Como Ensinar o Conceito de Função?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Graça Luzia Dominguez
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbosa, Jonei Cerqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691
Resumo: Este texto não é propriamente um relatório de pesquisa, trata-se de um diálogo com os colegas professores e futuros professores sobre formas de comunicar o conceito de função no seu ensino, em consonância com o entendimento de que esse conceito é um conjunto constituído pelas diferentes formas possíveis de comunicá-lo. Neste artigo, identificam-se as seguintes formas: como tabela, como máquina de transformação, como diagrama, como expressão algébrica, como generalização, como gráfico e, por fim, como definição. A análise de cada uma dessas formas de comunicar o conceito de função evidencia especificidades e potencialidades em realizar e revelar características do conceito. Assim, o leitor pode encontrar, no presente texto, subsídios para reflexões sobre o seu ensino, em referência tanto à seleção e ao sequenciamento de formas de comunicar o conceito de função, quanto à escolha de estratégias pedagógicas para destacar noções que compõem esse conceito, a depender dos objetivos do ensino e do grau de escolaridade. 
id SBEM_MAT-1_b26bd87982696735067afabc702ba143
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/691
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Como Ensinar o Conceito de Função?Este texto não é propriamente um relatório de pesquisa, trata-se de um diálogo com os colegas professores e futuros professores sobre formas de comunicar o conceito de função no seu ensino, em consonância com o entendimento de que esse conceito é um conjunto constituído pelas diferentes formas possíveis de comunicá-lo. Neste artigo, identificam-se as seguintes formas: como tabela, como máquina de transformação, como diagrama, como expressão algébrica, como generalização, como gráfico e, por fim, como definição. A análise de cada uma dessas formas de comunicar o conceito de função evidencia especificidades e potencialidades em realizar e revelar características do conceito. Assim, o leitor pode encontrar, no presente texto, subsídios para reflexões sobre o seu ensino, em referência tanto à seleção e ao sequenciamento de formas de comunicar o conceito de função, quanto à escolha de estratégias pedagógicas para destacar noções que compõem esse conceito, a depender dos objetivos do ensino e do grau de escolaridade. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 27-372317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Graça Luzia DominguezBarbosa, Jonei Cerqueira2022-12-26T15:18:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/691Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Como Ensinar o Conceito de Função?
title Como Ensinar o Conceito de Função?
spellingShingle Como Ensinar o Conceito de Função?
SANTOS, Graça Luzia Dominguez
title_short Como Ensinar o Conceito de Função?
title_full Como Ensinar o Conceito de Função?
title_fullStr Como Ensinar o Conceito de Função?
title_full_unstemmed Como Ensinar o Conceito de Função?
title_sort Como Ensinar o Conceito de Função?
author SANTOS, Graça Luzia Dominguez
author_facet SANTOS, Graça Luzia Dominguez
Barbosa, Jonei Cerqueira
author_role author
author2 Barbosa, Jonei Cerqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Graça Luzia Dominguez
Barbosa, Jonei Cerqueira
description Este texto não é propriamente um relatório de pesquisa, trata-se de um diálogo com os colegas professores e futuros professores sobre formas de comunicar o conceito de função no seu ensino, em consonância com o entendimento de que esse conceito é um conjunto constituído pelas diferentes formas possíveis de comunicá-lo. Neste artigo, identificam-se as seguintes formas: como tabela, como máquina de transformação, como diagrama, como expressão algébrica, como generalização, como gráfico e, por fim, como definição. A análise de cada uma dessas formas de comunicar o conceito de função evidencia especificidades e potencialidades em realizar e revelar características do conceito. Assim, o leitor pode encontrar, no presente texto, subsídios para reflexões sobre o seu ensino, em referência tanto à seleção e ao sequenciamento de formas de comunicar o conceito de função, quanto à escolha de estratégias pedagógicas para destacar noções que compõem esse conceito, a depender dos objetivos do ensino e do grau de escolaridade. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/691/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 27-37
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128947740672