O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CIDREIRA, Raimunda Nonata Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12412
Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no curso de Letras Libras da Universidade Federal do Maranhão. Surgiu como resposta a um conjunto de interrogações que foram se ampliando, no decorrer do curso, a partir da premissa de que a Tecnologia Assistiva amplia as possibilidades no campo educacional e, neste sentido, o educando surdo tem sido beneficiado quando de sua utilização. Assim, o uso de Tecnologias Assistivas, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, é abordado no Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Dra. Maria Alice. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo, de natureza quali-quanti, do tipo descritiva. Como resultados observou-se que na sala do AEE da referida escola vêm sendo desenvolvidas ações cruciais, para a inclusão educacional de alunos surdos, considerando que os recursos utilizados propiciam uma aprendizagem mais interativa que possibilita a associação entre conceitos e ideias. [Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]
id UNEB-7_0bf16fca38db0dae2ca15f8af7a043db
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12412
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEETecnologia AssistivaAtendimento Educacional EspecializadoAluno surdoLíngua PortuguesaSegunda línguaEste trabalho é parte de uma pesquisa realizada no curso de Letras Libras da Universidade Federal do Maranhão. Surgiu como resposta a um conjunto de interrogações que foram se ampliando, no decorrer do curso, a partir da premissa de que a Tecnologia Assistiva amplia as possibilidades no campo educacional e, neste sentido, o educando surdo tem sido beneficiado quando de sua utilização. Assim, o uso de Tecnologias Assistivas, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, é abordado no Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Dra. Maria Alice. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo, de natureza quali-quanti, do tipo descritiva. Como resultados observou-se que na sala do AEE da referida escola vêm sendo desenvolvidas ações cruciais, para a inclusão educacional de alunos surdos, considerando que os recursos utilizados propiciam uma aprendizagem mais interativa que possibilita a associação entre conceitos e ideias. [Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2021-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1241210.30620/gz.v9n1.p213Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 213-2332318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12412/8908Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCIDREIRA, Raimunda Nonata AlvesFERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão2023-07-15T19:58:25Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12412Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:58:25Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE
title O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE
spellingShingle O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE
CIDREIRA, Raimunda Nonata Alves
Tecnologia Assistiva
Atendimento Educacional Especializado
Aluno surdo
Língua Portuguesa
Segunda língua
title_short O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE
title_full O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE
title_fullStr O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE
title_full_unstemmed O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE
title_sort O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE
author CIDREIRA, Raimunda Nonata Alves
author_facet CIDREIRA, Raimunda Nonata Alves
FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
author_role author
author2 FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CIDREIRA, Raimunda Nonata Alves
FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Assistiva
Atendimento Educacional Especializado
Aluno surdo
Língua Portuguesa
Segunda língua
topic Tecnologia Assistiva
Atendimento Educacional Especializado
Aluno surdo
Língua Portuguesa
Segunda língua
description Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no curso de Letras Libras da Universidade Federal do Maranhão. Surgiu como resposta a um conjunto de interrogações que foram se ampliando, no decorrer do curso, a partir da premissa de que a Tecnologia Assistiva amplia as possibilidades no campo educacional e, neste sentido, o educando surdo tem sido beneficiado quando de sua utilização. Assim, o uso de Tecnologias Assistivas, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, é abordado no Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Dra. Maria Alice. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo, de natureza quali-quanti, do tipo descritiva. Como resultados observou-se que na sala do AEE da referida escola vêm sendo desenvolvidas ações cruciais, para a inclusão educacional de alunos surdos, considerando que os recursos utilizados propiciam uma aprendizagem mais interativa que possibilita a associação entre conceitos e ideias. [Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12412
10.30620/gz.v9n1.p213
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12412
identifier_str_mv 10.30620/gz.v9n1.p213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12412/8908
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 213-233
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771890343936