Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/203 |
Resumo: | A utilização da metodologia de resolução de problemas em aulas de matemática, nos anos iniciais, favoreceu diferentes aprendizagens de professores participantes da formação con-tinuada, realizada em uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – ACIEPE, promovida pela Universidade Federal de São Carlos, no primeiro semestre de 2011. Dezesseis professores da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, no interi-or de São Paulo, e três formadores participaram das atividades. A formação aqui relatada foi organizada de modo a permitir aos participantes vivenciarem experiências de aprendi-zagem que se quer que seus estudantes experimentem. Nessa formação, visamos proporci-onar experiências que se constituíssem em desafio intelectual para todos. O grupo, formado pelos autores/pesquisadores da universidade e professores, reunia-se semanalmente para discutir e vivenciar dinâmicas de trabalho, enfocando a resolução de problemas. As discus-sões teóricas e metodológicas a respeito da resolução de problemas tomaram como referên-cia autores que propõem a formação de grupos, a entrega dos problemas, o papel do pro-fessor nesse contexto, a apresentação dos resultados, a plenária, a análise dos resultados, o consenso e a formalização. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar as ex-periências de sua prática docente com a resolução de problemas; utilizar na prática escolar novas aprendizagens, partindo das discussões e vivências formativas. As discussões e re-flexões apresentadas durante os encontros indicam que esse espaço de diálogo, construção e reflexão contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional de todos. |
id |
SBEM_MAT-1_8420573ffcfbc423edb0bce0a9cbd2ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/203 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática DocenteMetodologia da Resolução de ProblemasMatemática nos Anos Ini-ciaisCompartilhando Experiências da FormaçãoPrática Docente.A utilização da metodologia de resolução de problemas em aulas de matemática, nos anos iniciais, favoreceu diferentes aprendizagens de professores participantes da formação con-tinuada, realizada em uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – ACIEPE, promovida pela Universidade Federal de São Carlos, no primeiro semestre de 2011. Dezesseis professores da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, no interi-or de São Paulo, e três formadores participaram das atividades. A formação aqui relatada foi organizada de modo a permitir aos participantes vivenciarem experiências de aprendi-zagem que se quer que seus estudantes experimentem. Nessa formação, visamos proporci-onar experiências que se constituíssem em desafio intelectual para todos. O grupo, formado pelos autores/pesquisadores da universidade e professores, reunia-se semanalmente para discutir e vivenciar dinâmicas de trabalho, enfocando a resolução de problemas. As discus-sões teóricas e metodológicas a respeito da resolução de problemas tomaram como referên-cia autores que propõem a formação de grupos, a entrega dos problemas, o papel do pro-fessor nesse contexto, a apresentação dos resultados, a plenária, a análise dos resultados, o consenso e a formalização. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar as ex-periências de sua prática docente com a resolução de problemas; utilizar na prática escolar novas aprendizagens, partindo das discussões e vivências formativas. As discussões e re-flexões apresentadas durante os encontros indicam que esse espaço de diálogo, construção e reflexão contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional de todos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/203Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 16 - 272317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/203/193Oliveira, Sandra Alves dePassos, Cármen Lúcia BrancaglionRomanato, Mauro Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/203Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente |
title |
Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente |
spellingShingle |
Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente Oliveira, Sandra Alves de Metodologia da Resolução de Problemas Matemática nos Anos Ini-ciais Compartilhando Experiências da Formação Prática Docente. |
title_short |
Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente |
title_full |
Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente |
title_fullStr |
Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente |
title_full_unstemmed |
Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente |
title_sort |
Resolução de Problemas em Aulas de Matemática nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências da Formação Continuada e da Prática Docente |
author |
Oliveira, Sandra Alves de |
author_facet |
Oliveira, Sandra Alves de Passos, Cármen Lúcia Brancaglion Romanato, Mauro Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion Romanato, Mauro Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Alves de Passos, Cármen Lúcia Brancaglion Romanato, Mauro Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia da Resolução de Problemas Matemática nos Anos Ini-ciais Compartilhando Experiências da Formação Prática Docente. |
topic |
Metodologia da Resolução de Problemas Matemática nos Anos Ini-ciais Compartilhando Experiências da Formação Prática Docente. |
description |
A utilização da metodologia de resolução de problemas em aulas de matemática, nos anos iniciais, favoreceu diferentes aprendizagens de professores participantes da formação con-tinuada, realizada em uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – ACIEPE, promovida pela Universidade Federal de São Carlos, no primeiro semestre de 2011. Dezesseis professores da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, no interi-or de São Paulo, e três formadores participaram das atividades. A formação aqui relatada foi organizada de modo a permitir aos participantes vivenciarem experiências de aprendi-zagem que se quer que seus estudantes experimentem. Nessa formação, visamos proporci-onar experiências que se constituíssem em desafio intelectual para todos. O grupo, formado pelos autores/pesquisadores da universidade e professores, reunia-se semanalmente para discutir e vivenciar dinâmicas de trabalho, enfocando a resolução de problemas. As discus-sões teóricas e metodológicas a respeito da resolução de problemas tomaram como referên-cia autores que propõem a formação de grupos, a entrega dos problemas, o papel do pro-fessor nesse contexto, a apresentação dos resultados, a plenária, a análise dos resultados, o consenso e a formalização. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar as ex-periências de sua prática docente com a resolução de problemas; utilizar na prática escolar novas aprendizagens, partindo das discussões e vivências formativas. As discussões e re-flexões apresentadas durante os encontros indicam que esse espaço de diálogo, construção e reflexão contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional de todos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/203 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/203/193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 16 - 27 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050127861415937 |