412/8908Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCIDREIRA, Raimunda Nonata AlvesFERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão2023-07-15T19:58:25Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12412Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:58:25Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE |
title |
O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE |
spellingShingle |
O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE CIDREIRA, Raimunda Nonata Alves Tecnologia Assistiva Atendimento Educacional Especializado Aluno surdo Língua Portuguesa Segunda língua |
title_short |
O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE |
title_full |
O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE |
title_fullStr |
O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE |
title_sort |
O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE |
author |
CIDREIRA, Raimunda Nonata Alves |
author_facet |
CIDREIRA, Raimunda Nonata Alves FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CIDREIRA, Raimunda Nonata Alves FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Assistiva Atendimento Educacional Especializado Aluno surdo Língua Portuguesa Segunda língua |
topic |
Tecnologia Assistiva Atendimento Educacional Especializado Aluno surdo Língua Portuguesa Segunda língua |
description |
Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no curso de Letras Libras da Universidade Federal do Maranhão. Surgiu como resposta a um conjunto de interrogações que foram se ampliando, no decorrer do curso, a partir da premissa de que a Tecnologia Assistiva amplia as possibilidades no campo educacional e, neste sentido, o educando surdo tem sido beneficiado quando de sua utilização. Assim, o uso de Tecnologias Assistivas, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, é abordado no Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Dra. Maria Alice. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo, de natureza quali-quanti, do tipo descritiva. Como resultados observou-se que na sala do AEE da referida escola vêm sendo desenvolvidas ações cruciais, para a inclusão educacional de alunos surdos, considerando que os recursos utilizados propiciam uma aprendizagem mais interativa que possibilita a associação entre conceitos e ideias. [Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021] |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12412 10.30620/gz.v9n1.p213 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12412 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v9n1.p213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12412/8908 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 213-233 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041771890343936 |